Iodo como sanitizante.

Iodo diluído e pronto para o combate!

Olá a todos! Tema corriqueiro e grande preocupação para toda pessoa que produz bebidas artesanais e também para os grandes produtores, claro, é a sanitização. Esse item deve ser visto e revisto, e grande parte da atenção no processo de produção tem que ser dedicada a ela, a sanitização pode garantir uma leva de sucesso ou um tremendo fracasso por contaminação com algum tipo de fungo ou bactéria indesejados no seu mosto.

A bastante tempo atrás já falamos aqui no blog sobre limpeza e sanitização (clique aqui para ver o artigo) mas naquele artigo eu não fui muito a fundo na questão dos produtos a serem usados para a sanitização, deixando esse ponto mais pela preferência do leitor. Hoje, e depois de muitos testes, vou falar para você do produto que ando usando atualmente e que cada vez mais pessoas com quem converso sobre o assunto me confirmam sua eficácia: o Iodo!

Vamos conhecer melhor o nosso amigo Iodo?

O iodo (do grego iodes, que significa “violeta”) foi descoberto na França pelo químico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas, é um elemento do grupo dos Halogênios e é o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos do seu grupo. O Iodo é essencial para a saúde humana e sua presença está diretamente ligada ao funcionamento da glândula tireóide.

Brevemente apresentado o nosso amigo, vamos ao que interessa.

O Iodo é amplamente conhecido e usado também por suas propriedades medicinais, ou melhor, de sua capacidade de eliminação de bactérias e fungos, e é exatamente essa parte que nos interessa, pois isso por ter muita utilidade em nosso processo de limpeza e sanitização de tudo o que vai entrar em contato com nosso hidromel.

O Iodo além de ser muito eficiente, pois elimina 99,9% de células contaminantes, pode ser usado com a técnica de borrifar e secar, ou seja, ao contrário dos ácidos ou do cloro que depois de usados precisamos enxaguar muito bem todo o material para ter a mais absoluta certeza de que não ficarão vestígios dos mesmos, o iodo pode ser aplicado após os equipamentos serem lavados com sabão neutro, e isso continua importante, e apenas deixamos secar naturalmente, pois o Iodo irá se vaporizar após um tempinho. Lindo isso não?

Claro que temos que preparar o Iodo antes de usar e isso se dá diluindo o mesmo até termos a proporção de 12,5 ppm (parte por milhão) de Iodo diluídos em água, borrifa-se em toda e quipamento e superfície  que entrará em contato com o seu hidromel e deixe agir por pelo menos dois minutos para ter certeza de que os pequenos e repugnatnes contaminadores foram completamente extintos. Depois é só usar.

Cristais de Iodo

Para calcular a diluição e chegar aos 12,5 ppm basta fazer uma regrinha de três bem simples. E observe que o Iodo (povidine, iodophor) que se vende por aí não é Iodo puro, pelo contrário tem uma pequena quantidade de Iodo puro (normalmente não mais de 2%) e então deve-se levar isso em consideração antes de fazer suas contas, ou seja, em 10ml de Iodophor quanto eu realmente tenho de Iodo? É esse valor que você tem que diluir para chegar aos 12,5 ppm.

Se usado nessa proporção o Iodo não deixa cheiro, sabor e nem interfere na produção do seu hidromel. E também usando da maneira correta não corremos o risco de que bebendo o hidromel estejamos ingerindo uma superdosagem de iodo no nosso organismo, pois ou o mesmo evaporou todo ou então a quantidade que sobrará no hidromel vai ser tão pequena que passará a não ter significância.

Um ponto negativo do uso prolongado do Iodo sobre seus equipamentos é que com o tempo eles tender a ganhar uma coloração levemente alaranjada, mas isso só prejudica esteticamente.

Um ponto imensamente positivo, além dos que já citamos aqui, é que o Iodo é um sanitizando muito mais barato que os normalmente encontrados no mercado.

Eu, particularmente, tenho usado Iodo e desde que comecei a usar não tive mais problemas com contaminação. Recomendo! Mas claro que uma lavagem com sabão neutro, e muito bem feita, não deixa de ser essencial para que o processo de limpeza e sanitização tenha sucesso.

Um abraço e boas fermentações a todos.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis.

 

 



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , ,

15 respostas

  1. Luis, como fazer o calculo?? se o iodophor tem cerca de 2,25% de iodo livre, qual a proporção pra utilizar?? se é partes por milhão, é milhão de q?? grato

    Curtir

    • Boas Christiano,

      Para cada 10 litros você faz a seguinte conta: 10 litros = 10000ml / 1 milhão = 0,01 – 0,01 * 12,5 = 0,125 ml essa é a quantidade de iodo livre que precisa para 10 litros de solução sanitizante. Se o Iodo fosse com concentração de 1% de Iodo Livre você deveria colocar 12,5 ml de Iodo para os 10 litros!

      Curtir

  2. Maravilhoso !! Ontem mesmo já comprei 2 vidrinho de iodo a 2%, além do álcool 90% q tenho em casa, deste vez não vou perder mais nenhuma leva de hidromel. Valeu !!!

    Curtir

  3. Luis. Mas como faço pra medir com tanta precisão 0,125 mls? Ou pior, se eu quiser fazer só 1 litro da solução preciso medir 0,0125mls.

    Abraço, valeu pela dica.

    Curtir

  4. Quando vc diz iodo, vc esta falando de tintura de iodo ? é isso ?

    Curtir

    • Olá Paulo,

      O que conta não é o nome do produto (tintura, povidini, biofor, etc) e sim sua concentração de iodo. Por exemplo, eu uso Biofor como sanitizante, ele contém uma concentração de 2,25% de Iodo, ou seja cada 100ml de Biofor contém 2,25ml de Iodo. É esse iodo puro dentro da mistura que considero quando faço meu cálculo para chegar aos 12,5ppm.

      Curtir

  5. Olá Luis Felipe,

    No caso eu precisaria de 2,5ml de iodo 2% para 1 litro de água, certo ?!

    Curtir

    • Wesley Santos,

      não! com 2,5 ml de Iodo 2% vc faz 4 Litros.

      Curtir

    • Wesley Santos,

      Não, com 2,5 ml de Iodo 2% você faz 4 litros.

      Para ficar mais fácil fazer as contas, pense que Iodo 2% é equivalente a ter 20.000 ppm (partes por milhão).

      Uma outra idéia para ficar mais fácil pegar a dosagem correta, sem ter que fazer em grandes quantidades – Meu AP é pequeno e 4 litros é quase todo o espaço que eu consegui convencer a minha mulher a me deixar usar para fazer hidromel.

      O potinho de Iodo que eu comprei vem 30 ml de Iodo 2%, eu posso diluir isso em 150 ml de água, resultando num potinho de 180 ml ( 150 de água + 30 do primeiro potinho) de solução a 3333,33 ppm (ou 0,003333 %).

      Assim, com 1,5 mls dessa nova solução (que é facil tirar com uma pipeta), eu posso fazer 400 ml.

      Curtir

  6. Usando iodo a 10% ativo preciso diluir em quantos litros de água para conseguir os 12,5ppm?

    Curtir

  7. Dilui 2,5 ml de Riodeine com 1% de iodo ativo em 2 L de água. Pelos meus cálculos atingi a proporção correta (12,5 ppm), mas minha solução final ficou visualmente diferente da imagem do inicio do post (o amarelo da minha solução é muito mais fraco do que a imagem ilustrativa do tópico)…

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: