Olá a todos!

Estou escrevendo este post a pedido do leitor Marcio Villela, já que era um dos temas que eu tinha em mente para um próximo post vamos adiantá-lo! Bem recentemente falamos sobre clarificação do hidromel usando bentonita (Clique aqui!) e eu citei neste post e em outros que existem vários agentes clarificantes e dentre eles a clara de ovos.
Na verdade a clara de ovos é um dos agentes clarificantes mais antigos que se tem conhecimento, e ainda hoje é usada na produção de vinho por grandes nomes. Ao contrário da bentonita a clara de ovo é carregada positivamente e ela se une a partículas carregadas negativamente formando uma partícula pesada e indo parar no fundo do seu fermentador.
É na verdade um excelente agente clarificante, não leva muito tempo para agir, não altera o sabor ou o aroma, não deixa resíduos de albumina, se o hidromel contém grandes quantidades de taninos, adquiridos por exemplo com uso de frutas como Framboesa em meloméis, as claras de ovos podem exercer um grande papel em arredondar esse hidromel já que carrega os taninos mais “agressivos” para o fundo do fermentador. Ou seja, após gerar uma certa bagunça espumosa no seu hidromel nasce uma bebida melhor e mais equilibrada.
Outro ponto positivo é a quantidade a ser usada: Apenas meia clara de ovo para cada 20 litros de mosto. Isso mesmo. A quantidade é muito pequena e com meia dúzia de ovos você pode clarificar até 120 litros de mosto. O preparo também ajuda pela simplicidade.
Técnica de uso:
Primeiramente lembre-se de sanitizar maravilhosamente bem todos os utensílios que serão usados durante o processo.
Pegue meia clara de ovo para cada 20 litros de mosto, um pouquinho do próprio mosto a ser clarificado e uma pitadinha de sal (pouquinho mesmo). Mexe tudo até misturar bem, mas cuidado para não transformar a clara de ovo em neve ou o efeito não vai ser o desejável. Coloque no mosto a mistura e mexe bem por cerca de um minuto. A partir de 3 ou 4 dias os efeitos já serão visíveis e a clarificação deve ser total em cerca de quinze dias. Quando chegar ao ponto de clarificação desejado faça uma trasfega tomando cuidado para não passar a clara usada para o novo fermentador. Teoricamente você já poderia engarrafar após essa etapa.
Pessoal, parece um procedimento simples, e é!
Um abraço e boas fermentações a todos!
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis
Outros artigos sobre clarificação:
Boa matéria Luz, sera que técnica ser pra cerveja também. Grato.
Po foi mau é Luiz, kkkkkk
Obrigado Lau,
Sinceramente falando entendo muito pouco de produção de cervejas.
Abraço!
Boa tarde amigo, se importa em tirar uma duvida ? Este seu procedimento em adicionar a clara de ovo é antes de fermentar ,na hora de produzir ou apos a fermentação ?
Após a fermentação secundária, quando você começar as trasfegas para clareamento do mosto.
Muito bom, valeu Luis!!!!!!!!!!!
Valeu Robert!
A albumina isolada teria função equivalente?
Grande Eduardo,
Sinceramente não acredito. A clara é 80% albumina e creio que os 20% restantes façam alguma diferença, dado ainda ver grandes vinículas usando a boa e velha clara de ovos.
Abração!
Valeu Luis!! estou com dois galões no “gatilho” e em um deles farei a experiência, aproveito e pergunto: apenas uma dose ou depois dos quinze dias posso fazer a trasfega e achando que não está de acordo faço outra dose de meia clara?
Grato
Boas Ildo!!!
Usa uma única vez! Clarificantes usados em excesso pode ser ruim para bebida, pois acaba levando mais coisas do que apenas a sujeira!
Abraço!
Mais uma vez obrigado , pronto, nao precisei nem perguntar sobre clarificar com clara , ja me respondeu. rs
A fermentacao tem que ter terminado ? (desidade estavel uns 3 dias) ???
Boas Sr. Tiago!!!
Tem sim que esperar terminar cara! Senão as leveduras vão continuar a fazer bagunça!
Saludos!
Luis Felipe
Muito Obrigado Luiz Felipe. Fiz o experimento com um JAOM que eu ja aguardava uma clarificação natural e o resultado está me animando bastante. Vlw.
Luís,
Para menos que 20 litros (no caso, 3 garrafões de 4l), continuo usando meia-clara, ou tenho que diminuir a quantidade proporcionalmente?
Boas Scotch,
Divide sim. Precisa realmente de bem pouco para clarear sua bebida.
Luís Felipe (xará),
Para menos que 20 litros (no caso, 3 garrafões de 4l), continuo usando meia-clara, ou tenho que diminuir a quantidade proporcionalmente?
Boas Scotch,
Divide sim. Precisa realmente de bem pouco para clarear sua bebida.
Muito bom Luiz, Vlw pelas dicas, otimo blog, continue assim, hehehe
Obrigado meu caro!
Oi. Quantos ml há aproximadamente em meia clara de ovo? Abs
Não faço nem idéia meu caro rsrs
Olá Luiz, estou com algumas dúvidas e se você puder me ajudar com essa dúvidas vai acabar com meu desespero!
Quando devo clarificar o hidromel? Trasfeguei pela primeira vez meu hidromel faz uma semana, e eu provei e senti um amargor, isso é normal? Após a clarificação este sabor sumirá? Eu não reduzi a temperatura do mosto ainda e ele está bem turvo devo reduzir antes de clarifica lo?
Desculpa as muitas perguntas, algumas não se encaixam muito sobre este artigo mas estou um tanto desesperado!!!
Agradeço desde já!!!
Abraços
Clarificação é depois de ter fermentado tudo o que tinha para fermentar.
Amargor pode ser das leveduras ainda em suspensão, depois das trasfegas e clarificação deve sumir.
Pode usar Cold crash sim para auxiliar a clarificação, sem problemas.
colocar metade para 4L,é muito?tem algum problema?
É muito. Cara, clarificante tem que ser usado com cuidado ou ele acaba removendo mais que apenas a sujeira do mosto, leva também compostos aromáticos e de sabor da sua bebida. Use proporcionalmente.
Boa tarde Luiz
Após o uso da clara, continua fazendo as trasfegas ou espera clarificar totalmente?
Obrigafdo!