Capsicumel – Chocolate com Pimenta

Chocolate com Pimenta

Olá a todos. Mais uma receita que parece bem diferente e interessante, como estou feliz com meu Metheglyn de café, cacau e baunilha estou procurando mais referências e sobre hidroméis feitos com chocolate e acabei encontrando essa interessante referência de Capsicumel (veja o artigo sobre o tema) com chocolate. O bacana desse receita são as possibilidades de combinações entre o chocolate e a pimenta usadas, o grau alcóolico e a possibilidade de produzir uma verdadeira bomba de sabores e aromas.

Você pode optar por uma imensa variedade de chocolates ou cacau em pó com diferentes níveis de pureza. Algumas pessoas diriam para procurar chocolate belga para a sua receita ter o melhor eu diria para procurar o que mais te agrada.

Sobre as pimentas, temos pimentas que são mais saborosas do que ardidas e outras que são verdadeiras labaredas encapsuladas: Exemplos das saborosas: Jalapeño, dedo de moça, malagueta (e também é forte), Chipotle (jalapeño defumada). Exemplos das fortes: Habanero, Chili, Bhut Jolokia, Red Savina entre outras.

O Mel. Eu recomendaria um mel com mais personalidade, mas nada de delicadezas aqui. Eu iria para um silvestre bem intenso.

Ingredientes

  • 9,070 kg de mel de excelente qualidade
  • 300 gramas do seu chocolate preferido (eu usaria Cacau puro em pó)
  • 1/2 baga de baunilha
  • 6 pimentas dedo de moça
  • 5 gramas de nutrientes para leveduras (rico em DAP)
  • 1 sachêt levedura Lalvin EC-1118
  • água suficiente para completar 20 litros

Preparo

Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar (se não sabe sanitizar leia nosso artigo), e mexa até dissolver completamente o mel. Se quiser sanitizar o seu mel usando a temperatura apenas mantenha o mel a 60°C por 20 minutos.

Mexa vigorosamente seu mosto para que consiga colocar o máximo de oxigênio possível, ajudando assim nossas amigas leveduras. Ou use uma bomba de aquário com pedra difusora, ou oxigênio hospitalar puro ou ainda faça um teste com o uso de azeite de oliva (leia nosso artigo sobre isso!)

Coloque no mosto chocolate e as pimentas. Tenha o cuidado de remover o cabinho da pimenta bem como a parte branca e as sementes da mesma.

Rehidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto.

Adicione metade do nutriente para as leveduras. Lacre seu fermentados da melhor maneira possível

Quando completar 10 dias coloque o restante do nutriente.

Após o final da fermentação primária realize a primeira trasfega e adicione a baunilha e deixe curtir por pelo menos 10 dias, então proceda com as demais trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.

Sugestão: Após colocar a baunilha prove regularmente para que o sabor da mesma não fique exagerado.

Divirta-se!

Um abraço a todos e boas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Outras Receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 

21 thoughts on “Capsicumel – Chocolate com Pimenta

    1. Boas Robson,

      Em geral dá para fazer proporcional sim. Mas as vezes só testando para saber, sempre conte muito com suas avaliações pessoais para decidir se precisa ou não alterar algum ingrediente.

Deixe uma resposta

Theme: Overlay by Kaira Extra Text
Cape Town, South Africa
%d blogueiros gostam disto: