Levedura Lalvin QA23®

Saccharomyces cerevisiae var. bayanus

Olá a todos os hidromeleiros! A alguns meses atrás a Lalvin lançou no mercado uma nova cepa de levedura para produtores artesanais e apesar de eu ainda não ter visto alguém vendendo a mesma aqui no Brasil, acho importante falar dessa novidade por ela apresentar algumas diferenças em relação às cepas que temos hoje por aqui.

A QA23® é uma levedura isolada pela universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e tem características únicas para fermentação a baixa temperatura. Com ela pode-se fermentar o mosto a cerca de 12-14ºC ( a Lalvin diz na ficha dela que pode fermentar até a 10ºC!!!) o que trás a tona uma expressão muito mais viva das características da matéria prima, aliada a um perfil mais frutado, podendo em alguns casos trazer alguns aromas de maracujá ao hidromel.

Essa levedura também trás mais segurança no processo de fermentação já que tem baixa necessidade de nutrientes e de nitrogênio, o que no caso do hidromel sempre precisa ser complementado com nutrientes e DAP para que a fermentação ocorra da melhor maneira possível.

Eu ainda não conduzi nenhum teste com essa levedura, mas já tenho meus sachets aqui e pretendo os utilizar em breve. Acredito fortemente que essa levedura deve ser usada quando quisermos um hidromel mais elegante, frutado e floral, talvez algum melomel cítrico, ou principalmente para hidroméis tradicionais usando algum mel de característica muito particular. Não recomendaria esta levedura para Braggots, Pyments (exceto pyments com uva: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Muscadet ou Chenin Blanc, onde seria fortemente recomendada.), methelgyns e outros tipos com mais intensidade.

Para obter os melhores resultados usando essa levedura também recomendo o uso de fermentador de temperatura controlada (geladeira usada junto de um controlador de temperatura tipo TIC17), para que possamos manter sempre uma mesma temperatura e assim extrair um perfil aromático específico da nossa fermentação!

FICHA TÉCNICA:
Gênero:  Saccharomyces cerevisiae bayanus
Produção de Acidez Volátil: Baixa
Produção de SO2Moderada
Lag phase: Moderada
Produção de Espuma: Baixa
Estilos de Vinhos indicados (para comparação)
Bracos: Fortemente Recomendada
Tintos: Não recomendada
Rosé: Pode ser usada
Vinhos de Colheita Tardia: Fortemente Recomendada
Efeito Sensorial: Amplifica as características da matéria-prima
Pode ser usada para reiniciar fermentações paradas: Não recomendada
Velocidade de fermentação: Rápida
Faixa de temperatura: 12-28 °C
Tolerância ao Álcool: 16 abv
E é isso por hoje pessoal! Um grande abraço a todos e ótimas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

Referência: http://www.lallemandwine.com/catalog/img/catalog/description_activity_image_1209025085_QA23%20eng.pdf



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , ,

7 respostas

  1. Luis graças a seu post sobre controle de temperatura onde você falou inicialmente sobre essa levedura eu já fiz 5 levas com a QA23 e os resultados foram muito bom. O que percebi e que ela realmente cumpre o que promete fermentação bem ativa numa temperatura controlada 12,5 C precisa de pouco nutriente eu usei apenas 1 grama por galão quanto a espuma não se engane 3 levas entupiram o airlock inclusive o de banana que era apenas liquido quanto cor , aroma e sabor eu combinei com pectic enzyme e o resultado foi excelente retirou o máximo de minhas framboesas, amoras, mirtilo e cerejas realmente me surpreendeu comparando com outras leveduras que eu usei ela nao e a mais indicada pra frutas escuras tintos fermentou OG 1125 FG 1000 en 14 dias.

    Curtir

  2. ate hoje nunca vi alguem com o seu conhecimento e humildade, abç

    Curtir

  3. Parece ser boa pra fazer um melomel suave e aguenta 16%… com certeza usarei nas minhas levas hahahh

    Curtir

  4. Luis Felipe gostaria de saber se encontro essa levedura em portugal.

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: