
Olá a todos! Estava revendo umas receitas minhas de hidromel e acabei decidindo colocar uma receita minha aqui no blog. Foi uma receita que eu fiz o ano passado (primária em Mar/2013 e engarrafada em Jul/2013), mas como participei de um evento em Agosto de 2013 e levei esse hidromel acabei ficando sem ele rapidamente. Porém essa semana para minha grata surpresa encontrei duas garrafas desse néctar perdida entre outras garrafas de receitas diferentes e resolvi abrir uma delas agora com mais de 6 meses de engarrafamento e estava maravilhoso. A outra garrafa vai ficar para uma ocasião especial!
Estou falando do meu Melomel Nefertari, ele é composto de 4 frutas: Mirtillo, Amora, Morango e Framboesa e cada uma delas contribui para uma característica diferente na composição e o resultado final fica muito harmonioso e com boa potência. Cor linda e melhora muito com o tempo.
Gostei tanto do que provei essa semana que resolvi colocar mais uma leva para fermentar com uma receita levemente modificada, a que vou passar para vocês é a receita original como ainda não sei se esta vai dar certo com as novas modificações.
Ingredientes (receita para 30 litros)
- Mel suficiente para levar a gravidade do seu mosto a 1.080 (ou 19.3 BRIX caso use refratômetro)
- 2 kg de amora
- 2 kg de morango
- 1 kg mirtillo
- 1/2 kg de framboesa
- 6 gramas de nutrientes para leveduras (rico em DAP)
- 2 Sachets RedStar Côtes-des-Blanc
- água suficiente para completar 30 litros
- 1 baga baunilha de madagascar (opcional)
Preparo

Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar, e mexa até dissolver completamente o mel. Se quiser sanitizar o seu mel usando a temperatura apenas mantenha o mel a 60°C por 20 minutos.
Mexa bastante seu mosto para colocar o máximo de oxigênio possível ou use uma bomba de aquário com pedra difusora, ou oxigênio hospitalar puro (o melhor para oxigenar) ou ainda use azeite de oliva.
Nessa primeira fase (fermentação primária) vamos adicionar apenas o mirtillo já que é mais difícil tirar cor e aroma dele. Um truque é aquecer o mirtilo por um tempo na água (não ferva, vá a uns 60ºC por uma meia hora) e depois usa essa água com a fruta e tudo no mosto.
Rehidrate as leveduras ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto quando a diferença de temperatura entre eles não for maior que 10ºC.
Adicione 4 gramas do nutriente para as leveduras.
Lacre seu fermentados da melhor maneira possível
Quando a densidade baixar 1/3 do total dias coloque o restante do nutriente.
Após o final da fermentação primária realize a primeira trasfega e adicione a baunilha (opcional) e as frutas restantes, então proceda com as demais trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.
Tem gente que gosta de congelar e descongelar as frutas repetidamente pois acredita-se que assim a fruta liberaria mais aromas e sabores. Eu particularmente não sei se funciona.
Sugestão: Após colocar a baunilha prove regularmente para que o sabor da mesma não fique exagarado.
Um abraço a todos e boas fermentações!
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis
Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!
Outras Receitas: Hidromel de Chocolate com Pimenta, Hidromel de Limão com Aniz, Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera,Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
Pode amassar as frutas antes de coloca-las também!
Luis, onde você encontra amoras para comprar aqui em Curitiba? Estou querendo fazer um melomel de amora que acho que vai cair muito bem com esse último mel… Aliás, a receita do post também parece ótima! Irei testá-la em breve…
Abraço!
Grande Lucas!
Amora eu compro no mercado municipal!
Aproximadamente quantos kilos de mel é necessário, vou comprar.
Após fazer a 1ª trasfega do mirtilo, adiciono as outras frutas e quanto tempo fica pra fazer a 2ª trasfega pra retirar das frutas?
Achei fantástica sua receita, encontro os ingredientes no M Municipal em Curita? Moro em Matinhos
Boas Arestides,
Depois de adicionar as outras frutas você pode ir monitorando e tire quanto o hidromel tiver absorvido as quantidades que você deseja de aroma e sabor das frutas. E, normalmente, dá para encontrar essas frutas todas no municipal de Curitiba sim!
Amigo. Sei que boa parte do pessoal que acompanha o seu blog já tem mais experiência no assunto, mas para quem esta começando fica difícil de saber a densidade entre agua e mel para se obter um hidromel seco, semi-seco ou suave. Vc poderia fazer um post sobre isso iria ajudar muito!
Boas Igor,
Já tenho um artigo sobre isso: http://pompeiahidromeis.com.br/2013/09/29/ajustando-a-docura-do-seu-nectar/
Boa leitura!
BOM DIA LUIZ ! Olha fiz um hidromel tradicional com a seguinte receita 3,5 lts agua e 1,5kg de mel e utilizei a leveduda D47, e usei 1g de nutriente, agora to querendo fazer um lote maior eu coloco nutriente se eu quizer ou e obrigatorio a utilização do nutriente ? outra o meu nutriente chegou em pò e depois que abri ele passou um tempo fiu olhar e ele tava meio umido, posso utiliza-lo ? Fico grato – Abraços.
Boas Hebert,
Não é obrigatório usar nutrientes, porém usando você ajuda MUITO as leveduras dando a elas tudo o que elas precisam para fazer o trabalho delas. Sobre o seu nutriente tem que ver no site do fabricante se tem alguma indicação sobre humidade.
ok Luiz muito obrigado, olhei com o fabricante e ele me disse que aquando qualquer tipo de nutriente pegar umidade, ferver ele na agua que ira idratar a levedura, mas muito obrigado pelas orientações. Abraços
Gostaria de saber se a fermentação pode variar de 4semanas ou mais e a minha dúvida e quando eu faço a primeira trasfega
e se neste melomel eu posso usar o lawin d47
E qual a temperatura ideal obrigado
Boas Josimar,
O tempo de fermentação é dado por vários fatores, então pode sim variar, não tem prazo. Sobre a primeira trasfega dá uma lida nesse artigo: http://pompeiahidromeis.com.br/2013/10/01/quando-fazer-a-primeira-trasfega/
Valeu luis agora eu entendi, outra coisa eu comprei o termostato digital para colocar na geladeira como você orientou em outro video
Qual seria a temperatura ideal de fermentação
para o fermento que eu comprei d47 e o k1116 obrigado.
A temperatura deve ficar entre a faixa ideal recomendada pelo fabricante. Mas leia o artigo que vai hoje ao ar (às 10:00 da manhã) para entender mais detalhes sobre a temperatura de fermentação e poder decidir melhor.
Para ver a faixa ideal de temperatura das leveduras citadas dá uma olhadinha nesse artigo: http://pompeiahidromeis.com.br/2013/03/20/variedades-de-leveduras/
Tudo bom luis gostaria de saber como fica um hidromel tradicional com o lawin k1116
Pois a sua gravidade e muito alta ou ele se adapta melhor para melomel.
Pensando em reproduzir sua receita com a Lalvin D47, será que fica bom?
Boas,
A D47 é boa para meloméis também sim. Pode ir que vai dar certo.
Oi….tudo bom…..p essa receita posso usar um Saché p. 22 litros…..e reduzir a quantidade de frutas……vai fermentar com essa levedura.
Precisará de ao menos 2 sachets como na receita.
Boa tarde!, eu fiz um melomel de frutas vermelhas de aprox 20 lts, mas coloquei as frutas na primaria e só um sache de levaduras lalvin. depois de ter passado 14 días e a densidad estar em 1.014 to vendo alguns problemas, o melomel ta com um sabor um pouco estranho, muito adstringente, sem doçura nenhuma, o aroma é bom e a cor, e a fermentaçao tem ido muito rápido sem colocar nutrientes. Queria saber se isto é normal, se nesta fase especifica posso ajustar a doçura adicionando mel até ter uma densidade como a original (1,080) ou maior, e também se nesta fase posso adicionar pela primeira vez nutrientes! e se sería bom retirar as frutas e adicioná-las depois na maturação, obrigado!