Depois de alguns artigos mais técnicos vamos passar por mais uma receita diferente. Encontrei essa em um site britânico (referência no fim da página) e achei ela bem interessante pelo uso do cardamomo. Eu já usei cardamomo em algumas receitas e sinceramente adoro essa especiaria! Ele é inclusive uma das especiarias presentes no meu metheglyn Mumtaz.
Essa receita é tida como tradicional britânica e é baseada em uma receita russa onde o metheglyn é aromatizado com cardamomo e cravos.
Ingredientes:
- 10 litros água filtrada
- 4.4kg mel de boa qualidade
- 1 sachet levedura champagne (RedStar Pasteur Champagne ou Lalvin EC-1118)
- 133ml cerveja
- 2 colheres de sopa de farinha de rosca (modifiquei para uma quantidade definida)
- 1/2 colher de sopa de lúpulo
- 2.2g cardamomo (use apenas as sementinhas)
- 0.8g cravos
- 3 gramas de nutrientes (inclusão minha na receita)
Preparo
Essa receita pede para misturar o mel e a água é deixar fervendo em fogo baixo até que sobrem aproximadamente 5 litros de mosto total. Eu particularmente não faria isso eu seguiria o procedimento a seguir mas isso é com você. Segue o meu procedimento: Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar, e mexa até dissolver completamente o mel. Se quiser sanitizar o seu mel usando a temperatura apenas mantenha o mel a 60°C por 20 minutos.
Mexa bastante seu mosto para colocar o máximo de oxigênio possível ou use uma bomba de aquário com pedra difusora, ou oxigênio hospitalar puro (o melhor para oxigenar) ou ainda use azeite de oliva.
Essa receita também pede para que a levedura seja reidratada na cerveja. Isso talvez porque antigamente praticamente só se usava fermento para a cerveja. Mas se preferir use o método tradicional: Rehidrate as leveduras ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto quando a diferença de temperatura entre eles não for maior que 10ºC.
Adicione 2 gramas do nutriente para as leveduras e a cerveja e a farinha de rosca.
Lacre seu fermentados da melhor maneira possível
Quando a densidade baixar 1/3 do total coloque o restante do nutriente.
Após o final da fermentação primária realize a primeira trasfegas e adicione o Cardamomo e o cravo, estes dois você pode colocar em um tecido, e assim facilitar a remoção quando você desejar. Proceda com as demais trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa. Prove de tempo em tempo o seu hidromel para testar a intensidade dos temperos. Terminado o processo engarrafe e seja feliz!
Um abraço a todos e boas fermentações!
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis
Outras Receitas: Hidromel de Chocolate com Pimenta, Hidromel de Limão com Aniz, Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera,Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
Amigo, qual o tempo de fermentaçao dessa receita?
Olá vctrgitto,
O tempo de fermentação sempre varia de receita para receita, o ideal é acompanhar com um densímetro e quando parar de baixar a densidade é que a fermentação está parando!
Abraço!
Oi Luis, boa tarde!!!!
Nessa receita, qual foi a OG que você utilizou?
Abraço,
Muta
Se eu usar cerveja viva sera necessário mesmo assim o levedo?
A levedura usada deve ser própria, logo sempre deverá adicionar levedura.