Olá a todos! Bem vindos!

Hoje vamos falar sobre outro ferramenta muito útil para quem produz suas bebidas artesanalmente. Na verdade cabe dizer que essa ferramenta é usada não somente por produtores artesanais, mas também pelos profissionais do mundo das fermentações. Estamos falando do Refratômetro.
O refratômetro serve para medir a quantidade de açúcar presente no mosto. Mas não é essa a funcionalidade do Densímetro, que nós já vimos aqui? É sim, mas o refratômetro faz uma leitura diferente da feita pelo densímetro e usa amostras imensamente menores. Enquanto para usar o densímetro normalmente nos enchemos uma proveta com 250ml do líquido a testar, com o uso do refratômetro nos precisamos de aproximadamente 3 gotas do líquido. Se você parar para pensar que o recomendado é que após o teste com o densímetro o líquido deve ser descartado, imagina a economia!
Como o refratômetro funciona?
Ele faz a leitura da concentração do mosto usando uma unidade chamada BRIX. E a técnica usada é calcular o índice de refração (o quanto a luz desvia em relação ao desvio provocado por água destilada) de uma solução. Esse desvio é causado pelos compostos solúveis presentes no mosto, o que no nosso caso é basicamente açúcar. Como exemplo um mosto com 25 ° BRIX vai ter 25 gramas de açúcar para cada 100 ml de solução.
O refratômetro não necessariamente mede a gravidade específica do mosto. Mas é muito preciso para medir o açúcar antes e depois da fermentação. Existem refratômetros que já vem com as duas escalas (BRIX e GRAVIDADE ESPECÍFICA) lado a lado, o que facilita muito as coisas para nós. Logo coloco para vocês aqui no blog uma escala de conversão entre as duas medidas.
Porém quando for usar o refratômetro após o inicio da fermentação, tem que fazer uma correção da leitura ao converter para Gravidade Específica. Nesse link aqui tem uma calculadora automática para isso. Isso é necessário pois o álcool altera as propriedades do mosto e afeta a leitura da refração do mosto.
A temperatura de leitura é importante, no caso do densímetro precisamos manter o mosto a 20°C para ter uma leitura precisa, alguns refratômetros por outro lado, já fazem automaticamente a compensação da leitura se o mosto estiver entre 10-30°C, o que elimina a necessidade de ficar consultando tabelas de correção, como no caso do densímetro. O refratômetro tem uma precisão de 0,2° BRIX em suas leituras e possui mecanismos para calibração do mesmo caso necessário.
Usando o Refratômetro
Levanta a tampa da extremidade, que normalmente cobre um vidro azul, e coloque sobre esse vidro 3 gotas do mosto do qual deseja obter a leitura.
Feche a tampa de plástico.
Posicione o refratômetro em seu olho e deixe o mesmo contra uma fonte de luz. Você verá na escala dentro do refratômetro a leitura da gravidade do seu mosto.
Normalmente os refratômetros já veem calibrados de fábrica, mas se quiser conferir a calibragem do seu, use três gotas de água destilada e com a chave correta gire o parafuso de calibragem até que a linha de leitura fica no zero.
Contras
A única coisa que poderia ser apontada como contra é que o refratômetro é bem mais caro que um densímetro mas em compensação tem uma precisão bem maior.
Pessoal, espero que o artigo seja útil a vocês. Saúde a todos e grande abraço.
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis
Confira o vídeo sobre o uso do refratômetro:
Achei seus vídeos no youtube e me interessei a fazer Hidromel e melomel. To agindo com alguns amigos pra gente começar a fazer, mas no estilo meio caseirão mesmo, com higiene e tudo mais, só que sem esses equipamentos mais rebuscados né. Vamo ver no que dá! Vlw pelos videos e as receitas!
Olá amigo,
Estou interessado em adquirir um refratometro, e pesquisando no bom e velho e-bay achei uma INFINIDADE e ai surgiram as duvidas!
Qual comprar? Como se usa um refratometro?
Em um densimetro vemos as medidas 1.000 até 1.200 e graças a seu video aprendi como funciona e como calcular o teor alcoolico da bebida! Agora no refratometro existem outras medidas.
Achei basicamente dois modelos um possui duas escalas: Brix % e SG wort, e o outro possui 3 escalas: Brix, Baume e Water
Ai começam as duvidas:
– SG wort não seria a mesma escala do densimetro? Só que ela só vai até 1.120 nao seria pouco caso quisesse fazer um hidromel mais doce?
– O que exatamente é o Brix? Qual a sua finalidade? Para que medi-lo?
– O que exatamente é o Baume? Qual a sua finalidade? Para que medi-lo?
– Qual a função de medir a agua? Suponho que Water é a quantidade de agua na mistura! Se não, qual a funcao?
– Como se calibra um refratometro? O fato dele possuir Compensador Automatico de Temperatura significa que não precisa de nada alem de pingar o liquido na “lente”?
– Qual a função do botao de calibragem?
Bem é isso ai!!! Seu post é bem interessante, mas não foi didatico suficiente para um leigo como eu!!!
Um abraço e parabéns pela iniciativa do blog e do forum!!!
Décio Monte Alegre
Essa alteracao do alcool nas medicoes , caso use apenas OG e FG , seria para mais ou para menos o ABV ?.
Olá Felipe!
Tenho uma dúvida, se puder me ajudar, agradeço.
Durante a medição observei uma diferença de concentração no mosto.
Um dia marcou 18, e no dia seguinte 19 Brix!
Então misturei e homogenizei o mosto (está num fermentador cônico) e então bateu os 17 Brix . Parece que a levedura está mais ativa na na parte superior do fermentador. Essa diferença na concentração de açúcar no mosto é normal?
Se eu for misturar o mosto para realizar cada medição, mesmo no fermentador cônico pode oxidar, certo? Tem alguma sugestão? Obrigado!
Raphael,
Se você usou um refratômetro para fazer a medição lembre-se de que após iniciada a fermentação o alcool muda a refração da luz e isso pode atrapalhar a leitura. Se usou um densímetro de brix então a diferença de temperatura no mosto de um dia para o outro pode ter influenciado. Lembra que quando usamos o densímetro temos que medir também a temperatura para fazer a correção necessária? Densímetro são calibrados para medir a 20 graus Centigrados
Abraço
Bom dia!!
Dúvida Você tem a tabela de conversão do refratometro? Aquela que usamos para medir a densidade depois de iniciada a fermentação? Procurei, procurei e ainda estou na dúvida. Vou fazer o hidromel de estreia amanha hehe.
Pensei em fazer esquentando até 60ºC e isso resulta em outro questionamento. Eu faço isso só com mel ou já com uma quantidade de água?
Do mais, o campeão Iodo vai matar tudo e todos que possam dar trabalho hehe. E vamos que vamos, depois conto a experiência hehehe!
Abraço!!
Prost!!
Boas!
Não tenho essa tabela. Nunca usei o refratômetro após o início da fermentação e acabei que nunca procurei por ela. Sobre aquecer faça com o mel e depois que ele estiver bem líquido adicione a água, assim facilita a mistura. Se desejar mantenha nesta temperatura por 20 min que ajuda a dar uma esterelizada no mosto. Boa sorte com seu hidromel e qualquer dúvida deixa aí que se pudermos ajudar será um prazer!
Boa Tarde!
Dúvida quanto ao refratômetro. Melhor comprar um de 0 a 25 ou seria mais usual o de 0 a 40. Após início da fermentação, posso acompanhar com o mesmo somente fazendo a correção pelo link que você passou, vou ter precisão, ou teria que usar o densímetro.
Grato
0 a 32 é o mais usado para hidromel! O Refratômetro não fica 100% preciso após a fermentação iniciar mesmo com tabela de correção, mas terá uma ideia muuuito próxima da realidade.
Top!!
Obrigado.
Bom dia!
Gostaria de colocar o seu livro no meus site de vendas, http://www.amburana.com, qual o preço que poderia fazer para revender, grato.
oliveira@amburana.com
Te enviando o e-mail agora sobre isso!