Receita de Rhodomel

Bem vindos!

Rosa Mosqueta

Um estilo de hidromel que era muito apreciado no período Romano e que hoje volta a ter seu lugar ao sol é o Rhodomel, ou seja, o hidromel que leva pétalas de rosa, ou água de rosa na sua receita. Claro que por ser uma coisa tão delicada e específica não agrada a todos os paladares, mas é o tipo de hidromel que eu gostaria de ter sempre na manga para tomar em um dia mais quente, de uma maneira mais descompromissada ou até mesmo usando esse tipo de hidromel na composição de um coquetel.

Por ser um hidromel delicado tanto no aroma quanto no sabor, devemos primeiramente escolher um mel que se adeque a esse estilo de receita. Não adianta nesse caso escolher o mais intenso mel que encontrar na sua frente. Simplesmente não vai fazer um grande par com o aroma delicado das rosas.

        Ingredientes:

  • 5,9 Kg de mel de excelente qualidade (ou o suficiente para montar um mosto com 1.080 de Gravidade Inicial).
  • 70 gramas de pétalas de rosa mosqueta.
  • 50 gramas de sabugueiro desidratado.
  • 10 gramas de casca de laranjas amargas.
  • 2 colheres de chá de nutrientes para leveduras.
  • Levedura Lalvin 71B-1122
  • Água suficiente para completar 20 litros.

        Preparo:

Aqueça o mel, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador que você sanitizou perfeitamente, e mexa até dissolver completamente o mel.

Adicione as pétalas de rosa, o sabugueiro e as cascas de laranja. Você pode coloca-los em um voil para facilitar a limpeza do hidromel posteriormente. Ou coloque tudo dentro do mosto e depois vá limpando com as trasfegas. Eu ainda tenho uma inclinação em acreditar que os ingredientes estando soltos no mosto agem melhor com o mesmo.

Mexa vigorosamente seu mosto para que consiga colocar o máximo de oxigênio possível, ajudando assim nossas amigas leveduras.

Reidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto.

Adicione metade do nutriente para as leveduras. Lacre seu fermentados da melhor maneira possível

Abra o fermentador nos dois primeiros dias após o o início do processo e oxigene novamente o mosto, sempre sanitizando muito bem tudo o que vai entrar em contato com o mosto, e lacre muito bem o fermentador após cada processo. Quando completar 10 dias coloque o restante do nutriente.

Após o final da fermentação primária realize as trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 

29 thoughts on “Receita de Rhodomel

  1. Cara, deu uma vontade do caramba de tomar este hidromel ! Vou ter q esperar chegar mais mel para tentar prepará-la.

Deixe uma resposta

Theme: Overlay by Kaira Extra Text
Cape Town, South Africa
%d blogueiros gostam disto: