Receita Hidromel: Russian Cardamom

Depois de alguns artigos mais técnicos vamos passar por mais uma receita diferente. Encontrei essa em um site britânico (referência no fim da página) e achei ela bem interessante pelo uso do cardamomo. Eu já usei cardamomo em algumas receitas e sinceramente adoro essa especiaria! Ele é inclusive uma das especiarias presentes no meu metheglyn Mumtaz.

Essa receita é tida como tradicional britânica e é baseada em uma receita russa onde o metheglyn é aromatizado com cardamomo e cravos.

Ingredientes:

  • 10 litros água filtrada
  • 4.4kg mel de boa qualidade
  • 1 sachet levedura champagne (RedStar Pasteur Champagne ou Lalvin EC-1118)
  • 133ml cerveja
  • 2 colheres de sopa de farinha de rosca (modifiquei para uma quantidade definida)
  • 1/2 colher de sopa de lúpulo
  • 2.2g cardamomo (use apenas as sementinhas)
  • 0.8g cravos
  • 3 gramas de nutrientes (inclusão minha na receita)

Preparo

Essa receita pede para misturar o mel e a água é deixar fervendo em fogo baixo até que sobrem aproximadamente 5 litros de mosto total. Eu particularmente não faria isso eu seguiria o procedimento a seguir mas isso é com você. Segue o meu procedimento: Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar (se não sabe sanitizar leia nosso artigo), e mexa até dissolver completamente o mel. Se quiser sanitizar o seu mel usando a temperatura apenas mantenha o mel a 60°C por 20 minutos.

Mexa bastante seu mosto para colocar o máximo de oxigênio possível ou use uma bomba de aquário com pedra difusora, ou oxigênio hospitalar puro (o melhor para oxigenar) ou ainda use azeite de oliva (leia nosso artigo sobre isso!).

Essa receita também pede para que a levedura seja reidratada na cerveja. Isso talvez porque antigamente praticamente só se usava fermento para a cerveja. Mas se preferir use o método tradicional: Rehidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto quando a diferença de temperatura entre eles não for maior que 10ºC.

Adicione 2 gramas do nutriente para as leveduras e a cerveja e a farinha de rosca.

Lacre seu fermentados da melhor maneira possível

Quando a densidade baixar 1/3 do total coloque o restante do nutriente.

Após o final da fermentação primária realize a primeira trasfegas e adicione o Cardamomo e o cravo, estes dois você pode colocar em um tecido, e assim facilitar a remoção quando você desejar. Proceda com as demais trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa. Prove de tempo em tempo o seu hidromel para testar a intensidade dos temperos. Terminado o processo engarrafe e seja feliz!

Um abraço a todos e boas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

Outras Receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 

Referência: http://www.celtnet.org.uk/recipes/brewing/fetch-recipe.php?rid=russian-cardamom-mead



Categorias:Hidromel, Receitas Antigas

Tags:, , , , , , , ,

5 respostas

  1. Amigo, qual o tempo de fermentaçao dessa receita?

    Curtir

  2. Oi Luis, boa tarde!!!!

    Nessa receita, qual foi a OG que você utilizou?

    Abraço,
    Muta

    Curtir

  3. Se eu usar cerveja viva sera necessário mesmo assim o levedo?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: