Olá pessoal!! E seja sempre bem vindos ao Pompeia hidroméis
Já faz um certo tempo que não escrevo receitas de hidroméis antigas e acabei encontrando outra daquelas boas receitas que dá vontade de colocar imediatamente no fermentador! Esta receita é mais uma tirada de um livro chamado “The Closet of the Eminently Learned Sir Kenelme Digby Kt. Opened” publicado em 1669 na Inglaterra e é recheado de receitas de hidroméis, sidras, vinhos, etc. A receita que passo para vocês é uma das muitas do livro onde é descrita como hidromel mas é claramente um Methelgyn, aliás no livro a distinção é muito confusa ou quase nunca observada, apesar de o próprio autor as vezes nomeia algumas das receitas como Methelglyn. Um grande diferencial desta receita é que ela pede por folhas de morando e violeta, sinceramente, não faço ideia do impacto que isso causa no hidromel mas fiquei curioso.
Mas vamos logo para a receita!
Ingredientes:
- 1,14 litros de mel
- 4,55 litros de água
- 1/2 colher fermento
- 1 pedaço de canela em pau
- 1 ramo de alecrim
- 1 noz-moscada inteira
- 6 cravos
- claras de 2 ovos
- 2 ou 3 ramos de lavanda (opcional)
- Gengibre
- 1 punhado folhas de morango e de violetas misturadas
Preparo:
Pegue o mel e mistura com a água mineral e trabalhe bem a mistura por quatro dias quatro vezes ao dia; no quanto dia leve ao fogo e deixe ferver por uma hora e tira bem a espuma; então pegue as claras de ovos, faça uma espuma com elas e coloque no mosto e mexa bem até que as claras flutuem como uma espuma suja e então remova-a toda até que o mosto fique limpo. Pegue então o punhado de folhas de morango e de violetas, junto com o ramo de alecrim e os dois ou três ramos de lavanda e ferva novamente (com estas ervas dentro) por um quarto de hora. Então tire do fogo e quanto estiver frio coloque em um pequeno barril (ou fermentador qualquer no nosso caso), adicione o fermento e deixe fermentar. Quanto estiver fermentado pegue a noz-moscada, fatie, pegue gengibre (o dobro da quantia de noz-moscada), os seis cravos amassados, o pedaço de canela em pau e coloque todos estes ingredientes dentro de um saco de pano e feche bem e está pronto para ser deixado por 15 dias no mosto. Este hidromel dura pelo menos 6 meses e se você quiser o seu hidromel mais forte é só colocar mais mel.
Um abração a todos!!!!
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis
Original em inglês: The Closet of the Eminently Learned Sir Kenelme Digby Kt. Opened. Little Britain. London, 1669
Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Metheglyn de Menta, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha, Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera, Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco, Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
Olá, boa tarde. Me interessei recentemente por Hidromel e essa semana comprei uma garrafa de Hidromel Valkiria seco, mas gostaria de fazer o meu próprio hidromel. Onde eu posso encontrar um airlocker? na internet eu só acho de carros..
Boas Darwin!
Dá uma procurada em lojas de produtos para vinho e cerveja que com certeza você encontrará!
Abraço!
Luis Felipe
Olá
Muito obrigada por vc partilhar conosco suas experiencias e receitas a cerca do hidromel. Estou na internet em busca de receitas de hidromel e ja vi algumas e a sua (que eu achei super interessante) só fiquei com 1 duvida, num outro site disseram para não fervermos o mel para que ele não perca suas qualidades e nutrientes que são importantes na fabricação do hidromel. Essa a receita que vc tirou do livro, manda ferver é isso mesmo ?
O que é morando ?
Paula
Olá Paula!
Eu que agradeço a visita e o comentário.
Antigamente como não haviam os sanitizantes que temos hoje, o método utilizado era a fervura do mosto. Hoje em dia é o produtor quem decide se prefere ferver ou não. Eu, particularmente, não uso fervura, pois acho que o mel realmente perde com isso.
Morando = morango – foi erro de digitação, já está corrigido!
Abraços!
Luis Felipe
Luis, no caso na receita em questão, as 2 claras de ovos já atuam como clarificadoras do mesmo? Ou seja, menos trafegas no hidromel?
Abraços, Eladio Cesar.
Boas Eladio!
Sim no caso dessa receita as claras também são usadas para clarificar. Provavelmente sim, menos trasfegas!
Abraço
Qual o fermento recomendado para essa receita?
Olá André,
Cara o fermento que eles usavam na época é impossível de saber, mas eu usaria o Montrachet ou o PasteurRed da RedStar.
Boa tarde Luis, estive procurando por outro hobby por um tempo, me deparei com o hidromel, estou apaixonado cara, e como tudo que eu faço, gosto de estudar e me aprofundar naquilo, tenho tirado bastante proveito de seu blog e de sua experiencia, quero agradecer pelo seu esforço e dedicação.
PS.: Folhas de morango deve ser para não ocorrer riscos de oxidação ?!
Acredito mais no risco de contaminação do que oxidação no caso de uso de folhas de morango. A oxidação se dá pelo contato do oxigênio com o mosto.
Olá, esse hidromel necessita da fervura realmente? Qual o índice de álcool desse hidromel?
É uma receita histórica e apresentada conforme o original.