Metheglyn Café, Chocolate e Baunilha

Boas pessoal!

Bagas de Baunilha

Esta receita que trago para vocês é a receita na qual estou baseando um novo hidromel. É uma receita mais ousada, mais complexa e com mais camadas de complexidade, teoricamente mais difícil também mas acho que nada que não possamos manejar com sucesso.

Aqui temos uma série de ingredientes que se complementam e criam uma séria de camadas em sabores e aromas que vão surgindo um após o outro na taça. Ou pelo menos é essa a intenção dessa receita. Escolha seus ingredientes com carinho, procure antes de comprar e dê valor para os mais aromáticos e complexos que possa encontrar.

Aqui mais um vez a baunilha vai fazer o papel de background, preenchendo as lacunas deixadas pelos outros ingredientes e melhorando o aspecto geral da receita. O Café e o Chocolate vão compor sabores e aromas ligados pelos toques de tostados onde, nesse caso, um pode complementar o outro.

Ingredientes:

  •  9,1 kg de mel de excelente qualidade
  • 10 colheres de cacao em pó
  • 10 colheres de café
  • 10 cravos
  • 1 colher de extrato de baunilha
  • 1 baga de baunilha
  • Levedura K1V-1116 (71B-1122 também pode ser usada nesse caso)
  • 10 gramas de nutrientes para leveduras
  • água suficiente para completar 20 litros de mosto

Preparo

Antes de pensar em começar efetivamente limpe e sanitize todo o seu material, superfícies de contato, e áreas de trabalho bem como os utensílios.

Dissolva o mel na água, pode aquecer o mel a até o limite de 60°C se desejar para facilitar o processo de mistura. Coloque os cravos, o café, o chocolate e o extrato de baunilha.

Oxigene muito, mas muito bem o seu mosto.

Oxigene mais um pouco para ter certeza.

Prepare as leveduras com indicado pelo fabricante ou então siga o nosso passo a passo (clique aqui). Coloque a levedura no seu mosto juntamente com 5 gramas dos nutrientes para leveduras. Oxigene nos três primeiros dias e no final da primeira semana adicione metade do nutriente restante e o restante ao final de 15 dias.

Após a fermentação primária faça a trasfega e adiciona a baga de baunilha aberta ao meio no sentido do comprimento. Após adicionar a baunilha tire provas constantes para não correr o risco da baunilha ficar forte demais no seu hidromel.

Proceda com as trasfegas até que esteja clarificado e pronto para engarrafar.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 

31 thoughts on “Metheglyn Café, Chocolate e Baunilha

  1. Luiz, como vai?
    Tive uma experiencia com café e não foi mto boa, o sabor não ficou mto agradavel, pois, utilizei café em pó. esta receita vc usa café em pó tambem?

    1. Boas André,

      Então, eu comprei café em grãos de uma fazenda que ainda o produz a moda antiga. É o mesmo café que eu compro para minha cafeteira Mocca. Apenas dou uma esmagada nos grãos antes de usar.

      Abraços
      Luis Felipe – Pompeia Hidromeis

      1. Eu comprei o cafe melita, regioes brasileiras mogiana espero que fique bom, em 3 semanas chega a levedura 71b da lalvin para eu poder comecar a produção.

    1. Bruno,

      A ideia é essa, se perceber que um ingrediente está no limite ou querendo passar do ponto: RETIRE! Mas o ideal é nem chegar nesse limite, vá controlando e quando estiver no ponto que você quer retira do mosto aquele ingrediente.

      Abraço

  2. Comprei o café Mellita regiões brasileiras mogiana para usar nesta receita, agora tenho que esperar conseguir a levedura para iniciar a fermentação. Torcendo para ficar bom

Deixe uma resposta

Theme: Overlay by Kaira Extra Text
Cape Town, South Africa
%d blogueiros gostam disto: