Variedades de maças!

Olá a todos!

maçã!

maçã!

Depois de muito procurar e ler sobre produção de Cysers como o do último post, por exemplo, eu me deparei com uma certa necessidade de me informar mais sobre as variedades e principais diferenças entre as maçãs que podemos usar tanto para nossos Cysers, Sidras ou mesmo para alguma eventual adição às suas receitas de hidromel.

Vamos primeiro conversar um pouquinho sobre esse fruto.

A macieira é certamente uma das árvores que a mais tempo é cultivada pelo homem. A macieira é uma árvore da família das Rosáceas e na atualidade são conhecidas centenas de variedades e claro que como toda matéria prima nem todas se prestam para a produção de bebidas alcoólicas e algumas ainda se prestam, claro, a mais um tipo de bebida do que outra. As maçãs vermelhas possuem maior teor de vitaminas e minerais, quando comparadas com as verdes.

Sempre que pensamos em usar maçãs em nossa composição ou mesmo nos aventurarmos a produzir nosso própria Sidra (e eu vou em breve!) é importante tentar usar um blend de diferentes variedades para que possamos ter mais complexidade tanto de aromas, como sabor e ainda oferecer a quantidade correta de açucares para a nossa fermentação. A melhor maneira de produzir um blend que satisfaça as melhores condições para o que pretende é claro que é provar as maçãs individualmente e depois ir fazendo testes em pequenas quantidades até achar a mistura ideal e, então, aumentar em escala.

Principais Variedades:

Golden: Cultivada desde o final do séc. XIX nos EUA e hoje encontrada também aqui no Brasil. É uma maçã de sobremesa, ou seja, contém uma grande quantidade de açúcar, consistente e é extremamente saborosa. É produzida durante todo o ano.
Red Delicious: Suculenta, com ótima quantidade de açúcar. Aroma marcante e adocicado. Começa a ser encontrada mais facilmente, principalmente nos grandes centros.
Gala: Provavelmente uma das maçãs mais encontradas em mercados pelo mundo todo. É resultado do cruzamento da Golden com a Cox-Type, por isso sua coloração rajada. Boa quantidade de açúcar, mas é mais neutra quando se fala em aromas. Facilmente encontrada.
Granny Smith: Maçã verde que é amplamente encontrada no Brasil, tem aroma delicado, mas boa quantidade de acidez o que pode ajudar muito na preparação de mostos mais equilibrados.
Bravo: Maçã verde que pode ter manchas avermelhadas em até 20% da superfície. É bem adocicada, possui um aroma bem refinado e bem característico.
Fuji: É, como rapidamente entrega o nome, uma maçã de origem asiática, rica em aroma e com grande rendimento de sucos. É uma ótima maçã para ser usada como base de um blend, porém é fraca de acidez e aroma, necessitando de outras variedades para complementá-la.



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , , , , , , ,

4 respostas

  1. olá tudo blz ! Olha uma duvida coloquei 02 hidromeis para fermentar um dia 11/09/13 e outro dia 13/09/2013 ai fui verificar hoje dia 26/09/2013 e o nivel de fermentação ja esta bem baixo ou quase paradado ..ja posso começar a fazer as trasfica para a limpeza do hidromel ou tenho de esperar completar 30 dias ? Abraços

    Curtir

    • Boas Hebert,

      A decisão de trasfegar deve ser tomada quando a fermentação praticamente parar, e isso não é visto pela atividade do airlock e sim por medições seguidas com um densímetro, quando a medida estiver parada por alguns dias seguidos então é hora de realizar a trasfega.

      Abraços!

      Curtir

  2. Ola, primeiramente devo te parabeniza-lo pois você é uma das poucas pessoas no Brasil que resolveu colocar receitas de hidromel na internet (receitas precisas), eu queria te perguntar se voce tem algum video aula explicando passo-a-passo como fazer um melomel de mação, se voce tiver tanto de sua autoria ou de outra pessoa, voce poderia passar o link?
    Att Clehones Junior

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: