Receita de Bouchet Cyser!

Olá a todos!

Maçãs Jonathan

Pessoal, vocês já sabem que sou fã do estilo bouchet. Mas o que tenho estudo e me interessado cada vez mais é sobre as adições que podemos fazer em cima do estilo bouchet. Principalmente mesclando estilos e ou adicionando novos ingredientes. A muito pouco tempo atrás coloquei uma dessas receitas aqui no blog (Receita de Hidromel Bouchet com Amora) e continuei a minha busca para aprimorar o estilo. Me deparei nessas buscas por uma receita que mistura o conceito de Bouchet com o conceito Cyser.

Cyser é o estilo que leva maçãs ou suco de maçãs na receita. Aparentemente maçãs e mel são dois indivíduos que podem viver muito bem juntos. E digo mais, tem tudo para fazer as pessoas ao redor delas serem ainda mais felizes. Então porque não dar uma chance a eles?

Vamos a essa nova receita?

Ingredientes:

  • 2,27 Kg de mel de excelente qualidade (não floral, dê preferência para os silvestres de muita personalidade)
  • 4 maçãs (Jonathan de preferência)
  • 3,8 litros de suco de maçã (se comprar pronto procure algum sem conservantes ou pode matar as leveduras)
  • 1 pedaço de 20 cm de canela em pau
  • Noz-moscada a gosto
  • Enzima Pectinase (desejável mas não obrigatório)
  • Nutrientes para leveduras (rico em DAP e vitaminas do complexo B)
  • Água suficiente para completar 10 litros

Preparação:

Primeiro, antes de começar. Limpe, sanitize, limpe de novo e sanitize de novo. Não perca sua leva por descuidar dessa parte tão importante.

Depois, coloque o mel em uma panela, funda, grossa e grande e leve ao fogo alto para caramelizar, coloque junto com esse mel as 4 maçãs cortadas em pedaços pequenos. Livre-se das sementes. Muito cuidado com essa etapa, pois o mel para caramelizar chega a mais de 120°C e uma bolha estourando pode espirrar em você e a queimadura VAI ser feia.

Coloque o suco de maçã no fermentador e dissolva o mel nele. Adicione a noz-moscada, a canela e a enzima pectinase (se usar), e a água.

Prepare as leveduras de acordo com as instruções do fabricante ou siga nosso guia de rehidratação de leveduras (clique aqui).

Adicione também metade dos nutrientes para leveduras, e oxigene muito bem o seu mosto. Lembre-se que oxigenar o mosto é importante para que o início da fermentação ocorra o mais saudável possível.

Feche bem seu fermentador, coloque o airlocker e coloque em um local apropriado para a fermentação.

Após cerca de 10 dias adicione o restante do nutrientes para as leveduras. É importante dividir a adição do nutriente para que quando o nível de nutrientes do seu mosto estiver colocando em risco a felicidade das leveduras você complemente e deixe-as felizes para finalizarem o trabalho delas da melhor maneira possível.

Quando notar que a fermentação primária está terminando, e isto não se faz analisando as bolhas do airlock, e sim quando estas pararem, comece a analisar amostras do seu mosto e se a gravidade se manter estável por cerca de 3 dias ou mais seguidos então a fermentação primária realmente terminou e você está pronto para a primeira trasfega. Depois siga, pacientemente, realizando suas trasfegas até ter seu hidromel limpo e pronto para engarrafar.

Boas Fermentações a todos pessoal!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Hidromel, Receitas

Tags:, , , , , , , , ,

9 respostas

  1. Maravilhoso !!! Mais qual seria o fermento ideal para este hidromel ??

    Curtir

  2. Você vende hidromel também?

    Curtir

  3. Olá, você saberia me informar onde posso comprar enzima pectinase?

    Curtir

  4. Não consegui achar suco de maçã pra comprar, você tem alguma dica de preparo ou receita?

    Curtir

  5. Olá Luis! Se eu quiser fazer apenas 5l dessa receita, basta dividir tudo por 2? Acha que vai bem com mel de eucalipto? Abraço!

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s