Hidromel Polonês: Piastowski – Trójniak

Trójniak, Poltorak e Dwojniak.

Olá a todos! Recentemente recebi de um amigo três garrafas de hidroméis poloneses e como sei que nem sempre temos essas belezinhas por aqui para nos deliciarmos resolvi descrever a degustação das crianças para vocês. Serão três posts, cada um falando sobre um dos hidroméis, o que pude tirar de características deles durante a degustação e falaremos também sobre o método de produção do estilo em questão.

Nós já falamos um pouco sobre hidroméis poloneses (nesse post) mas nunca é demais uma leve revisada. Os hidroméis são chamados de miód pitny (mel bebível) na Polônia e recentemente (2008) foram reconhecidos como bebida tradicional polonesa pela União Européia. É uma bebida de raízes históricas naquele país e seu consumo é documentado desde várias séculos atrás.

A Polônia com tanta tradição sobre esse produto não poderia deixar de ter seus estilos e receitas próprias de hidromel, bem como uma classificação destes estilos que são rigidamente controladas por regras, da mesma maneira que os vinhos DOC (Denominação de Origem Controlada) europeus, que precisão segui um enorme número de regras para poderem usar determinado nome em seu rótulo (ex: Chianti, Barolo, Bourdeaux, Bourgogne, etc). Podemos ver então a seriedade que os poloneses tratam sua bebida.

Estilo do dia: Trójniak (“Triple”)

Trójniak é o nível de entrada dos grandes hidroméis poloneses, ficando “abaixo” apenas do Dwójniak e do Poltorak. É um hidromel elaborado com uma parte de mel e duas partes de água, tem geralmente cerca de 13%abv e podem ter envelhecimento em barris de carvalho por vários anos, mas o usual é envelhecimento por dois anos. Pode levar ervas em sua composição. Não é tão doce como os outros dois citados acima, apesar de ainda assim ter uma boa doçura.

O exemplar que provei é o Piastowski da APIS uma hidromelaria que tem uma mídia muito forte e hidroméis muito bem pontuados no site http://www.ratebeer.com, o Piastowski  por exemplo exibe ótimos 88 pontos (clique aqui) na data do artigo!

Prova

IMG_6302

Piastowski – Trójniak, 88 pontos no Ratebeer!!

O Piastowski tem cor dourado escuro, muito cristalino e brilhante, sem nada em suspensão na garrafa que abri. O aroma é rico, intenso, com notas bem marcadas de frutas secas (damascos), levemente cítrico, leve oxidado, Sherry, mel e um amendoado que me agradou muito. Aroma para se aproveitar por bastante tempo na taça.

Sabor é uma doçura rica, os aromas de frutas e sherry estão presentes também na boca, bem aveludado, toque extremamente macio. Final de boa aquecido (talvez um pouquinho álcool superior). No geral muito equilibrado e não é enjoativo! Retrogosto bem amadeirado. Não se percebe as “ervas alpinas” que o produtor diz usar nessa receita.

Na minha opinião é um hidromel que vale perfeitamente os 88 pontos dado pelo RateBeer. Hidromel para se apreciar com uma sobremesa ou sendo ele mesmo a própria. Hidromel que é uma perfeita entrada para o mundo dos hidroméis poloneses.  Assemelha-se muito ao vinho de sobremesa húngaro Tokaji.

Um abraço a todos e boas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis



Categorias:Hidromel, Países Produtores, Uncategorized

Tags:, , , , , , , , , , , ,

6 respostas

  1. Luis, que tipo de levedura eles utilizam na polonia, vc tem alguma informação?

    Curtir

  2. Deve ser bem difícil conseguir um desses ! Considere-se especial !

    Curtir

  3. Muito legal. Tenho um mini estoque destas garrafas e de outras marcas polonesas, trouxe na mala numa viagem recente para lá.
    Este do post é espetacular, muito equilibrado, muito encorpado, marcante. É perfeito, diferente de tudo que já provei. Considero o melhor deles pois os outros dois são doces demais, embora mais alcoolicos, mas ainda sim muito bons.

    Parabéns.

    Curtir

Trackbacks

  1. Hidromel Polonês: Kurpiowski – Dwójniak | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: