Canela-da-china, canela-da-índia ou canela-do-ceilão?

cinnamonOlá a todos! Quando falamos de metheglyns ou de qualquer hidromel que tenhamos em mente dar uma incrementada ou especiada de qualquer maneira é quase inevitável não pensarmos na provável utilização solo ou como participação da canela em nosso hidromel. A canela é uma das especiarias mais famosas e utilizadas da história da humanidade, seja com funções alimentícias ou medicinais. E junto com essa fama existe uma grande e potente demando pelo produto, e isso desde a idade média, que nações lutavam para manter o controle da venda dessa e de outros especiarias asiáticas.

Fato é que essa especiaria no Brasil é vendida em qualquer supermercado país afora, mas o que pouca gente sabe é que o que se vende comumente no Brasil é a Cassia (Cinamomum Cassia Blume) também conhecida como Canela-da-China e que tem várias diferenças em relação a Canela (Cinnamomum zeylanicum) ou Canela-da-Índia, Canela-do-Ceilão, essa é conhecida também como Canela VERDADEIRA.

Mas, você deve estar se perguntando, isso faz diferença?

Sim meu caro. Faz diferença.

Primeiro, vamos pensar que sempre que procuramos evoluir nosso hidromel, devemos também evoluir a seleção e escolha de nossos ingredientes, certo? Pois nunca alguém conseguirá fazer um produto melhor do que a capacidade da matéria prima, e conhecer maior variedade e mais detalhadamente essa variedade vai te dar um arsenal de opções para a criação de sua receita, certo?

Cinnamon (1)

Canela-da-Índia: a verdadeira

Então prosseguindo a canela é conhecida e admirada desde a antiguidade, sendo inclusive presente em uma lenda onde dia que o Imperador romano Nero queimou um estoque de canela para mostrar a dor pelo falecimento de sua esposa. Isso era um ato drástico visto o preço de aquisição da canela. Na idade média a canela era um presente digno de reis e rainhas. Além disso, os óleos essenciais de canela têm ação anti-fungicida, anti-inflamatória e antibacteriana.

 

A Canela-da-China e a Canela-da-Índia são de fato produtos de plantas diferentes, apesar de parentes. As duas são cascas de uma árvore da família do Louro (Lauraceae). A casca é retirada do tronco na época das chuvas, quando a seiva é mais abundante, e depois é seca e enrolada manualmente em formato de canudo – aquilo que é conhecido como canela em rama ou em pau. O aroma rico e intenso provém de óleos voláteis presentes na casca, quanto mais óleo, mais aroma e sabor. Os resíduos e as cascas quebradas se transformam em canela em pó.

 

A Canela-da-China tem uma casca mais dura e sólida de marrom quase escuro que é difícil de moer em casa, possui sabor mais picante, terroso e pungente enquanto a Canela-da-índia, ou a canela verdadeira, tem uma cor mais delicada, um laranja-dourado, a casca é formada por inúmeras camadas que a deixam mais frágil e fina, o aroma é mais adocicado, as vezes lembrando um leve toque de cravo ou aniz, e tem uma distinção única que lembra um delicado frutado. A canela verdadeira é fácil de moer em casa. Sendo mais rara é também mais cara que a Cassia.

cinnamon

Canela-da-China: a falsa.

Uma teste para saber se a canela que você comprou é ou não a verdadeira é pingar uma gota de iodo na casca levemente moída. Se escurecer e ficar quase preto é falsa.

Para usar a canela no hidromel não é necessário que o hidromel seja doce ou semi-doce, porém para encarar a potência dos óleos essenciais da canela é necessário um hidromel de bom corpo sempre.

Um abraço a todos e boas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompéia Hidroméis



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , ,

6 respostas

  1. Gostaria de saber as doenças que a Canela cura, com mais detalhes

    Curtir

  2. Em pedaços não existe canela falsa.???

    Curtir

  3. Onde consigo comprar a Canela da India no Brasil?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: