Por dentro de um concurso!

Estudo Constante!

Olá a todos os hidromeleiros. Depois de um longo tempo sem postar nada, devido a principalmente a correria com estudos e com o concurso da última semana, venho trazer para vocês uma visão diferente e nova para o mundo do hidromel. Não é nova para quem vem do mundo das cervejas pois já está acostumado com esse tipo de evento, mas para o pessoal da hidromel, concursos, sob regras do BJCP principalmente, são novidade.

O primeiro vislumbre que eu tive da seriedade e organização desses concursos foi em março deste ano quando fiz a prova para Juiz de Hidromel que aconteceu durante o Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenau – SC. A quantidade de material, e o aprofundamento necessário para poder realizar a prova me fizeram rever não somente minha visão sobre os concursos mas também minhas próprias técnicas de produção, motivo pelo qual parei de produzir por cerca de 2 meses e voltei a estudar e melhorar alguns itens dos meus equipamentos em casa. A necessidade da boa avaliação, de modo que não prejudique ninguém durante o concurso, é muito grande, e para que não haja falhas o estudo na produção e avaliação técnica é necessário e deve ser frequente.

Juízes de Hidrome: Esquerda para direita: Luis Felipe, Daniel Gontijo, Marcos Odebrecht e René

Se para os Juízes a carga de estudos é grande, a de regras que o diretor da competição tem que cumprir é imensamente maior. Tudo, absolutamente tudo, cada passo, está descrito pelas regras do BJCP e a dinâmica é mais ou menos assim: Divulgadas as regras do concurso, as inscrições são abertas, após serem pagas pelos entrantes o mesmo pode emitir pelo site do concurso uma etiqueta que contém dados da pessoa que inscreveu, endereço, nome do produto e dados da categoria em que ele se encaixa, essa etiqueta deverá ser presa na garrafa e enviada desta maneira para o concurso. Recebidas e validadas estas garrafas vão perder esta etiqueta e ganhar no lugar um código que é gerado pelo sistema do concurso. Somente o diretor de prova tem como ligar esse código à etiqueta original. Ou seja, à partir desse momento, ninguém tem como saber à quem aquela amostra pertence. Depois disso as amostras são triadas pela categoria a qual pertencem (isso dá para saber pelo código) e são enviadas para o local do concurso. Existe, no local do concurso um Cellar Master que é o responsável por separar as garrafas de cada Flight (rodada) e as enviar para os auxiliares que cuidarão da temperatura da mesma até o momento de servir para os Juízes. Se o Diretor do Concurso sabe que um determinado Juiz inscreveu uma amostra e vai julgar àquela mesma categoria ele remove aquele Juiz da mesa para não ter risco de que julgue sua própria amostra.

Código na garrafa

Outro caso que pode ocorrer é que se um determinado juiz reconhece uma amostra, dele próprio ou de um amigo ele chama o diretor e avisa que não está apto para julgar aquela amostra e é removido da mesa até que a próxima amostra chegue. Eu vi isso acontecer e eu mesmo não julguei duas amostras por reconhecer a autoria delas.

Para cada amostra julgada é preenchida uma ficha com todas as informações que o juiz conseguiu obter, bem como as observações sobre qualidades e defeitos, sugestões de melhoria e, claro, a nota. Essa ficha depois é enviada para quem enviou a amostra para que possa aprender com seus erros e acertos.

Informações adicionais sobre a amostra: Fornecidas pelo entrante quando faz a inscrição

Depois que todas as amostras de uma categoria foram julgadas (no caso desse concurso da semana passada com haviam poucos hidroméis inscritos foram divididos em dois grandes grupos um com as categorias 24A, 24B, 24C e outro com as categorias 25A, 25B, 25C, 26A, 26B, 26C) os hidroméis que ultrapassaram a nota de corte (30 pontos) vão para a rodada BOS (Best of Show) onde são analisadas novamente umas contra as outras para que sejam eleitas as grandes vencedoras da categoria (1º, 2º, 3º).

Apesar de cada juiz analisar sua amostra em silêncio, também podem e devem trocar informações entre sí, principalmente quando tem alguma dúvida sobre a amostra em pauta. As vezes ocorrem realmente alguns pequenos debates na mesa até que seja encontrado um consenso. Mas ainda assim cada juiz vai dar a nota de acordo com o seu entendimento. E é interessante ver que as notas variam muito pouco entre um juiz e outro, coisa de no máximo 3  a 5 pontos, raramente superior.

BOS das categorias 24A, 24B, 24C.

O que mais achei interessante e enriquecedor por ter participado do concurso é o grande aprendizado tanto para quem envia as amostras como para os juízes participantes. No caso do hidromel foi o primeiro concurso com um grande número de amostras (30) onde 5 juízes participaram debatendo sobre a qualidade das mesmas. Os juízes aprenderam a falar a mesma língua sobre qualidade do hidromel o que considero um ganho gigante para a área e os participantes vão podem analisar melhor os pontos fortes e fracos dos hidroméis que enviaram e podem crescer muito com isso. Por mais que tenha sido uma semana muito trabalhosa, valeu a pena!

Um abraço a todos e boas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis!



Categorias:Eventos, Hidromel, Material BJCP

Tags:, , , , , , , ,

8 respostas

  1. Qual foi o Hidromel vencedor Felipe? De qual cidade? Obrigado!

    Curtir

  2. Valeu sim Luis Felipe,

    Parabéns pelo teu Metheglin!
    Meu melhor rotulo ficou com score 27,9 fico feliz por chegar próximo dos 30 pontos.
    Quanto tempo demora o retorno dos comentários dos juízes e vem por e-mail?

    Grande Abraço!

    Guaracy Mello

    Curtir

    • Boas meu velho!!

      Cara 27,9 é uma boa nota!!! Melhor que a média! Parabéns a você também, principalmente por ter participado. Sobre as fichas: tem um prazo que acho que vai até o fim de agosto, está no regulamento do concurso, pois todas as fichas (TODAS) tem que ser escaneadas para o envio.

      Grande abraço!

      Curtir

  3. Ola,
    Tenha uma dúvida pois este é o meu primeiro campeonato:
    Se uma nota de 27 fica dentro da faixa bronze (25 a 29 pontos) porque esta não recebeu medalha de bronze?
    Abs

    Curtir

    • Ips, você vai receber o certificado constando essa qualificação. Medalha de bronze, prata ou ouro é apenas para os que ultrapassaram a nota de corte (30) re foram para a rodada BOS (Best of Show) e nessa rodada são eleitos os melhores da categoria, que ganham medalha.

      Curtir

  4. Hola, mi querido Felipe!!!
    Ya he leído tu artículo y me alegra muchísimo que el concurso haya sido un éxito!

    Lo que contás es absolutamente cierto: más allá del concurso y de las puntuaciones, lo más importante y lo más enriquecedor es todo el conocimiento que uno gana en el concurso. Las reuniones que se entablan naturalmente hablando y hablando nada más que de hidromiel, de fermentaciones, de temperaturas, de materias primas y de modos de trabajar hace que los meadmakers que asistan tengan un antes y un después, vale decir que después de este nuevo conocimiento adquirido, seguramente cuando vuelvan a producir el próximo lote de hidromiel habrá un cambio… quizá sólo uno pequeño pero pondrán en práctica algún consejo que aprendieron en el concurso y esto es altamente enriquecedor para todos y mejora sustancialmente año a año la calidad de la hidromiel.

    Espero el próximo año agendar el Concurso de Hidromieles de Brasil con más tiempo porque no me lo quiero perder por nada!!! Allá estaré catando y aprendiendo junto a todos Uds.!!!

    Saludos desde Mendoza Argentina a todos los hidromieleros brasileros que han participado este año en el concurso y mis más sincerás felicitaciones por seguir adelante desarrollando la industria de esta noble bebida!!!

    Salud!!!

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: