Livros para produzir Hidromel!

E porque pesquisar, estudar e experimentar são as chaves para melhorar continuamente, passo para vocês hoje algumas dicas de livros interessantes para melhorar nosso conhecimento e aplicar em nossas produções de hidromel. Claro que existem livros que tratam especificamente sobre o assunto, mas outros também podem ser complementos essenciais para aplicarmos em nosso dia a dia de homebrewers.

Lembrando que não é apenas ler! Mas realmente aplicar as informações obtidas de maneira a melhorar as nossas decisões e, claro, os hidroméis.

Vamos ao primeiro livro:

The Compleat Meadmaker – Ken Schramm

The Compleat MeadmakerE claro, não tinha como ser diferente, livro obrigatório para quem quer começar e mesmo para servir de referências futuras aos que já fazem é o The Compleat Meadmaker do grande estudioso e produtor de hidroméis Ken Schramm. Livro que vai de maneira fácil do básico a algumas técnicas avançadas de produção, equipamentos, história, passando por ingredientes de vários estilos de hidromel. Livro completo!

The Spice Lover’s Guide To Herbs And Spices – Tony Hill

Herbs & Spices

Poucas pessoas no mundo devem conhecer tão profundamente sobre ervas e especiarias como Tony Hill, ele é proprietário do World Merchants Spice, Herb & Teahouse em Seattle (EUA) e através deste livro, ele consegue passar um valoroso conhecimento obtido pelos anos a frente de seu estabelecimento e de inúmeras viagens através do mundo em busca de tesouros culinários. Guia essencial para quem pretende usar de ervas ou especiarias em seus Hidroméis. Com esse livro podemos compreender melhor esse mundo, suas nuances, e as diferentes maneiras de misturar especiarias e obter sabores e aromas inusitados!

Making Mead (Honey Wine) – Roger A. Morse

Making Mead

Professor de apicultura na Universidade de Cornell, Roger Morse foi um grande pesquisador e defensor do hidromel nos Estados Unidos. O seu livro é mais focado em seleção de ingredientes, técnicas para extrair o máximo de cada um deles e menos foco em contar historinhas. O livro passa por todas as etapas de produção e te dá condições de pensar tecnicamente para criar sua própria receita com facilidade. Talvez um drawback desse livro seja focar demais em hidroméis clássicos. Na minha opinião claro.

A Sip Through Time – Cindy Renfrow

A Sip Through TimeUma fantástica coleção de receitas antigas, algumas com mais milhares de anos e uma quantidade imensa de receitas da idade média. Passando por vinhos, hidroméis, metheglyns, hippocras, wiskies, licores e cervejas. Vale a pena entender o que era feito no passado para podermos melhorar nossa produção no presente!

 

The Closet of the Eminently Learned Sir Kenelme Digbie, Kt., Opened 1669 – Sir Kenelme Digbie

Sir Kenelm DigbyUm dos mais importantes livros do séc XVII sobre gastrônomia. Esse livro contém inúmeras receitas, principalmente de bebidas que circulavam na corte Inglesa da época. Uma preciosidade.

 

 

Yeast: The Practical Guide to Beer Fermentation

YeastSim, um livro de cervejeiros que contém um caminhão de informações perfeitamente aplicáveis no mundo dos hidroméis. Para quem quer conhecer a fundo a levedura e seus processos, rotas metabólicas e, principalmente, como controlar essas pequenas amigas para que nos ajudem ao máximo. Livro técnico, mas muito importante.

 

Isso aí pessoal. Logo coloco mais sugestões de livros para vocês!!

Um abraço e boas fermentações a todos!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis.



Categorias:Hidromel, Livros

Tags:, , , , , , , ,

10 respostas

  1. Gostaria de saber se esses livros estao escrito em ingles.
    Vlw

    Curtir

  2. Não há nenhuma tradução no brasil?
    Vamos fazer uma Luiz…kkkkk

    Curtir

  3. Ola meu camarada,tenho lido bastante seus artigos e estou numa busca ppr esses livros. Tu sabe de alg lugar que eu possa conseguir eles em PDF ?

    Curtir

  4. Sera se eu acho em PDF ? Belissimo blog,tenho devorado ele nos ultimos tempos

    Curtir

  5. Alguém saberia dizer se esses livros estão à venda em alguma livraria do Brasil, como saraiva, submarino, etc etc?

    Curtir

Trackbacks

  1. Hidromel: Ajustes Pós-Fermentação – I | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: