Bem vindos caros leitores!

Uma receita que novamente mescla fortemente dois conceitos. Espera, na verdade essa receita mistura mesmo duas bebidas. Sidra e hidromel. Ela é elaborada quase que da mesma maneira que se elabora um hidromel normal, mas no lugar da água usa-se suco de maça. Pode criar muita coisa usando maçãs, suco de maçãs ou purê de maçã nos nossos hidromeis.
Quando usamos maçãs temos uma bebida chamada Cyser que é muito difundida na Europa e nos EUA. Vale a pena experimentar suas receitas com maçãs.
Essa receita que trago para vocês é uma receita intensa, com muito aroma, que pode ser guardada por muitos anos para que se aproveite ao máximo o que ela pode nos proporcionar. A maçã com a canela mesclam-se de uma maneira surpreendente e pode depois de um aninho de guarda criar um verdadeiro tesouro em sua adega.
Dica: se for fazer você mesmo o suco de maçã escolha muito bem a matéria prima e se possível misture algumas variedades (uma para sabor, uma para aroma e uma para acidez).
Ingredientes:
-
- 1,36 kg de mel de excelente qualidade.
- 15 gramas de uvas passa.
- suco de maça para completar 5 litros (se o suco for comprado procurar um sem conservantes, pois o este pode matar as leveduras).
- Levedura Lalvin D-47.
- 8 pedaços de canela em pau (Converse com o fornecedor e tente pegar as mais frescas possível).
2 gramas de nutrientes para leveduras.
Preparo:
Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e ao suco de maçãs no fermentador que você sanitizou perfeitamente antes de usar (se não sabe sanitizar leia nosso artigo), e mexa até dissolver completamente o mel.
Coloque também metade da canela. Lave-as antes de colocar para evitar contaminações.
Mexa vigorosamente seu mosto para que consiga colocar o máximo de oxigênio possível, ajudando assim nossas amigas leveduras.
Reidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto.
Adicione metade do nutriente para as leveduras. Lacre seu fermentados da melhor maneira possível
Abra o fermentador nos dois primeiros dias após o o início do processo e oxigene novamente o mosto, sempre sanitizando muito bem tudo o que vai entrar em contato com o mosto, e lacre muito bem o fermentador após cada processo. Quando completar 10 dias coloque o restante do nutriente.
Após o final da fermentação primária realize a primeira trasfega e adicione o restante da canela, prove frequentemente a partir de agora e durante as trasfegas para que o sabor da canela não passe do ponto desejado e siga com as trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis
Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!
Hidromel de Chocolate com Pimenta, Hidromel de Limão com Aniz, Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera,Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
24 comentários em “Cyser com Canela!”