Receita de Hidromel com Pimenta ou Receita de Capsicumel

No último artigo que escrevi para vocês eu falei sobre como fazer um capsicumel, ou seja, um hidromel com pimenta. E prometi também apresentar uma receita de capsicumel para vocês. Aqui está.

Esta é na verdade uma variação de uma receita que encontrei em um forum estrangeiro e que adaptei apenas as pimentas pois não se encontravam as solicitadas aqui no Brasil. Vale a pena, aliás, dar uma olhada no artigo se você ainda não leu, pois vai te dar uma base mais sólida para trabalhar com esta receita.

Capsicumel por ser rico, complexo e surpreendente. Dê uma chance a ele em uma receita de teste pelo menos e surpreenda-se. Crie, pensa no seu Capsicumel seco, meio seco e doce, viage.

Segue a receita:

Ingredientes:

  • 6,8 kgs de Mel
  • 5 Pimentas Dedo-de-Moça (fatiadas, sementes e cabinhos removidos)
  • 5 Pimentas Jalapeño (fatiadas, sementes e cabinhos removidos)
  • 6 gramas de nutrientes para leveduras
  • Levedura Lalvin K1-V1116
  • água suficiente para completar 20 litros (mineral de preferência)

Preparo:

Como sempre, limpe, sanitize completamente todo o equipamento e superfícies de contato de tudo que usará para preparar seu mosto. Dúvidas para sanitização: Clique aqui.

Aqueça o mel para facilitar a mistura com a água. Se quiser faça a pasteurização do seu mel nesse ponto da receita. Lembre-se que isso é totalmente opcional, eu por exemplo não faço. Misture o mel com a água, coloque as pimentas, e prepare as leveduras conforme indicado pelo fabricante ou siga nosso guia de reidratação de leveduras: clique aqui.Agite o seu mosto para colocar oxigênio no mesmo.

Adicione também metade do nutriente para leveduras. Feche seu fermentador e instale seu Airlock.

Nos três primeiros dias , agite o mosto para oxigenar.

Após uma semana coloque o restante do nutriente. A partir de uma semana também é legal monitorar o sensação de ardor das pimentas. Fique de olho e se ameaçar ficar forte faça uma trasfega e remova a pimenta antes que seja tarde.

Outra coisa importante é a ideia de usar mais uma variedade de pimenta para elaborar a receita. Isso não vai deixar mais ou menos forte, vai deixar tão forte quanto a pimenta mais forte usada no mosto, mas vai adicionar complexidade de sabor e aroma ao seu hidromel. O ideal, acredito, é ganhar conhecimento sobre as variedades de pimenta e depois montar o seu mix ideal.

Espero que gostem da receita pessoal. Saúde a todos!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOMMelomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Metheglyn de Menta, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha, Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera, Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco, Melomel de LaranjaHidromel Tradicional 

28 thoughts on “Receita de Hidromel com Pimenta ou Receita de Capsicumel

Deixe uma resposta

Theme: Overlay by Kaira Extra Text
Cape Town, South Africa
%d blogueiros gostam disto: