Receita de Hidromel JAOM

Mais uma video receita da Pompeia Hidroméis! Essa receita é um clássico entre os iniciantes do mundo dos hidroméis, pois é muito fácil de fazer e praticamente à prova de falhas. Esse é o JAOM (Joey´s Ancient Orange Mead ou Antigo Hidromel de Laranjas do Joey), Bom proveito e boas fermentações a todos!



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

15 respostas

  1. qual a quantidade de agua para essa receita?
    Grato.

    Curtir

  2. Olá! preparei 10litros de jaom no dia 2 de Novembro, mas nos 2 ultimos dias a fermentação tem me preocupado, as bolhas que tinham intervalos de segundos agora demoram bastante com minutos de intervalo, como eu uso um balde alimentício nao consigo ver se o mosto esta borbulhando, mas antes ate conseguia escutar um ruido parecido com sal de frutas efervescendo, agora nao ouço.
    isso é normal? ou ele está morrendo? posso abrir pra dar uma olhada?
    o unico sinal de produção de gás é o airlock que se mantem suspenso na água, pois eu uso aquele modelo cilindrico, igual o da foto nesse post:

    http://pompeiahidromeis.com/2013/04/15/problemas-na-fermentacao-perdi-meu-hidromel/

    Curtir

    • Boas Rodrigo,

      Essa descrição tem toda característica de fermentador vazando ar! Dá uma vedada melhor nele. Se preciar abrir não tem problema desde que você não chacoalhe o mosto!

      Abraço e boa sorte!
      Luis Felipe

      Curtir

      • Li em algum canto que pra vedar bem esses baldes, voce deve remover o lacre de segurança, sabe me explicar isso?
        por acaso é uma abertura que parece ser destacavel que tem na tampa?

        Curtir

      • Rodrigo,

        Sinceramente nunca tive problemas com a parte que você disse. O que eu faço para vedar melhor é passar filme plástico (estes de cozinha) em volta de toda a tampa do fermentador e o airlock eu selo com cola quente.

        Abração cara!

        Curtir

      • Bom, lacrei as bordas da tampa e o furo do airlock, mas parece que o mosto esta inativo sem ruidos de bolhas e sem atividade no airlock T-T
        demora pra ele retomar as atividades?

        Curtir

      • Rodrigo,

        Na verdade a atividade não deveria ter parado. O problema é que foi muito pouco tempo de fermentação para achar que possa ter terminado… Alguma coisa aconteceu aí e pode ser de repente contaminação do mosto.

        Curtir

      • é então acho que foi isso mesmo, ta paradao, apesar de ter sanitizado tudo com pac200, pode ter sido algo nas laranjas ou nos temperos =/

        curioso que no dia que fiz esse, sobrou um pouco de mel que coloquei numa garrafinha de vidro de 400 ml, e adicionei os mesmo ingredientes em quantidades proporcionais ao volume, improvisei um airlocker com uma luva cirurgica e até agora está fermentando perfeitamente, apresenta várias bolhas como se fosse um refrigerante, e inclusive já começou a ficar dourado e a sujeira ja está descendo.

        Curtir

  3. Olá,
    sou amadora e estou fascinada na fabricação do hidromel, já comprei todos os ingredientes pra fazer esta receita, no entanto surgiu uma duvida:

    Ao final de 3 meses eu vou realizar a primeira trasfega, claro que devo abrir o fermentador para isso, mas o oxigênio que entrar não vai estragar tudo?

    E parabéns pelo site! Tem um ótimo conteúdo e está me ajudando muito a retirar todas as duvidas que tenho, continue assim.

    Curtir

    • Oi Claudia,

      Obrigado pelo elogio e por ser leitora do Pompeiahidromeis!

      Respondendo a sua dúvida: o importante quando abrir o fermentador é não incorporar oxigênio no mosto e isso acontece quando chacoalhamos, fazemos splashs e coisas do tipo. Se você usar uma mangueira e fizer a trasfega com muita calma e devagarzinho não tem perigo nenhum! Ah cuidado com o que vai entrar en contato com o mosto, sanitize muito bem todo o equipamento.

      Qualquer dúvida é só postar!

      Abraço,
      Luis Felipe

      Curtir

  4. Fala Luis Felipe! Tudo bem? Parabens pelo site! você é fera! Muito legal sua iniciativa de ajudar quem está começando!
    Eu fiz meu JAOM e eu só tenho uma dúvida sobre a temperatura! Moro no interior de São Paulo e a cidade é bem quente, no verão as temperaturas variam entre 25 e 35 graus! Coloquei meu JAOM dentro de um armário escuro! O quanto a temperatura vai influenciar no sabor/qualidade deste hidromel?! Sei que para um hidromel mais refinado, temperatura controlada é muito importante, mas para o JAOM, o que pode influenciar? Grande abraço!

    Curtir

  5. Boa noite, esse hidromel fica com que porcentagem alcoólica aproximadamente? Obrigado.

    Curtir

  6. Olá!
    Você ainda tem este vídeo? Teria como republicá-lo?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: