Como clarificar o mosto com gelatina

Gelatina

Olá a todos! Atendendo a pedidos de leitores que estão ávidos por usar gelatina como clarificante eu preparei este artigo para vocês! Gelatina é um dos muitos produtos que podem ser usados para clarificação de mostos e digo no plural porque pode ser tanto de mosto cervejeiro, de vinho ou de hidromel que no caso é o que nos interessa.

Mas o que exatamente é a gelatina? A gelatina é apenas uma versão processada de uma proteína estrutural chamada colágeno, que é encontrada em muitos animais, incluindo os seres humanos. Claro que não extraímos colágeno humano para fazer gelatina e sim de vacas e porcos. Ela é uma proteína que confere firmeza e elasticidade a vários tipos de alimentos e saborizada por ser uma sobremesa em si.

Que tipo de gelatina eu quero para clarificar o meu mosto? Não, você não vai usar gelatina com sabor para agregar ao seu mosto, invés disso você vai procurar gelatina sem sabor.

A gelatina é excelente para clarificar mostos carregados de fenóis (compostos que normalmente são sólidos ou cristais dificilmente solúveis), e também é excelente para extrair um pouco do tanino (um tipo de ácido que dá sensação de adstringência, prove chá preto ou banana verde) em mostos muito tânicos. Em mostos que são muito leves ou com muito pouco tanino recomenda-se não usar a gelatina como clarificante.

Deve ser usada a uma taxa de 10-25 gramas/Hl (hectolitro) e use a taxa máxima apenas caso o mosto esteja muito tânico e carregado de partículas ou pectinas.

Modo de preparo:

Dissolva a gelatina em cerca de 25 vezes o seu peso em água: Por exemplo para um mosto de 20 litros usando a taxa mínima de 10gr/hl teríamos teriamos que usar 2gr (regra de 3 simples, ok?) de gelatina e deveríamos dissolver em 25ml de água morna. Tá ok se quiser usar seu microondas para fazer esse processo, ainda vai ajudar a esterelizar. Alguns fabricantes sugerem colocar a gelatina um período em água fria e somente depois esquentar para dissolver por completo, leia o rótulo e siga as instruções do fabricante para o preparo, ele não escreveu lá a toa. Mexa até ter certeza de que está completamente dissolvida.

Adicione um pouco do mosto que vai clarificar na gelatina, depois coloque todo o conteúdo no mosto durante uma trasfega ou se já tiver trasfegado coloque no mosto e mexa vigorosamente para misturar por completo. Aguarde de uma a duas semanas para trasfegar novamente. Nessa altura o mosto já deve estar praticamente limpo.

Pode ser que a gelatina sozinha não seja suficiente, pois diferentes clarificantes agem carregando diferentes partículas. Talvez seja necessário usar outro clarificando após a gelatina ou então abrir uma garrafa de hidromel e ter bastante paciência.

É isso aí, bom trabalho em suas clarificações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

Outros artigos sobre clarificação:



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , , , , ,

11 respostas

  1. MUITO OBRIGADO FELIPE …ABRAÇOS

    Curtir

  2. Bom dia, infelizmente a experiência que eu tive com gelatina não foi muito boa. Não sei o que eu fiz de errado, mas na época fiz a gelatina com uma quantidade de água meio que a olho, não me lembro ao certo mas não foi tanta. No final isso tornou o hidromel aguado, o que me decepcionou e até hoje eu procuro um método meio caseiro de clarificar porque fiquei com um pé atrás com gelatina.

    Curtir

    • Boas José,

      Precisa ver a proporção usada. Se a quantidade de preparado de gelatina foi muito grande proporcionalmente a quantidade de mosto de hidromel a coisa realmente não funciona. Checa isso, mas pode usar tanto a gelatina, clara de ovos e bentonita, ainda tem os clarificantes industriais que todos funcionam bem, só tem que ficar atento à maneira correta de aplicação.

      Abraço

      Curtir

  3. Mexer o mosto vigorosamente não vai oxidar?

    Curtir

  4. Se eu entendi bem, em 20L de mosto eu devo usar apenas 2g de gelatina dissolvida em 25ml de água. Com pesar duas gramas?

    Curtir

  5. Olá Felipe. No caso de hidromel, vc prefere a gelatina ou o biofine? Quais as diferenças?

    Curtir

    • Prefiro o Biofine pois faz
      efeito mais rapidamente.

      Curtir

      • Legal. Em casa, vc prepara a solução como? Estou pensando em pegar água fervida e depois resfriar abaixo de 15°C e fazer a agitação com agitador magnético por uns 30 a 60 min. e depois colocar no hidromel já em temperatura de maturação a 0°C. O que vc recomenda?

        Curtir

  6. Slave Felipe, eu queria saber se você já usou clearmax para clarificar?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: