Sobre

Sobre o produtor

Me chamo Luis Felipe de Moraes, sou sommelier de vinhos de formação e profissão, hoje trabalho em uma cervejaria artesanal e sou Juiz de Hidromel reconhecido pelo BJCP, também um apaixonado pelo mundo dos comes e bebes. Principalmente os bebes! Amo os vinhos, mas tive que aprender a dividir meu amor com os hidromeis. Fascinantes bebidas que desde antes dos Vikings faziam a alegria das festas. Tomar um hidromel é uma excelente experiência mas produzir o seu próprio é melhor ainda. Vamos partilhar esta experiência?

Sobre a Pompeia Hidromeis

LogoNascida do meu empreendimento para produzir hidromeis hoje resolvi reunir tudo o que aprendi sob um nome: Pompeia Hidromeis. Estamos em Campo Largo – PR e produzimos hidromeis em seus mais variados estilos artesanalmente mas com muito estudo e cuidado. Contato: felipe@pompeiahidromeis.com ou meadmaker@pompeiahidromeis.com

Pompeia Hidromeis ® 2013-2017 – Todos os Direitos Reservados

A reprodução de qualquer conteúdo deste blog, total ou parcial, é permitida desde solicitada autorização e que contenha citação da fonte e do autor. É só me mandar um e-mail avisando onde será publicado!

31 respostas

  1. Ola, tenho uma duvida, eu fiz um hidromel com fermento biológico seco, ele pode causar algum dano para a saude? por exemplo se ele não “morrer” ai u tomar ele “vivo”, pode dar algo como butolismo?

    Curtir

  2. tenho outra duvida, esta é a ultima rsrsrsrsrsr. Quando saber se “ele” esta pronto? tipo ele fica soutando umas bolhinhas, quando las pararem é pq esta pronto?
    At.
    Clehones Junior

    Curtir

    • Junior,

      Para saber que a fermentação primária acabou tem que monitorar não apenas as bolhas no airlock mas também a densidade do hidromel. Quando a densidade estiver estabilizada por alguns dias seguidos então é hora de começar as trasfegas e a decantação.

      Abraço,
      Luis Felipe

      Curtir

  3. Ei man voltei aqui depois de tantas perguntas e resposta, eu fiz o hidromel e ele ficou bom, meio forte, ma mesmo assim ficou bom, queria agradecer por suas ajudas e dicas, gostei do seu blog, vlw pela ajuda.

    Curtir

  4. Olá, muito interessante o blog de vocês. Meu primeiro hidromel fiz em 2010 e fiz 8 levas até ano passado, a que mais gostei foi a de manga. Sou sommelier de cervejas e autor do blog Sergibeer. Aprecio muito uma boa comida e bebida fermentada hehehe. Ganhou mais um seguidor, abraço!

    Curtir

  5. Muito bacana o blog, eu sou apreciador de uma boa comida e bebida. Já me aventurei em fazer hidromel desde 2010 e até o momento fiz 8 levas, a que mais gostei foi uma com manga. Sou sommelier de cervejas e autor do blog http://www.sergibeer.com.br, novamente parabéns e abraço!

    Curtir

  6. Boa Noite Luis!
    Tudo bom?
    Assisti ao vídeo ‘
    ‘Como fazer Fermento Natural (Pasta Madre) em casa!’ e preparei o meu!
    Dia 15/10 completou 10 dias, e no dia 16/10 fui fazer meu pão com o fermento. A massa não cresceu – esperei conforme as suas instruções- e o cheiro estava muito forte.
    Todos os dias estou alimentando com água morna e farinha de trigo.
    Posso colocar uma colher de açúcar mascavo juntamente com a farinha de trigo e água? (Você deixou claro no vídeo que não há necessidade, porem , quero deixar meu fermento natural forte e diminuir o cheiro e sabor amargo!)
    Grande abraço,
    Rafael

    Curtir

  7. Fala meu amigo, passei por aqui pra te desejar muito sucesso nessa empreitada!!Felicidades!!! E traz uma garrafa pra Morungaba city!!!!!
    Abração!!!!!Alex

    Curtir

  8. Amigo aqui em BH não se encontra lojas que vende Hidromel a que eu encontrei não vende (pois ela não existe mais) então resolvi fazer o meu seguindo as suas receitas mais eu gostaria de diversificar o sabor, bom eu gostaria de comprar um de seus produtos mas não se se você vende por aqui ??

    Curtir

  9. Olá . Sou novo aqui. Vivo em portugal , gostava de fazer hidromel pois tenho uma pequena produção de mel . Já tentei procurar um airlock mas não consigo encontrar. Não terá outro nome aqui em Portugal?

    Curtir

  10. Por favor, poderia implantar uma ferramenta de busca dentro do site? Volta e meia quero procurar por um artigo que li, ou mesmo buscar algo que não vi ainda, e é bem complicado sem tal ferramenta! No mais, grande trabalho que vc faz aqui! Grato!

    Curtir

  11. eu sou de recife e queria fabricar hidromel e queria saber onde compro o fermento biológico quais são os meios de compras e onde posso adquirir esse fermento,e os equipamentos onde eu compro?

    Curtir

  12. meu nome jose francisco de paiva ou ze de paiva felipe eu tambem faço queijo com um pouco diferente eutiro um pouco do soro e adiciono agua quente o resto do processo e como vc expricou faço tambem vinho de jabuticaba
    so que cada pessoa tem um jeito diferente mas gostei muito da sua expricaçao otima . sou de bras pires mg

    Curtir

  13. felipe gostei muito da sua expricaçao valeu pra mim como tambem para outro obrigado

    Curtir

  14. Luiz Felipe, qual teu endereço e, se possível, teu telefone, para que possa falar contigo?

    Curtir

  15. Parabéns pelo excelente trabalho Luis,tanto o Blog quanto o canal no youtube são excelentes!

    Curtir

  16. Olá, Felipe! estou fazendo uma receita de hidromel suave. Só que não tenho os equipamentos que você utiliza pra saber a densidade, teor alcoólico etc. Estou fazendo tudo bem informalmente mesmo como um teste. Como posso definir de o hidromel está pronto ou não? A receita que estou utilizando é a seguinte:

    Fermento biológico em pasta (da padaria mesmo);
    400mL de mel;
    600mL de água;

    Fiz um airlock usando balãozinho de festa com furo de agulha e ta funcionando bem.

    Posso considerar que o hidromel está pronto a partir do momento em que as bolhas pararem e o balãozinho murchar?

    Curtir

    • Para saber realmente que a fermentação cessou apenas usando um densímetro ou refratômetro. Dada a levedura que você usou é difícil saber se terminará seco ou suave e qual o teor alcoólico que a mesma terá porque como ela não foi criada pensando em fermentar bebidas ela se comporta de maneira aleatória. Abraço.

      Curtir

  17. Olá Luis Felipe, escrevo para te parabenizar pelo teu trabalho e agradecer por disponibilizar teus conhecimentos e experiências.
    Eu sou prof. de Apicultura na UFPel e era sempre uma busca minha agregar valor à certos produtos, assim como despertar nas minhas turmas a curiosidade de se tornarem empreendedores nesta atividade produtiva. Tenho vários alunos que se tornaram amantes da ciência das fermentações devido ao hidromel, tendo alguns já iniciado-se na produção artesanal.
    Já realizei algumas receitas seguindo tuas recomendações e todas com muito êxito. A última foi um melomel com frutas vermelhas, que ficou sensacional.
    Quando abordo o assunto, cito sempre a tua autoria e recomendo meus alunos assistirem teus vídeos e acessarem o blog.

    Grato por compartilhar tua expertise! Grande abraço!

    Curtir

    • Olá Jerri,

      Muito obrigado pelas palavras e fico imensamente feliz que o meu meterial seja útil para despertar curiosidades em seus alunos! Sucesso para ti! Um grande abraço.

      Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: