Receita de Hidromel de Chocolate!

Hidromel de Chocolate!

Olá a todos! Bem vindos ao blog Pompeia Hidromeis!

Sabem, depois de muito ler e procurar alternativas eu cheguei a uma primeira receita de hidromel de chocolate que tentarei fazer um teste o quanto antes (mais uma para a fila de testes!). Esta receita ficaria com uma boa densidade e intensidade, potência e presença! Porém temos algumas coisas a observar.

Eu já obtive informações que duas dificuldade tem que ser superadas quando se pensa em fazer um hidromel com chocolate na receita. Uma é a questão das gorduras presentes no chocolate e que se em excesso podem prejudicar a aparência e até o paladar. A outra é a questão da limpeza, uma vez que o mesmo demoraria muito para decantar e separar do mosto, fato que leva muitos dos produtores caseiros que tentar colocar chocolate nas receitas acabem por usar extrato de chocolate ao invés do chocolate propriamente dito. Outros ainda debatem sobre o uso do chocolate em barra ralado e o uso do chocolate em pó. É um tema que ainda tem muito estudo e experiências pela frente. Por agora vamos ficar com esta receita. Quem se habilita a fazer a primeira leva??

Ingredientes:

  • 3 colheres de melaço de cana
  • 5 colheres de cacau em pó
  • Aproximadamente 1,5kg de mel
  • água suficiente para 5 litros de mosto
  • Levedura D-47 ou Red Star Pasteur Champagne
  • 3 gramas de nutrientes para leveduras

Preparo

Em uma panela grande, funda e grossa, coloque metade do mel e todo o melaço e deixe em fogo baixo até começar a ferver. Deixe caramelizar até ganhar uma cor mais escura e ficar com aroma de toffee e café, isso deve ser feito de acordo com a sua preferência. Assim que atingir o ponto desejado, coloque o restante do mel e desligue o fogo, isso serve apenas para ajudar a dissolver todo o mel, e assim, facilitar a dissolução do mesmo na água. Coloque todo o mel no seu fermentador e adicione a água dissolvendo tudo muito bem.

Em uma tigela pegue um pouco do mosto mel aquecido coloque um pouco de água e adicione o chocolate, dissolvendo completamente. Coloque o conteúdo da tigela no mosto.

Adicione também as frutas desidratadas de sua escolha. Cerca de 100 gramas no máximo.

Prepare a sua levedura como indica o fabricante ou siga nosso tutorial no blog (clique aqui.). Antes de inocular a levedura oxigene o mosto o máximo que puder e se possível repita este procedimento nos três primeiros dias para manter o nível de oxigênio sempre alto. Isso, nesta fase, favorece e muito a saúde das leveduras. Após o terceiro dia começa a ficar com perigo de oxidar a já pequena quantidade de álcool presente,

Sele bem seu fermentador e assim que a fermentação primária der sinais de que está acabando trasfegue, e realize novas trasfegas frequentemente para evitar acumulo de borra no fundo do fermentador e principalmente evitar a autólise.

Aqui cabe um adendo. Se você quiser assim que sair da primária você pode adicionar um pouco de especiarias para deixar seu hidromel mais complexo! Fica a seu critério e imaginação.

Após o hidromel estar completamente limpo e cristalino passe para as garrafas e armazene até a hora de beber. Lembre-se de que o hidromel melhor muito com o tempo então é prudente esperar pelo menos 6 meses até que fique no ponto!

Se alguém der uma chance para esta receita e quiser compartilhas os resultados o blog está de braços abertos. Boas fermentações a todos!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas:Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Hidromel, Receitas

Tags:, , , , , , , , ,

19 respostas

  1. eu vou nesta tambem.. vu fazer 60 litros 20 de cada receita..
    minha duvida ainda é a mesma qnto a oxigenação com o azeite. se procede da mesma maneira ou coloca as gotas e não oxigena mais.
    Minha experiencia como azeite foi boa e mandarei uma amostra do hidromel trdiciona q foi feito com duas goatas a mais do recomendado.
    em fim. uso 1 sache de levedura para 20 litros tambem? ou tenq ser 4?
    pq segundo esta receita pede 1 de 5 (gramas no caso) para 5 l correto??

    Curtir

  2. Boa tarde Luis, estou procurando referências de medidas para fazer um hidromel que leva chocolate, porem estou querendo usar nibs de cacau, a receita será de 10 litros, você tem alguma experiência com nibs de cacau ?
    Quero deixar o gosto do chocolate bem acentuado, mas longe de amargar.

    Abraço.

    Curtir

Trackbacks

  1. Receita Hidromel de Manga com Pimenta Habanero | Pompeia Hidroméis
  2. Receita de Hidromel de Limão com Aniz Estrelado | Pompeia Hidroméis
  3. Capsicumel – Chocolate com Pimenta | Pompeia Hidroméis
  4. Receita Hidromel Bouchet com Amoras! | Pompeia Hidroméis
  5. Receita de Melomel de Frutas Vermelhas | Pompeia Hidroméis
  6. Receita de Hidromel Fácil – JAOM | Pompeia Hidroméis
  7. Receita Hidromel: Russian Cardamom | Pompeia Hidroméis
  8. Receita Hidromel: Metheglyn Chai | Pompeia Hidroméis
  9. Receita – Sack hidromel de frutas vermelhas | Pompeia Hidroméis
  10. Receita de Hidromel de Abóbora! | Pompeia Hidroméis
  11. Hidromel de Camomila e Baunilha | Pompeia Hidroméis
  12. Receita hidromel tradicional meio-seco – Pompeia Hidroméis
  13. Hidromel BOMM (Bray´s One Month Mead) – Pompeia Hidroméis
  14. Sangue Viking (Viking Blod) – Hidromel de personalidade. – Pompeia Hidroméis
  15. Hidromel Tradicional (Show Mead) com mel de Flor de Laranjeira – Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s