Hidromel BOMM (Bray´s One Month Mead)

Olá a todos! Seguindo a ideia do JAOM, de um hidromel fácil de fazer para quem nunca fez um hidromel antes, temos aqui outra receita a prova de falhas e que fica pronta em muito menos tempo do que o JAOM e outros hidroméis convencionais. O bacana desta receita é que ela foi criada a partir de muita experimentação até chegar no conjunto que fizesse um hidromel rápido e de boa qualidade.

O grande diferencial para este hidromel é que ele usa uma levedura normalmente utilizada na produção de cervejas o Wyeast 1388 Belgian Strong Ale Yeast. Ele é um fermento que nessa receita tem o comportamento de uma besta faminta depois de hibernar. Vai devorar praticamente todo o açúcar presente no mosto sem dó nem piedade. E no final de apenas um mês você já tem seu hidromel pronto para beber! Isso mesmo! Por mais que a regra peça tempo para o hidromel esse cara aqui desafia essa lógica, e segundo relatos fica extremamente macio em um mês!

O cara que postou a receita na internet disse ter feito o mesmo testo com diversos tipos de leveduras e o que produziu o melhor resultado no melhor tempo foi a Wyeast 1388 Belgian Strong Ale Yeast. Então vamos tentar conseguir sempre essa criança aqui pessoal, na falta dela outra que chegue o mais próximo possível né?

Vamos dar uma olhada na receita:

The BOMM – 18,9 litros

  • Um Vial de Levedura Wyeast 1388 Belgian Strong Ale Yeast
  • Mel de excelente qualidade, cerca de 4 – 7 kgs
  • 7gr Nutrientes para levedura com DAP
  • 1 colher de chá de Carbonato de Potássio.
  • Água suficiente para 18,9 litros – Mineral ou filtrada

Prepare um starter com a levedura Wyeast 1388 Belgian Strong Ale Yeast antecipadamente usando ao invés de extrato de malte uma pequena quantidade de mel (150 ml) em 1 1/2 de água fervida previamente.

Coloque uma pequena quantidade de Go Ferm (uma pitada) se você tiver em mãos.

Se tiver um stir plate deixe por dois ou três dias antes de preparar o mosto.

Dissolva o mel na água até atingir 1.096 aproximadamente. Mexe  muito bem para deixar o mel completamente dissolvido! Isso é sempre muito importante!

Na montagem do mosto adicione uma colher de chá de Carbonato de Potássio.

Adicione o Nutriente com DAP em três etapas: Uma parte de 3gr na montagem do mosto, outra de 2gr depois da levedura consumir 1/3 do nutriente e outra de 2gr depois de consumir mais 1/3.

Oxigene seu mosto e coloque o seu starter nele.

Monitore constantemente a Massa Específica do seu mosto para saber quando realizar as adições de nutrientes. Retire a amostra para a medição com o densímetro e depois descarte a amostra (ou beba!), nada de devolver a amostra no fermentador para gerar contaminação ou de colocar o densímetro dentro do fermentador…

Vede bem o fermentador e aguarde cerca de 25 dias para ter seu hidromel fermentado e seja feliz!

Pronto!

Um abraço e boas fermentações a todos!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Baseado na receita publicada em: http://www.homebrewtalk.com/f30/brays-one-month-mead-429241/

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Hidromel, Receitas

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

20 respostas

  1. Sou iniciante, como seria feita a medição/acompanhamento do densímetro para saber se os nutrientes acabaram? Qual é o comportamento da densidade para saber se acabaram os nutrientes?

    Curtir

  2. Olá, tenho umas dúvidas. Vai colocar o nutriente em 3 etapas, certo? Eu adicionei a primeira vez na montagem do mosto e na segunda eu vou saber marcando com o densímetro?? Quantoo que ele deve estar marcando no densimetro? eu não entendi quando vou adicionando os nutrientes…

    Curtir

  3. Gratidão pelos esclarecimentos! Aonde encontro essa Levedura Wyeast 1388 Belgian Strong Ale Yeast ? Vivo no norte de Minas, São gonçalo do rio das pedras-mg, estou indo para BH esses dias!

    Curtir

  4. Olá Felipe, já faz 2 meses que meu hidromel está fermentando, não é possível experimenta-lo antes dos 3 meses? Posso utilizar algum sifão sanitizado para retirar uma pequena amostra?

    Curtir

  5. Onde encontrar essa levedura aqui no Brasil? Aceito links, dicas, please!

    Curtir

  6. Amigo, esse Carbonato de Potássio é realmente necessário? tem algo que possa substituir isso? já procurei isso em toda parte e não encontro.

    Curtir

  7. É possível substituir essa levedura pela Fermento Líquido White Labs – WLP570 – Belgian Golden Ale Yeast?

    Curtir

  8. Ola Felipe, gostaria de saber a que temperatura eu deixo esse hidromel fermentar ? Deixo em temperatura ambiente ou você recomenda controlada ? E se variam de hidromel para hidromel ou basicamente é a mesma para todas as receitas ? Obg

    Curtir

  9. Sabe de algum lugar que venda o carbonato de potássio?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: