10 respostas

  1. Boas dicas Luis, ótimo para a galera que está iniciando. Muito bacana. Abraço

  2. Valeu Padilha!!! Forte abraço!

  3. Prezado, fiz a receita do hidromel suave, deu tudo certo até aproximadamente um mês depois do início da fermentação, e de repente pararam de sair bolhas no airlock. Fiz as medições e chegue a 1040 (arrendondando), de 1120 inicial (pela calculadora de álcool, aproximadamente 11,3%). Tomei um pouco e o sabor está muito forte, muito alcoólico, e Demi-sec. Isto está correto?
    Acabei trasfegando o meu hidromel, porque fiquei meio preocupado quanto a esse acontecimento, será que fiz certo?

    Abraço

  4. Olá Parabéns … muito bons seus videos no -YouTube gostaria de saber onde comprar densimetro -andei procurando mas ñ encontrei abraços
    Stella

    • Olá Stella,

      Procure em lojas para produtos cervejeiros e de vinho (Mistura Fina Craftbeer, Indupropil, Lamas, We Consultoria, etc). Eles sempre tem. Procure um densímetro de escala 1.000 – 1.200 de massa específica.

  5. Boa tarde, adorei seu site e dicas para os iniciantes. São poucos os que compartilham de dicas valiosas !
    Tenho uma dúvida: posso colocar a baunilha ou a laranja depois da 1ª trasfegas ?

    Abraços

  6. Boa noite. Não sei se poderia me ajudar Eu tenho um problema que já não é a primeira vez que acontece mas não é propriamente de fermentação. Faço algumas experiências com hidromel com a receita simples já faz um tempo (sem densimetro nem nada). Assim que tiro do fermentador pra tirar uma prova acho que esta alcoolicamente bom pro meu paladar e deixo na geladeira pra levedura baixar, porém depois de algumas trasfegas sinto que está extremamente fraco, como se tivesse acontecido alguma coisa no decorrer dessas trasfegas. Sempre acho que é algo com luz ou exposição ao ar, mas não tenho certeza.

  7. Olá. Muito obrigada por esse site, tem me ajudado muito. Gostaria de saber se posso oxigenar o mosto que já tem mais de 2 meses. Estou com problema de baixa fermentação.

    • O ideal é manter sempre um protocolo de adição de O2. Mas isso tem que ser desde o começo. Dependendo da porcentagem de açúcares que já foram consumidos não seria mais interessante o aporte de O2.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: