Como escolher a rolha certa!

Rolhas, nossos protetores!

Olá Hidromeleiros! Um assunto que vem trazendo alguns problemas para alguns hidromeleiros artesanais é a dificuldade em conseguir arrolhar corretamente suas garrafas de hidromel.

O que acontece geralmente é que usando os arrolhadores manuais com sistema de compressão da rolha por funil interno, um pedaço da rolha acaba não entrando na garrafa, o que se torna ruim pois não usamos totalmente a rolha e ainda não garantimos uma correta vedação.E não adianta aquecer a rolha, colocar vaselina ou tentar outros meios que a bendita raramente fica colocada corretamente.

Então qual é e como resolver esse problema?

Primeiramente recomendo a leitura dos artigos As Rolhas, ou Maneiras de Lacrar seu Hidromel e Arrolhadores, que se encontra no nosso blog. Esse artigo vai ajudar a esclarecer mais sobre as rolhas e outros produtos existentes para lacrar as garrafas

Depois esse problema está diretamente ligado ao tamanho das coisas. Como assim? Não podemos simplesmente colocar qualquer tamanho de rolha em qualquer garrafa. Existem medidas recomendadas para isso, bem como também existem capacidades dos equipamentos a serem respeitadas.

Tamanho importa?

Mas vamos começar do começo. Não existe uma norma internacional para o diâmetro dos gargalos de garrafas, mas existe um consenso geral e esse consenso pede que os gargalos tenhas aproximadamente 18mm de diâmetro interno. E a regra para escolher o tamanho ideal da rolha é que a mesma tenha um diâmetro de aproximadamente 5,5mm maior que o do gargalo, ou seja aproximadamente 23,5mm para a rolha. ISSO EM UMA SITUAÇÃO IDEAL. As vezes o tamanho do gargalo é diferente então temos que prestar atenção e sempre usarmos esse valor de 5,5mm como base. Os produtores de rolhas as fazem em diversos diâmetros então não teremos problemas com isso!

Agora que sabemos sobre as medidas temos que nos atentarmos para dois detalhes importantes: Equipamente e Tipo de Rolha usados.

Material

Rolha aglomerada, menos flexibilidade!

Como sabemos  (leu os artigos indicados acima, certo?) existem vários tipos de rolhas e cada uma delas tem uma consistência. Por exemplo, vamos comparar as rolhas de cortiça aglomerada e a maciça.

A rolha aglomerada difere da maciça da mesma forma que uma madeira maciça se compara a uma madeira de aglomerado. Sua elasticidade e durabilidade são menores que a de uma maciça (e seu tamanho por vezes também). Em alguns casos, a cola destas rolhas pode passar aromas negativos ao hidromel o que motivou a adoção de discos de cortiça maciça colados na parte da rolha que fica em contato com o líquido.

E ainda existem outros materiais usados na produção de rolhas e cada um deles tem diferentes características físicas que tem que ser conhecidas quando decidimos usar ou não uma rolha.

Equipamento

Arrolhador com maxilas e alavanca, maior poder!

Existem arrolhadoras manuais e automáticas no mercado e claro que esses equipamentos também tem suas características de funcionamento. Entre os automáticos não há muito problema pois normalmente cobrem todas as possíveis necessidades do usuário, mas essas máquinas com certeza não são a realidade dos produtores artesanais.

Os arrolhadores manuais tem dois tipos de mecanismos de compressão da rolha para que a mesma caiba na garrafa: funil e maxilas e é aí que temos que prestar atenção. Os arrolhadores com funil não conseguem uma compressão tão eficiente como os de maxilas, logo as rolhas mais largas não conseguem ser usadas com eficiência.

O que se recomenda entre os sites especializados é que para o uso de arrolhadores tipo funil não se use rolhas com mais de 22mm de diâmetro (que nos EUA é vendida como rolha #8), sob risco de não entrar toda a rolha!

Já com o arrolhador de alavanca e maxilas esse problema não ocorre, podendo para uma garrafa padrão, serem usadas rolhas de 24mm (#9 nos EUA) de diâmetro sem maiores problemas.

Se tivermos em mãos uma rolha maciça que seja bem mais flexivel que uma aglomerada, pode-se conseguir usar uma rolha de 24mm no arrolhador de funil. Mas é exceção a regra e pode ser que não funcione!

É isso por hoje hidromeleiros! Boas Fermentações a todos!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis!

Artigos relacionados:

– As Rolhas, ou Maneiras de Lacrar seu Hidromel
– Arrolhadores



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , , , , ,

4 respostas

  1. Fala Luis,

    parabéns, ótimo post mais uma vez.

    Utilizo arrolhador tipo funil desses de madeira, o mais simples de todos. E venho utilizando rolhas de 22mm. Funciona legal, mas fica aquele “pedacinho” de rolha pra fora que atrapalha pra colocar a cápsula e acaba ficando feio.

    Estou pensando em colocar um calço de madeira que tenha o diâmetro do funil em cima da rolha. Assim, na hora de fechar a rolha entraria por completo. Será que funciona?

    No próximo envase vou testar e aviso se funcionou.

    Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: