Tipos de Garrafas

Olá a todos!!

Já falamos sobre as rolhas e demais maneiras de fechar sua garrafa de hidromel em um artigo anterior, mas ainda não falamos dos modelos de garrafas existentes.

Claro que as principais garrafas que eu vou usar como referência são os modelos usados para a produção de vinhos, até porque eu vim do meio dos vinhos para o mundos dos hidromeis. As garrafas de vinhos tem seus formatos normalmente nomeados pelas suas regiões onde são mais utilizadas e normalmente tiveram suas origens naquele mesmo lugar. Não se conhece muito a fundo se o formato da garrafa pode ou não influenciar na qualidade do envelhecimento da bebida, mas de modo geral esse aspecto não é levado em consideração.

Vamos dar uma olhada nos modelos assim você pode optar pelo que mais te agrada para usar no seu hidromel:

        Bordalesa (Bourdeaux): possuem corpo reto, com ombros definidos. Podem ser verde escuro, verde claro, marrom ou transparentes no caso de vinhos brancos. É provavelmente o modelo mais utilizado no mundo. É usada, obviamente, em Boudeaux (Bordô), na França e na maioria do chamado “novo mundo” produtor de vinhos. No Brasil a maioria dos hidromeis que eu ví usam esse modelo de garrafa.

        Borgonhesa(Bourgogne): Possuem ombros mais suaves e atenuados, com bojo mais largo. Praticamente todos os vinhos feitos com a uva Pinot Noir são engarrafados com ela. São garrafas muito elegantes, eu particularmente gosto muito. Porém por não serem tão utilizadas fora da região de origem não fica fácil encontrá-las. Cores: Verde escuro, verde claro, marrom e mais raro transparente.

        Champagne: Parecem-se com as garrafas da borgonha, mas tem uma estrutura muito mais reforçadas para aguentar a pressão do gás contido no líquido. Pode aguentar até 5 atm de pressão e é o modelo ideal para você que quer se aventurar com um hidromel espumante. Encontrada nas cores Verde e transparente.

         Francônia: Originárias da Alemanha, são muito usadas também no norte de Portugal na região do Minho para os Vinhos Verdes. Eu particularmente gosto muito desse modelo de garrafas e usaria com prazer nos meus hidromeis, mas é complicada de encontrar. Cores: Verde e transparente.

         Alsácia: Também muito usada na Alemanha e na alsácia-lorena, não possui ombros e são bem compridas. N cores verde, preto, caramelo e azul. É uma garrafa MUITO elegante e também acho um modelo fantástico para hidromeis.

         Vinho do Porto: Modelo muito conhecido e diretamente associado com os vinhos fortificados Porto e Madeira, e em alguns casos Jerez. Não é um modelo tão delicado mas tem o seu charme. Eu pretendo fazer um hidromel fortificado e usar esse modelo de garrafa.

        Bem pessoal, temos ainda as garrafas de cerveja, que também já vi sendo usadas para uso com hidromel e tantos outros formatos. O problema é sempre a continuidade e o preço. A garrafa de cerveja é fácil conseguir, eu apenas acho que no caso do hidromel perderia o charme do uso da rolha. Mas se você não liga para isso vá em frente!

       E mais que os modelos tem também os tamanhos das garrafas:

        WineBottleSizes1          Temos garrafas nos tamanhos:

  • 187,5 ml – 1/4
  • 375 ml – 1/2
  • 750 ml – garrafa
  • 1500 ml Magnum
  • 3000 ml Jeroboão
  • 6000 ml Matusalém
  • 9000 ml Salmanazar
  • 12000 ml Baltazar
  • 15000 ml Nabucodonosor
  • 18000 ml Melchior

Bem pessoa, espero que o artigo ajude vocês a decidir qual o melhor modelo de garrafa para vocês! Um grande abraço a todos e Saúde!!!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , ,

4 respostas

  1. Entao eu gostaria de engarrafar uns 20L , onde posso comprar essas garrafas novas , site ou loja , desde ja obrigado.

    Curtir

  2. Garrafas Alsácia, não acho em lugar nenhum… Conhece algum fornecedor, Luis?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s