Receita Hidromel de Manga com Pimenta Habanero

Olá aos leitores que mais fermentam no Brasil!

Pimenta Habanero

Vamos tentar algo diferente hoje? E que tal misturar sabores para tentar obter um hidromel bem exótico e muito marcante? Pois é o que essa promete nos trazer. Ela nos lembra alguma receita asiática com frutas tropicais e apimentadas, mas que deve ser uma verdadeira festa de sabores em nossas bocas. A receita de hoje leva como ingredientes principais Manga e pimenta Habanero e a pessoa que criou a receita usou também limão para equilibrar a acidez e ainda usou mel com influência de cravos o que deve ter dado um toque a mais nessa brincadeira exótica.

Se você é leitor aqui do Brasil, nós não temos uma variedade tão grande de méis a nossa disposição mas temos um que é muito famoso e que poderia pegar carona com o uso do limão e entrar com mais aroma para a composição.

Pessoal, acredito mesmo que explorar a mistura de frutas tropicais com outros tipos de sabores, principalmente pimentas e especiarias é muito produtivo para os hidroméis e dessas misturas que podem, a primeira vista, parecer estranhas e sem sentido, pode ser que saia algo muito surpreendente.

Para mudar a quantidade final da receita é só fazer o cálculo proporcional.

Ingredientes para um galão (3,79 litros):

  • 1,13 kg de mel de laranjeira
  • 1 manga fatiada
  • 1 limão
  • 1 pimenta Habanero
  • 1/4 de sachet deD47
  • 4 gramas de nutrientes para leveduras
  • água mineral (ou filtrada) suficiente para completar 3,79 litros

Preparo:

Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar (se não sabe sanitizar leia nosso artigo), e mexa até dissolver completamente o mel.

Manga

Coloque as fatias de manga, a pimenta Habanero cortada em quatro, cuidado ao trabalhar com esta pimenta, use luvas e se possível óculos, e desejável mascara, pois essa pimenta é forte de verdade. Coloque o limão cortado em oito, mas antes retire a parte do meio do limão pois a mesma amarga a bebida.

Mexa vigorosamente seu mosto para que consiga colocar o máximo de oxigênio possível, ajudando assim nossas amigas leveduras. Se tiver um cilindro de oxigênio hospitalar use-o, pois é o melhor meio de oxigenar o mosto. Também é possível usar um bomba de aquário com pedra difusora. Sanitize bem tudo isso!

Rehidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto.

Adicione 3 gramas do nutriente para as leveduras. Lacre seu fermentados da melhor maneira possível

Abra o fermentador nos dois primeiros dias após o o início do processo e oxigene novamente o mosto, sempre sanitizando muito bem tudo o que vai entrar em contato com o mosto, e lacre muito bem o fermentador após cada processo. Quando completar 10 dias coloque o restante do nutriente.

Após o final da fermentação primária realize as trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.

Aproveite seu néctar!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

Receita original: http://www.homebrewtalk.com/f30/habanero-mango-442109/

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas no Blog:

Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Hidromel, Receitas

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,

2 respostas

  1. Luis, será que a pectina da manga não vai atrapalhar na clarificação? Ela me parece ter muita fibra.

    Curtir

  2. Boas Luís, falando sobre exótico, vi sobre uma cerveja japonesa chamada bilk (beer + milk) que leva 1/3 de leite, a saccharomicies cerevisae converte a lactose em álcool? Não há subprodutos nocivos? Poderíamos testar com hidromel?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: