Categoria 26C do BJCP

Aproveitando a carona do post sobre o III Concurso Estadual Catarinense com a participação do hidromel como categoria convidada, acho que podemos falar um pouquinho sobre o estilo de hidromel escolhido para esse concurso: o 26C.

A categoria 26 refere-se a “Outros Hidroméis”, sendo a 26A para metheglyns, a 26B braggots e a 26C hidromel categoria livre. Metheglyns como já sabemos são hidroméis que levam em sua receita ervas ou especiarias. Braggots levam malte. Ok, e a 26C? Ela é estilo livre, mas isso não quer dizer que podemos inscrever qualquer hidromel nela. Ela serva para receitas que não se enquadrem em algumas das demais ou, ainda, receitas que façam misturas de estilos. Ex um cyser que teve parte do seu mel caramelizado como no bouchet e usa baunilha: é 26C!  Um bouchet puro? Existe categoria específica para ele? Não, então é 26C.

Vamos dar mais uma olhada na descrição do BJCP:

Um Hidromel de Categoria Livre é uma bebida a base de mel que combina os ingredientes de duas ou mais subcategorias, é um hidromel histórico ou nativo (por exemplo, o tej ou hidroméis poloneses), ou é um hidromel que não se enquadra em nenhuma outra categoria. Qualquer hidromel especial ou experimental que utilize fontes adicionais de fermentáveis (por exemplo, xarope de bordo, melado, açúcar mascavo ou néctar de agave), ingrediente adicionais (por exemplo, vegetais, licores, fumaça), processos alternativos (por exemplo, congelamento, envelhecimento com carvalho) ou outros ingredientes, técnicas ou processos alternativos também são apropriados nesta categoria. Nenhum hidromel pode ser considerado “fora do estilo” nesta categoria, há não ser que este se enquadre em alguma outra categoria existente de hidromel.

Para ler a descrição completa sobre a categoria 26C: Acesse este link.

Então quando for inscrever seu hidromel neste concurso atente-se para ter um exemplar que cumpra corretamente os requisitos da categoria corretamente, esse é o primeiro passo para que julguem corretamente seu hidromel.

Um abraço a todos e boa sorte no concurso para quem vai participar!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis!

 



Categorias:Eventos, Hidromel

Tags:, , , , , , , , ,

2 respostas

Trackbacks

  1. Inscrições abertas para o Concurso da ACervA Catarinense! | Pompeia Hidroméis
  2. III Concurso Estadual da ACervA Catarinense – Hidroméis! | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: