Como usar o refratômetro!

Olá a todos! Bem vindos!

Refratômetro

Hoje vamos falar sobre outro ferramenta muito útil para quem produz suas bebidas artesanalmente. Na verdade cabe dizer que essa ferramenta é usada não somente por produtores artesanais, mas também pelos profissionais do mundo das fermentações. Estamos falando do Refratômetro.

O refratômetro serve para medir a quantidade de açúcar presente no mosto. Mas não é essa a funcionalidade do Densímetro, que nós já vimos aqui? É sim, mas o refratômetro faz uma leitura diferente da feita pelo densímetro e usa amostras imensamente menores. Enquanto para usar o densímetro normalmente nos enchemos uma proveta com 250ml do líquido a testar, com o uso do refratômetro nos precisamos de aproximadamente 3 gotas do líquido. Se você parar para pensar que o recomendado é que após o teste com o densímetro o líquido deve ser descartado, imagina a economia!

Como o refratômetro funciona?

Ele faz a leitura da concentração do mosto usando uma unidade chamada BRIX. E a técnica usada é calcular o índice de refração (o quanto a luz desvia em relação ao desvio provocado por água destilada) de uma solução. Esse desvio é causado pelos compostos solúveis presentes no mosto, o que no nosso caso é basicamente açúcar. Como exemplo um mosto com 25 ° BRIX vai ter 25 gramas de açúcar para cada 100 ml de solução.

O refratômetro não necessariamente mede a gravidade específica do mosto. Mas é muito preciso para medir o açúcar antes e depois da fermentação. Existem refratômetros que já vem com as duas escalas (BRIX e GRAVIDADE ESPECÍFICA) lado a lado, o que facilita muito as coisas para nós. Logo coloco para vocês aqui no blog uma escala de conversão entre as duas medidas.

Porém quando for usar o refratômetro após o inicio da fermentação, tem que fazer uma correção da leitura ao converter para Gravidade Específica. Nesse link aqui tem uma calculadora automática para isso. Isso é necessário pois o álcool altera as propriedades do mosto e afeta a leitura da refração do mosto.

A temperatura de leitura é importante, no caso do densímetro precisamos manter o mosto a 20°C para ter uma leitura precisa, alguns refratômetros por outro lado, já fazem automaticamente a compensação da leitura se o mosto estiver entre 10-30°C, o que elimina a necessidade de ficar consultando tabelas de correção, como no caso do densímetro. O refratômetro tem uma precisão de 0,2° BRIX em suas leituras e possui mecanismos para calibração do mesmo caso necessário.

Usando o Refratômetro

Levanta a tampa da extremidade, que normalmente cobre um vidro azul, e coloque sobre esse vidro 3 gotas do mosto do qual deseja obter a leitura.

Feche a tampa de plástico.

Posicione o refratômetro em seu olho e deixe o mesmo contra uma fonte de luz. Você verá na escala dentro do refratômetro a leitura da gravidade do seu mosto.

Normalmente os refratômetros já veem calibrados de fábrica, mas se quiser conferir a calibragem do seu, use três gotas de água destilada e com a chave correta gire o parafuso de calibragem até que a linha de leitura fica no zero.

Contras

A única coisa que poderia ser apontada como contra é que o refratômetro é bem mais caro que um densímetro mas em compensação tem uma precisão bem maior.

Pessoal, espero que o artigo seja útil a vocês. Saúde a todos e grande abraço.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

Confira o vídeo sobre o uso do refratômetro: 

http://www.youtube.com/watch?v=QT-tuReLSmA



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , ,

9 respostas

  1. Achei seus vídeos no youtube e me interessei a fazer Hidromel e melomel. To agindo com alguns amigos pra gente começar a fazer, mas no estilo meio caseirão mesmo, com higiene e tudo mais, só que sem esses equipamentos mais rebuscados né. Vamo ver no que dá! Vlw pelos videos e as receitas!

    Curtir

  2. Olá amigo,

    Estou interessado em adquirir um refratometro, e pesquisando no bom e velho e-bay achei uma INFINIDADE e ai surgiram as duvidas!

    Qual comprar? Como se usa um refratometro?

    Em um densimetro vemos as medidas 1.000 até 1.200 e graças a seu video aprendi como funciona e como calcular o teor alcoolico da bebida! Agora no refratometro existem outras medidas.

    Achei basicamente dois modelos um possui duas escalas: Brix % e SG wort, e o outro possui 3 escalas: Brix, Baume e Water

    Ai começam as duvidas:

    – SG wort não seria a mesma escala do densimetro? Só que ela só vai até 1.120 nao seria pouco caso quisesse fazer um hidromel mais doce?

    – O que exatamente é o Brix? Qual a sua finalidade? Para que medi-lo?

    – O que exatamente é o Baume? Qual a sua finalidade? Para que medi-lo?

    – Qual a função de medir a agua? Suponho que Water é a quantidade de agua na mistura! Se não, qual a funcao?

    – Como se calibra um refratometro? O fato dele possuir Compensador Automatico de Temperatura significa que não precisa de nada alem de pingar o liquido na “lente”?

    – Qual a função do botao de calibragem?

    Bem é isso ai!!! Seu post é bem interessante, mas não foi didatico suficiente para um leigo como eu!!!

    Um abraço e parabéns pela iniciativa do blog e do forum!!!

    Décio Monte Alegre

    Curtir

  3. Essa alteracao do alcool nas medicoes , caso use apenas OG e FG , seria para mais ou para menos o ABV ?.

    Curtir

  4. Olá Felipe!

    Tenho uma dúvida, se puder me ajudar, agradeço.
    Durante a medição observei uma diferença de concentração no mosto.

    Um dia marcou 18, e no dia seguinte 19 Brix!
    Então misturei e homogenizei o mosto (está num fermentador cônico) e então bateu os 17 Brix . Parece que a levedura está mais ativa na na parte superior do fermentador. Essa diferença na concentração de açúcar no mosto é normal?

    Se eu for misturar o mosto para realizar cada medição, mesmo no fermentador cônico pode oxidar, certo? Tem alguma sugestão? Obrigado!

    Curtir

    • Raphael,

      Se você usou um refratômetro para fazer a medição lembre-se de que após iniciada a fermentação o alcool muda a refração da luz e isso pode atrapalhar a leitura. Se usou um densímetro de brix então a diferença de temperatura no mosto de um dia para o outro pode ter influenciado. Lembra que quando usamos o densímetro temos que medir também a temperatura para fazer a correção necessária? Densímetro são calibrados para medir a 20 graus Centigrados

      Abraço

      Curtir

  5. Bom dia!!
    Dúvida Você tem a tabela de conversão do refratometro? Aquela que usamos para medir a densidade depois de iniciada a fermentação? Procurei, procurei e ainda estou na dúvida. Vou fazer o hidromel de estreia amanha hehe.
    Pensei em fazer esquentando até 60ºC e isso resulta em outro questionamento. Eu faço isso só com mel ou já com uma quantidade de água?
    Do mais, o campeão Iodo vai matar tudo e todos que possam dar trabalho hehe. E vamos que vamos, depois conto a experiência hehehe!
    Abraço!!
    Prost!!

    Curtir

    • Boas!

      Não tenho essa tabela. Nunca usei o refratômetro após o início da fermentação e acabei que nunca procurei por ela. Sobre aquecer faça com o mel e depois que ele estiver bem líquido adicione a água, assim facilita a mistura. Se desejar mantenha nesta temperatura por 20 min que ajuda a dar uma esterelizada no mosto. Boa sorte com seu hidromel e qualquer dúvida deixa aí que se pudermos ajudar será um prazer!

      Curtir

  6. Boa Tarde!

    Dúvida quanto ao refratômetro. Melhor comprar um de 0 a 25 ou seria mais usual o de 0 a 40. Após início da fermentação, posso acompanhar com o mesmo somente fazendo a correção pelo link que você passou, vou ter precisão, ou teria que usar o densímetro.
    Grato

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s