Receita de Melomel de Frutas Vermelhas

Melomel!

Olá a todos! Estava revendo umas receitas minhas de hidromel e acabei decidindo colocar uma receita minha aqui no blog. Foi uma receita que eu fiz o ano passado (primária em Mar/2013 e engarrafada em Jul/2013), mas como participei de um evento em Agosto de 2013 e levei esse hidromel acabei ficando sem ele rapidamente. Porém essa semana para minha grata surpresa encontrei duas garrafas desse néctar perdida entre outras garrafas de receitas diferentes e resolvi abrir uma delas agora com mais de 6 meses de engarrafamento e estava maravilhoso. A outra garrafa vai ficar para uma ocasião especial!

Estou falando do meu Melomel Nefertari, ele é composto de 4 frutas: Mirtillo, Amora, Morango e Framboesa e cada uma delas contribui para uma característica diferente na composição e o resultado final fica muito harmonioso e com boa potência. Cor linda e melhora muito com o tempo.

Gostei tanto do que provei essa semana que resolvi colocar mais uma leva para fermentar com uma receita levemente modificada, a que vou passar para vocês é a receita original como ainda não sei se esta vai dar certo com as novas modificações.

Ingredientes (receita para 30 litros)

  • Mel suficiente para levar a gravidade do seu mosto a 1.080 (ou 19.3 BRIX caso use refratômetro)
  • 2 kg de amora
  • 2 kg de morango
  • 1 kg mirtillo
  • 1/2 kg de framboesa
  • 6 gramas de nutrientes para leveduras (rico em DAP)
  • 2 Sachets RedStar Côtes-des-Blanc
  • água suficiente para completar 30 litros
  • 1 baga baunilha de madagascar (opcional)

Preparo

Mirtillos – Blueberries

Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar (se não sabe sanitizar leia nosso artigo), e mexa até dissolver completamente o mel. Se quiser sanitizar o seu mel usando a temperatura apenas mantenha o mel a 60°C por 20 minutos.

Mexa bastante seu mosto para colocar o máximo de oxigênio possível ou use uma bomba de aquário com pedra difusora, ou oxigênio hospitalar puro (o melhor para oxigenar) ou ainda use azeite de oliva (leia nosso artigo sobre isso!). Tenho usado azeite frequentemente com resultados excelentes.

Nessa primeira fase (fermentação primária) vamos adicionar apenas o mirtillo já que é mais difícil tirar cor e aroma dele. Um truque é aquecer o mirtilo por um tempo na água (não ferva, vá a uns 60ºC por uma meia hora) e depois usa essa água com a fruta e tudo no mosto.

Rehidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto quando a diferença de temperatura entre eles não for maior que 10ºC.

Adicione 4 gramas do nutriente para as leveduras.

Lacre seu fermentados da melhor maneira possível

Quando a densidade baixar 1/3 do total dias coloque o restante do nutriente.

Após o final da fermentação primária realize a primeira trasfega e adicione a baunilha (opcional) e as frutas restantes, então proceda com as demais trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.

Tem gente que gosta de congelar e descongelar as frutas repetidamente pois acredita-se que assim a fruta liberaria mais aromas e sabores. Eu particularmente não sei se funciona.

Sugestão: Após colocar a baunilha prove regularmente para que o sabor da mesma não fique exagarado.

Um abraço a todos e boas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Outras Receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Hidromel, Receitas

Tags:, , , , , , , , , ,

19 respostas

  1. Pode amassar as frutas antes de coloca-las também!

    Curtir

  2. Luis, onde você encontra amoras para comprar aqui em Curitiba? Estou querendo fazer um melomel de amora que acho que vai cair muito bem com esse último mel… Aliás, a receita do post também parece ótima! Irei testá-la em breve…

    Abraço!

    Curtir

  3. Aproximadamente quantos kilos de mel é necessário, vou comprar.
    Após fazer a 1ª trasfega do mirtilo, adiciono as outras frutas e quanto tempo fica pra fazer a 2ª trasfega pra retirar das frutas?
    Achei fantástica sua receita, encontro os ingredientes no M Municipal em Curita? Moro em Matinhos

    Curtir

    • Boas Arestides,

      Depois de adicionar as outras frutas você pode ir monitorando e tire quanto o hidromel tiver absorvido as quantidades que você deseja de aroma e sabor das frutas. E, normalmente, dá para encontrar essas frutas todas no municipal de Curitiba sim!

      Curtir

  4. Amigo. Sei que boa parte do pessoal que acompanha o seu blog já tem mais experiência no assunto, mas para quem esta começando fica difícil de saber a densidade entre agua e mel para se obter um hidromel seco, semi-seco ou suave. Vc poderia fazer um post sobre isso iria ajudar muito!

    Curtir

  5. BOM DIA LUIZ ! Olha fiz um hidromel tradicional com a seguinte receita 3,5 lts agua e 1,5kg de mel e utilizei a leveduda D47, e usei 1g de nutriente, agora to querendo fazer um lote maior eu coloco nutriente se eu quizer ou e obrigatorio a utilização do nutriente ? outra o meu nutriente chegou em pò e depois que abri ele passou um tempo fiu olhar e ele tava meio umido, posso utiliza-lo ? Fico grato – Abraços.

    Curtir

    • Boas Hebert,

      Não é obrigatório usar nutrientes, porém usando você ajuda MUITO as leveduras dando a elas tudo o que elas precisam para fazer o trabalho delas. Sobre o seu nutriente tem que ver no site do fabricante se tem alguma indicação sobre humidade.

      Curtir

      • ok Luiz muito obrigado, olhei com o fabricante e ele me disse que aquando qualquer tipo de nutriente pegar umidade, ferver ele na agua que ira idratar a levedura, mas muito obrigado pelas orientações. Abraços

        Curtir

  6. Gostaria de saber se a fermentação pode variar de 4semanas ou mais e a minha dúvida e quando eu faço a primeira trasfega
    e se neste melomel eu posso usar o lawin d47
    E qual a temperatura ideal obrigado

    Curtir

  7. Valeu luis agora eu entendi, outra coisa eu comprei o termostato digital para colocar na geladeira como você orientou em outro video
    Qual seria a temperatura ideal de fermentação
    para o fermento que eu comprei d47 e o k1116 obrigado.

    Curtir

  8. Pensando em reproduzir sua receita com a Lalvin D47, será que fica bom?

    Curtir

  9. Oi….tudo bom…..p essa receita posso usar um Saché p. 22 litros…..e reduzir a quantidade de frutas……vai fermentar com essa levedura.

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: