Qual água usar no hidromel?

Olá a todos! Procurando mais informações acerca da água que usamos em nosso hidromel vejo que não existe sobre tema quase nenhuma literatura ou preocupação como no caso da cerveja.

Os grandes produtores de hidromel preferem dar mais atenção aos outros ingredientes do que à água. Mas mesmo assim, ela é parte fundamental das bebidas fermentadas podendo mesmo chegar a enormes proporções de mais de 90% da composição da mesma. Então temos que ter ao menos alguns cuidados com o uso da água para nossos hidroméis.

De uma maneira geral e bem simplista: Se a água é boa para beber também é boa para fazer meu hidromel. Será? Provavelmente sim. Hoje temos nas torneiras de nossas residências água que passa por um grande controle de qualidade. Algumas empresas que provém água realizam análises de hora em hora sobre a qualidade da mesma. O maior problema costuma ser a nossa própria caixa d’água que pode ter sua limpeza esquecida em alguns momentos. Mas se você confia muito na sua água e tem como realizar uma boa filtração da mesma, vá em frente.

Antes de falarmos sobre o que procurar para escolher ou não uma água vamos falar rapidamente sobre filtragem. É interessante e não custa uma fortuna, que você possa montar um filtro em série na sua casa para filtrar sua água de torneira e assim ter uma água de qualidade excelente para produzir o seu hidromel. Use um filtro para partículas de 1 micra ou menor seguido por um ou dois filtro de carvão ativado que vão remover completamente odores indesejados e o cloro.

Vamos também lembrar que existe muito mais pessoas cuidando e monitorando a qualidade da água que vai até sua residência do que para a produção de água “mineral”. Em alguns casos a água mineral não passa de água encanada que vai para dentro da garrafa…

Alguns fatores que podem determinar o NÃO uso de determinada água:

Odores

Se a água tem algum odor estranho, mesmo que não pareça ação de micro organismos, não use, esse aroma, na melhor da hipóteses vai parar no seu hidromel também.

Aroma de cloro (ou cor esbranquiçada)

Se o cloro não conseguir matar suas leveduras, ele vai formar um composto chamado Clorofenol que com certeza vai destruir sua tentativa de criar um hidromel com aromas agradáveis. Nesse caso uma boa fervura ou um filtro de carvão ativado conseguem resolver o problema e deixar a água utilizável, se não tiver como remover o cloro nem tente.

Água de Poço

Nunca use água de poço. Poxa, mas é natural, melhor que a de torneira, você pode querer me dizer, mas você não sabe de onde essa água vem, se o seu vizinho usa agrotóxicos ou outros químicos agressivos no terreno dele e se isso pode ou não parar no lençol freático da sua região… E outra coisa, não conheço muita gente que tem poço em casa e que manda frequentemente sua água para fazer uma análise completa com varredura por químicos e micro organismos. Então descarte água de poço.

Água Destilada

Até dá para usar, mas você vai ter que adicionar todos os minerais que ela perdeu quando não era destilado ou suas leveduras vão sentir falta deles. Se eu preciso reconstituir a água porque não a utilizar enquanto completinha?

Ok pessoal? Então escolham sua água e vamos colocar esses hidroméis para fermentar!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis 



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , , ,

4 respostas

  1. Olá,

    Descobri o hidromel e o seu blog recentemente, acho que é o conteúdo nacional mais completo, parabéns!
    A minha dúvida parece bem estúpida, mas não custa perguntar, pode-se utilizar água mineral com gás para produzir hidromel?

    Curtir

    • Bem vindo João Paulo. Cara pode fazer sim, mas a fermentação vai expulsar todo o gás (CO2) do mosto. Existem técnicas específicas para criar um hidromel carbonatado e essa não é uma delas… rsrs dá uma olhada em posts mais antigos do Blog que eu falo sobre isso! Abraço

      Curtir

      • Pois é, eu lí os dois artigos sobre carbonatação e imaginei que o CO2 seria expelido no processo de fermentação. Bom, ainda sou iniciante, acho que não estou afim de criar nenhuma granada de hidromel, vai ficar para uma próxima ocasião, valeu! Abraço.

        Curtir

  2. Estou usando a Água Boena Fonte porém foram me dito que é muito ácida. Qual a sua observação sobre tal água?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: