Olá e sejam todos novamente bem vindos ao Pompeia Hidromeis.

Hoje vou passar para vocês a receita de um dos meus melomeis preferidos: o fantástico melomel de framboesa.
Tem várias coisas que me atraem nesse fantástico melomel: primeiro a cor, quando jovem a cor é pink, conforme vai envelhecendo vai ganhando tons mais avermelhados, mas é sempre um cor viva e chamativa. Segundo, quando você bebe um melomel de framboesa o equilíbrio entre o aroma adocicado com a adstringência da framboesa é simplesmente fabuloso. Me encanta todas as vezes que eu provo. Envelhece muito bem também.
Vamos dar uma olhada na receita?
Ingredientes:
- 4,5 a 5,5 kgs de mel claro
- Água suficiente para 20 litros
- 6,8 kgs de framboesas negras (pode ser congelada)
- 5 gramas de nutrientes para leveduras
- Leveduras Lalvin 71B-1122
Preparo:
Antes do preparo, congele e descongele as framboesas algumas vezes. Isso ajuda a quebrar as paredes celulares e extrai aromas e cores com maior facilidade.
Sobre a quantidade, se quiser um melomel mais delicado pode tranquilamente diminuir a quantidade de framboesa. A quantidade indicada acima vai produzir um melomel bem intenso, escuro, com adstringência marcante. Você pode reduzir tranquilamente para até uns 3 kgs sem prejuízo algum para a qualidade da bebida. Apenas vai deixa-la mais elegante.
Sanitize todo o seu equipamento e local de trabalho. Sanitize de novo para garantir.
Aqueça o mel para dissolver mais facilmente, se você gosta de sanitizar o mosto usando fervura: vá em frente. Mas como eu já disse inúmeras vezes, eu não costumo fazer isso e nunca tive problemas com contaminações do mel. Dissolva o mel na água. Mexa bastante para conseguir colocar oxigênio no mosto. É importante fazer isso nesta fase lembre-se disso.
Reidrate as leveduras conforme as instruções do fabricante ou siga nosso guia de reidratação de leveduras (clique aqui).
Coloque metade do nutriente de levedura no mosto e em seguida coloque as leveduras rehidratadas no mosto.
Por último coloque as framboesas no mosto, feche bem o fermentador, abasteça seu airlock e lacre tudo.
Dê um jeito de, nos três primeiros dias, colocar oxigênio neste mosto. Chacoalhe, mexa, bata, faça o que quiser, mas oxigene.
Após 10 dias coloque o restante dos nutrientes.
Após a terminar a primária faça uma trasfega e siga normalmente o processo de clareamento do mosto. (dúvidas? clica aqui!)
Eu aconselho a não usar bentonita para clarear este mosto, pois se errar minimamente na medida a bentonita tira um pouco da cor do mosto (experiência própria).
Engarrafa quando estiver completamente limpo e transparente.
Esse melomel vale deixar envelhecer o máximo que conseguirem. Ele amacia e melhora imensamente com o tempo.
Saúde a todos.
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis
Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!
Mais receitas: Hidromel de Chocolate com Pimenta, Hidromel de Limão com Aniz, Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera,Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
Luis
No 6º paragrafo você fala de reidratar a levedura e em seguida fala em colocar a levedura desidratada, não entendi,
no 7º parágrafo você fala de lacrar o mosto para fermentação, mas no 9º parágrafo você diz para acrescentar o restante dos nutrientes, mas para fazer isso terá que abrir o fermentador, e aí entrará ar, entendí certo??
Obrigado
Boas Márcio,
Não entendeu porque eu escrevi errado mesmo! Já está corrigido! Obrigado.
Sobre o 9° parágrafo. Sim, você abre o fermentador e depois lacra novamente, vai sim entrar ar (oxigênio), mas como o mosto está expelindo CO2 em quantidade o oxigênio vai ser rapidamente expulso dali.
Abraços,
Luis Felipe
Eu estava pensando em fazer uma receita de hidromel usando frutas vermelhas, mas só encontrei morango a preço acessível, cereja e mirtillos aqui são absurdamente caros, e groselha e framboesa não tem em lugar algum! Aí me veio na cabeça uma ideia, será que daria certo usar essas geleias de frutas 100% naturais? Sem conservantes ou acidulantes? Encontrei várias no mercado! O ideal acho seria por antes da fermentação, mas como minha fermentação ja esta no 10° dia acho que o quanto antes melhor, pois os açucares da geleia serão fermentáveis, o único problema será calcular a graduação alcoólica a mais.
Mas ainda assim preciso de uma opinião profissional!
Boas Jean,
Se a geleia for mesmo sem nenhum conservante que possa “matar” as leveduras não vejo problema algum em usá-la. E pode mesmo usá-la a qualquer momento do processo.
Para calcular a variação do álcool, tire uma amostra do mosto antes de adicionar a geleia e verifica a Gravidade Específica, adicione a geleia no mosto e veja a Gravidade novamente, adicione a diferença à sua Gravidade Original. Pronto. Só esperar terminar e verificar a Gravidade Final normalmente.
Abraços,
Luis Felipe
Se eu quiser fazer menos para experimentar é só dividir por 3 por exemplo ou muda algo?
Boas Djalma,
Pode dividir proporcionalmente sim!
Abraço
Felipe, o OG e o ABV? 1100 e 13,5?
Isso. *eu sei que a resposta está meio atrasada! Mas estou revisando os comentários e respondendo os que passaram reto!
Posso utilizar polpa de framboesa congelada, se sim, devo manter a mesma proporção em Kg?
Sim, dá para usar, mantém a mesma proporção sim, mas se perceber que os aromas e sabores da fruta estão meio enfraquecidos pelo processo de congelamento, aumenta um pouquinho.