Hidromel na Irlanda

Hidromel Bunratty – Irlandês

Olá pessoal e bem vindos ao segundo artigo da série que vai falar sobre a tradição do hidromel em alguns países.
Um país onde o hidromel ainda é tradição forte é a Irlanda, pela força da cultura Celta que é fortemente ligada ao hidromel e à cultura da própria Irlanda. O hidromel é muito conhecido no país por toda a sociedade e sua tradição vem de tempos antigos e sempre foi bebido por todos os níveis sociais e principalmente durante ocasiões festivas como feriados nacionais, casamentos e também em reuniões informais.

Aliás a questão do casamento na Irlanda é interessante pois existe uma tradição onde os noivos fazem um brinde com hidromel e dizem aos convidados:

Amigos e parentes, tão afeiçoados e queridos, é nosso maior prazer tê-los aqui.. Quando muito anos a partir deste dia tiverem passado, as melhores lembranças vão sempre perdurar. Então nós bebemos uma taça de hidromel Irlandês a pedimos que Deus abençoe em nossa hora de necessidade.

Os convidados respondem:

Nesse dia especial, nosso desejo para vocês, a bondade dos antigos, o melhor dos novos. Deus abençoe vocês dois que bebem este hidromel, que possa sempre preencher todas as suas necessidades.

Isso demonstra o quanto essa bebida é presente na vida dos Irlandeses.

A Cultura Celta tinha a crença que o hidromel é afrodisíaco, e aumentava a virilidade e a fertilidade. É também creditado ao hidromel o nome “Lua de Mel”, pois nos países do norte da Europa era comum que os recém casados recebessem um suprimeito de hidromel durante o primeiro mês lunar após o casamento. Acreditavam que assim ajudaria na fertilidade do casal e também acreditavam que isso ajudava a mulher dar a luz a um filho homem!

Os Irlandeses gostam muito de tomar o seu hidromel quente  e quando são mais tradicionais em canecas de barro. Isso mesmo! Eles aquecem o hidromel para beber. Claro que dependendo da ocasião eles serves frio mesmo. E não apenas quente mas tem costume de adicionar várias coisas para beber seu hidromel. Seguem algumas sugestões que encontrei em um site deles sobre como servir o seu hidromel aquecido:

  • Apenas aqueça, o calor vai ampliar a doçura e o sabor. Sirva como aperitivo;
  • Adicione canela, ou canela em pau para mexer e sirva em uma caneca, excelente para dias frios;
  • Adicione Rum;
  • Adicione um torrão de açúcar para que se dissolva lentamente, adicione junto com a canela em pau;
  • Adicione fatias finas de laranja.

Tradiçao Irlandesa

Claro que eles também servem seu hidromel frio em algumas ocasiões, e como não é raro o hidromel participar de refeições, nestas normalmente, ele vai a temperatura ambiente ou gelado mesmo. Alguns sugerem, dependendo de qual prato o hidromel vai acompanhar, de que se coloque uma rodela de limão dentro do copo a ser servido. Vai muito bem com aves e peixes.
E como toda boa bebida que se preze o hidromel também tem aplicações em receitas culinárias, no preparo mesmo e não apenas acompanhando os pratos. Marinadas, porco, aves, peixes são exemplos que aceitam muito bem o hidromel na composição.

Os Irlandeses não tem, como os Poloneses, uma classificação própria para seus hidroméis, seguem as tradicionais que usamos frequentemente no blog por exemplo. E comercialmente seus hidromeis são muito poucos, a grande maioria dos consumidos hoje vem importado dos Estados Unidos. Claro, também são produtores artesanais que ajudam a manter viva a tradição.

Pessoal um abraço e boas fermentações a todos!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

Outros posts da série sobre países produtores: Polônia.

Referência: http://suite101.com/a/ways-to-serve-mead-drink-of-irish-kings-a153007

 



Categorias:Hidromel, Países Produtores

Tags:, , , , , , , , ,

2 respostas

  1. A melhor frase : ”Produtores artesanais que ajudam a manter viva a tradição.” Estamos fazendo nossa parte. rs

    Curtir

Trackbacks

  1. Tej – Hidromel da Etiópia | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: