A coisa tá quente!

Quando falamos que existe a necessidade de controlar a temperatura da fermentação do hidromel para evitar oscilações amplas e mesmo que a temperatura exceda a faixa tolerada pela levedura é disso que estamos falando.

Nas imagens apresentadas acima temos duas fotografias feitas hoje, usando uma câmera FLIR que captura o espectro infra-vermelho e portanto é sensível à temperatura dos objetos. Temos dois fermentadores em cada foto e nas duas um dos fermentadores apresenta uma coloração mais amarelada que o outro indicando que está mais quente. Isso se deve ao efeito exotérmico do trabalho das amigas leveduras que quando acontece em casa não percebemos pois, em geral, fermentamos pequenos volumes. Mas de 500 litros para cima (os fermentadores menores são de 500 litros) apresentam sensível aumento de temperatura. Se estivermos falando de volumes realmente maiores, como os 4 mil litros de hidromel fermentando na foto do fermentador maior, temos que tomar cuidado extra com o controle da temperatura, pois uma vez que a fermentação arrancar é difícil conseguir segurar o aumento, logo o controle tem que ser desde o inóculo para não passarmos por sustos desnecessários.

Lembrando ainda que como vivemos em um país tropical a temperatura do verão tende a ser um fator complicador dessa equação e o cuidado tem que ser sempre redobrado. Mas tanques como estes apresentados nas fotos tem capacidade de controle de temperatura graças a cinta (ou cintas) que ele tem em sua estrutura. Estas nada mais são que uma parede oca por onde conseguímos circular um líquido refrigerante para roubar o calor do nosso precioso líquido em fermentação. Claro que grandes tanques precisam de uma máquina de frio com grande capacidade de refrigeração.

Planejando fermentar mais? Cuidado com a temperatura!

A propósito, os dois tanques estão fermentando hidromel!

Um abraço a todos e boas fermentações! 

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis!



Categorias:Hidromel

Tags:, , ,

1 resposta

  1. Oi Luís Felipe! Bom dia!! Parabéns pelo trabalho, tem me ajudado muito. Gostaria de saber aonde e quando serão Seus próximos cursos? Obrigado, saúde e vida longa Túlio

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: