Baunilha

Olá caros leitores!

Baunilha

Se existe uma planta que é usada em um sem número de aplicações culinárias, como essência para perfumes e também em aplicações medicinais essa planta, mas especificamente uma especiaria, essa é a baunilha. A baunilha tem sua aplicação garantida e em muitas vezes essencial no mundo dos hidromeis, prestando grande  ajuda para a produção de metheglyns e também complementando outras receitas, como por exemplo melomeis e bouchets.

Mas vamos começar do começo.

Primeiro devemos saber que a baunilha de verdade não é aquela essência comprada em supermercados para colocar nas nossas sobremesas. A baunilha é na verdade a vagem e a semente de uma espécie de orquídea. Para ser mais específico as orquídeas do gênero Vanilla que são originárias do México e que provavelmente foram levadas para o Velho mundo durante a colonização Européia. Apesar de haver uma grande variedade de orquídeas do gênero Vanilla apenas duas são importantes no nosso caso: V. planifólia e a Vanilla Tahitiensis. Dessas duas a segunda é mais rara e a mais valorizada pois é uma cruza de duas antigas variedades cultivadas pelos Maias. A maior parte da baunilha produzida no mundo é da variedade V. planifolia, conhecida como baunilha “Madagascar-Bourbon”.

Os principais locais de produção da baunilha são a ilha de Madagascar, Comores e Reunião que antigamente eram conhecidas como Ilha Bourbon. São produzidas a partir da V. planifolia levada da América Central. No México também é cultivada, mas em menor quantidade. E finalmente a baunilha produzida no Taiti a partir da Vanilla Tahitiensis que é a mais desejada de todas!

A principal substância que dá o aroma à baunilha é a Vanilina, que foi isolada pela primeira vez por Gobley em 1858 e também de diversos outros compostos menos importantes. A baunilha do Taiti tem menos vanilina mas é muito mais complexa em seus aromas.

A essência de baunilha é comercializada sob duas formas. O verdadeiro extrato de vagens é uma mistura extremamente complexa de várias centenas de compostos distintos. A essência sintética, consistindo basicamente numa solução de vanilina sintética em etanol, é derivada do fenol e é de alta pureza.

Bagas de Baunilha Prontas para uso

Para uso em nossos hidromeis é ideal o uso da vagem in natura, se não for possível pode-se perfeitamente usar o extrato ou a essência, no caso de usar o extrato deve-se tomar muito cuidado com o fato de que o mesmo tem traços oleosos e isso pode refletir na aparência do hidromel depois de pronto. No caso de usar vagem o procedimento mais usado é abrir a baga no meio, com cuidado para não remover as sementes e colocar no seu hidromel assim que fizer as trasfegas para a secundária. MUITO cuidado também para não sobrecarregar o seu hidromel com baunilha, pois a mesma quando usada in natura é potente e pode facilmente deixar o hidromel enjoativo. Aconselho que após colocar a vagem de baunilha no mosto, prove constantemente o mesmo para saber a hora certa de removê-la.

Pessoal espero que esse pequeno artigo sobre baunilha seja de utilidade para vocês, pois acreditem, um toque de baunilha por melhorar em muito a qualidade do seu hidromel, dando muito mais presença mesmo que não seja claramente notável o aroma da baunilha ela preenche espaços!

Boas fermentações a todos.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis



Categorias:Hidromel, Receitas

Tags:, , , , , , , , , ,

3 respostas

  1. Amigo tava querendo um e-mail para entrar em contato com você, teria algum para me passar?

    Att

    Curtir

Trackbacks

  1. Hidromel de Camomila e Baunilha | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: