
Olá pessoal!!! Já faz algumas semanas que não posto nenhum receita de hidromel aqui no blog e já estava na hora! Achei essa na seção de receitas do site StormTheCastle. Esse site para quem gosta de assuntos medievais, rpg e afins é o paraíso, mas é apenas em inglês, e como todo bom site sobre esses assuntos ele contém uma grande seção especialmente feita para os hidroméis! Vale uma visita.
Essa receita tem características muito leves e deve ficar um espetáculo (um petáculo, com diz um amigo) se servido bem geladinho (não congelando!), o aniz estrelado mais o limão e a leveza do mel de flor de laranjeira devem deixar esse hidromel uma coisa!!!
O limão aqui vai dar uma acidez extra que vai deixar esse hidromel com aquele apelo refrescante, e o aniz vai dar profundidade de aroma e apesar da receita ter um alto potencial alcoólico ela vai ficar leve ao paladar.
Ingredientes (para 5 galões ou 18,93 litros):
- 8,16 kgs de mel de flor de laranjeira
- 5 pods de aniz estrelado
- 2 ½ pau de canela
- 2 ½ limões: fatiados (tire o miolo branco, pois é amargo)
- 1 pitada de pimenta do reino
- 4 cravos
- 1/2 baga de baunilha de madagascar (pode ser extrato)
- 4 gramas de nutrientes para leveduras
Preparo:

Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente, e mexa até dissolver completamente o mel. Se quiser sanitizar o seu mel usando a temperatura apenas mantenha o mel a 60°C por 20 minutos.
Mexa vigorosamente seu mosto para que consiga colocar o máximo de oxigênio possível, ajudando assim nossas amigas leveduras. Ou use uma bomba de aquário com pedra difusora, ou oxigênio hospitalar puro ou ainda faça um teste com o uso de azeite de oliva.
Coloque o limão, o aniz estrelado, a pimenta do reino, a canela no mosto, mas lave muito bem todos eles primeiro!
Reidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto.
Adicione metade do nutriente para as leveduras. Lacre seu fermentados da melhor maneira possível
Quando completar 10 dias coloque o restante do nutriente.
Após o final da fermentação primária realize a primeira trasfega e adicione a baunilha e deixe curtir por pelo menos 10 dias, então proceda com as demais trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.
Sugestão: Após colocar a baunilha prove regularmente para que o sabor da mesma não fique exagerado.
Divirta-se!
Um abraço a todos e boas fermentações!
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis
Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!
Hidromel de Chocolate com Pimenta, Hidromel de Limão com Aniz, Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera,Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
Tem um melomel meu em fase de clarificaçao que eu fiz com anis estrelado, canela e pra compor o cítrico eu coloquei maracujá. Até então está ótimo, mas no dia da primeira trásfega, depois de 3 semanas fermentando +-, levei um susto com o aroma do anis estrelado, tinha tomado tudo! Agora ta atenuando e eu já esperava por isso, mas na hora foi uma surpresa hahaha. Acho que essas especiarias, ervas e afins tem que ser utilizadas com muito cuidado, e eu tomaria o mesmo cuidado com o anis que se deve ter ao utilizar o cravo, ambos muito aromáticos.
Luis, boa noite!
Qual seria a levedura recomendada nesse caso? a K47?
Obrigado
Boas Alexandre,
A D-47 é sim uma boa opção!
Abraços!
E ai Luiz … tudo bom ? vc começará a me ver bastante por aqui hehehe
Uma dica que sempre uso para aerar a cerveja antes da levedura … deve gastar pouco .. mas o resultado e excelente … bomba de aquario com pedra difusora de inox ….
Olá Victor!
Venha sempre, pois é sempre bem vindo!
Cara oxigenação no hidromel é um assunto interessante pacas! Eu também usava bomba de aquário com pedra difusora com resultados muito bons, mas mesmo ela não chega a ser suficiente para fornecer todo o oxigênio que a levedura necessita, o IDEAL para fornecer oxigênio no mosto é usar oxigênio puro hospitalar com a pedra difusora, porém, depois de muito pesquisar descobri o método alternativo e que ainda está em experiência em muitos lugares sobre a adição de azeite e nos testes que conduzi até agora os resultados foram excelentes! Diria que até melhor que a pedra difusora. Mas isso é um assunto que rende muito pano pra manga!
Abraço!
Luiz que medida seria (5 pods) de aniz estrelado ? Isso seria pounds (libras) ?
Eu gosto muito de pimenta, mas nao a do reino, ela me faz mal. Sem ela a receita continua boa? Tem dica do que poderia ser substituido por ela? Vlw
A pimenta, no meu ver, entra aqui para dar um toque de vivacidade para esse hidromel, mas acho que ficaria ainda muito bom sem ela.