
Saccharomyces cerevisiae var. bayanus
Olá a todos os hidromeleiros! A alguns meses atrás a Lalvin lançou no mercado uma nova cepa de levedura para produtores artesanais e apesar de eu ainda não ter visto alguém vendendo a mesma aqui no Brasil, acho importante falar dessa novidade por ela apresentar algumas diferenças em relação às cepas que temos hoje por aqui.
A QA23® é uma levedura isolada pela universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e tem características únicas para fermentação a baixa temperatura. Com ela pode-se fermentar o mosto a cerca de 12-14ºC ( a Lalvin diz na ficha dela que pode fermentar até a 10ºC!!!) o que trás a tona uma expressão muito mais viva das características da matéria prima, aliada a um perfil mais frutado, podendo em alguns casos trazer alguns aromas de maracujá ao hidromel.
Essa levedura também trás mais segurança no processo de fermentação já que tem baixa necessidade de nutrientes e de nitrogênio, o que no caso do hidromel sempre precisa ser complementado com nutrientes e DAP para que a fermentação ocorra da melhor maneira possível.
Eu ainda não conduzi nenhum teste com essa levedura, mas já tenho meus sachets aqui e pretendo os utilizar em breve. Acredito fortemente que essa levedura deve ser usada quando quisermos um hidromel mais elegante, frutado e floral, talvez algum melomel cítrico, ou principalmente para hidroméis tradicionais usando algum mel de característica muito particular. Não recomendaria esta levedura para Braggots, Pyments (exceto pyments com uva: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Muscadet ou Chenin Blanc, onde seria fortemente recomendada.), methelgyns e outros tipos com mais intensidade.
Para obter os melhores resultados usando essa levedura também recomendo o uso de fermentador de temperatura controlada (geladeira usada junto de um controlador de temperatura tipo TIC17), para que possamos manter sempre uma mesma temperatura e assim extrair um perfil aromático específico da nossa fermentação!
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis
Referência: http://www.lallemandwine.com/catalog/img/catalog/description_activity_image_1209025085_QA23%20eng.pdf
Categorias:Hidromel
Luis graças a seu post sobre controle de temperatura onde você falou inicialmente sobre essa levedura eu já fiz 5 levas com a QA23 e os resultados foram muito bom. O que percebi e que ela realmente cumpre o que promete fermentação bem ativa numa temperatura controlada 12,5 C precisa de pouco nutriente eu usei apenas 1 grama por galão quanto a espuma não se engane 3 levas entupiram o airlock inclusive o de banana que era apenas liquido quanto cor , aroma e sabor eu combinei com pectic enzyme e o resultado foi excelente retirou o máximo de minhas framboesas, amoras, mirtilo e cerejas realmente me surpreendeu comparando com outras leveduras que eu usei ela nao e a mais indicada pra frutas escuras tintos fermentou OG 1125 FG 1000 en 14 dias.
CurtirCurtir
Boas Melo10. Muito obrigado pelo feedback cara!!! São informações muito importantes!
CurtirCurtir
Melo, eu tenho usado essa levedura para meus tradicionais, estou com alguns kilos de mel e tenho uns pacotes dessa levedura ainda, que vencem 2020. estava justamente pensando em fazer um melomel, só não defini se de frutas vermelhas ( que é o mais provável) ou de frutas amarelas.
Tenho o entendimento que ela é espetacular para méis delicados..mas queria apenas certificar,vc usou em frutas vermelhas, e disse ter resultados melhores do que comparado a outras, certo ?
abraços
CurtirCurtir
ate hoje nunca vi alguem com o seu conhecimento e humildade, abç
CurtirCurtir
Muito obrigado Gore! Escrevo sobre esse assunto porque gosto muito do tema, fico sempre feliz quando é útil a alguém!
CurtirCurtir
Parece ser boa pra fazer um melomel suave e aguenta 16%… com certeza usarei nas minhas levas hahahh
CurtirCurtir
Luis Felipe gostaria de saber se encontro essa levedura em portugal.
CurtirCurtir
Jorge, procure em lojas online que deve encontrar sim.
CurtirCurtir