Olá aos leitores que mais fermentam no Brasil!

Vamos tentar algo diferente hoje? E que tal misturar sabores para tentar obter um hidromel bem exótico e muito marcante? Pois é o que essa promete nos trazer. Ela nos lembra alguma receita asiática com frutas tropicais e apimentadas, mas que deve ser uma verdadeira festa de sabores em nossas bocas. A receita de hoje leva como ingredientes principais Manga e pimenta Habanero e a pessoa que criou a receita usou também limão para equilibrar a acidez e ainda usou mel com influência de cravos o que deve ter dado um toque a mais nessa brincadeira exótica.
Se você é leitor aqui do Brasil, nós não temos uma variedade tão grande de méis a nossa disposição mas temos um que é muito famoso e que poderia pegar carona com o uso do limão e entrar com mais aroma para a composição.
Pessoal, acredito mesmo que explorar a mistura de frutas tropicais com outros tipos de sabores, principalmente pimentas e especiarias é muito produtivo para os hidroméis e dessas misturas que podem, a primeira vista, parecer estranhas e sem sentido, pode ser que saia algo muito surpreendente.
Para mudar a quantidade final da receita é só fazer o cálculo proporcional.
Ingredientes para um galão (3,79 litros):
- 1,13 kg de mel de laranjeira
- 1 manga fatiada
- 1 limão
- 1 pimenta Habanero
- 1/4 de sachet deD47
- 4 gramas de nutrientes para leveduras
- água mineral (ou filtrada) suficiente para completar 3,79 litros
Preparo:
Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar (se não sabe sanitizar leia nosso artigo), e mexa até dissolver completamente o mel.

Coloque as fatias de manga, a pimenta Habanero cortada em quatro, cuidado ao trabalhar com esta pimenta, use luvas e se possível óculos, e desejável mascara, pois essa pimenta é forte de verdade. Coloque o limão cortado em oito, mas antes retire a parte do meio do limão pois a mesma amarga a bebida.
Mexa vigorosamente seu mosto para que consiga colocar o máximo de oxigênio possível, ajudando assim nossas amigas leveduras. Se tiver um cilindro de oxigênio hospitalar use-o, pois é o melhor meio de oxigenar o mosto. Também é possível usar um bomba de aquário com pedra difusora. Sanitize bem tudo isso!
Rehidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto.
Adicione 3 gramas do nutriente para as leveduras. Lacre seu fermentados da melhor maneira possível
Abra o fermentador nos dois primeiros dias após o o início do processo e oxigene novamente o mosto, sempre sanitizando muito bem tudo o que vai entrar em contato com o mosto, e lacre muito bem o fermentador após cada processo. Quando completar 10 dias coloque o restante do nutriente.
Após o final da fermentação primária realize as trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.
Aproveite seu néctar!
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis
Receita original: http://www.homebrewtalk.com/f30/habanero-mango-442109/
Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!
Mais receitas no Blog:
Hidromel de Chocolate com Pimenta, Hidromel de Limão com Aniz, Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera,Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
Luis, será que a pectina da manga não vai atrapalhar na clarificação? Ela me parece ter muita fibra.
Boas Luís, falando sobre exótico, vi sobre uma cerveja japonesa chamada bilk (beer + milk) que leva 1/3 de leite, a saccharomicies cerevisae converte a lactose em álcool? Não há subprodutos nocivos? Poderíamos testar com hidromel?