
- 7,2 kg de mel (florada predominante: laranjeira)
- Tiras das cascas de 16 laranjas (remova todo o branco para evitar amargor)
- 2 litros de suco de laranjas
- água suficiente para completar 20 litros
- 3 sachets Levedura Lalvin K1-V1116 se quiser mais aromático ou RedStar Premier Blanc se quiser um perfil mais neutro
Preparo:
Sanitize seu equipamento. Sanitize de novo para ter certeza. Se não sabe se ficou bom confira nosso artigo sobre sanitização.
Aqueça o mel em uma panela grande. Aqui pode seguir usando o processo de fervura do mel como método de sanitização do mesmo. Lembre-se que sempre digo aqui que isso é opcional. Faço sempre se fervura e nunca tive problemas. Dissolva o mel na água. Garanta que tenha dissolvido por completo.
Prepare as leveduras conforme as instruções do fabricante ou siga nosso atigo sobre reidratação de leveduras. Adicione as leveduras ao mosto, feche bem o fermentador, adicione o airlock e coloque em um local fresco ao abrigo da luz e odores fortes.
Após o final da fermentação primária, trasfegue e adicione as cascas de laranja e o suco. Deixe por 15 dias e prossiga normalmente com as trasfegas e o engarrafamento.
O processo todo de produção deste melomel não deve ser maior que dois meses e elle pode ser bebido jovem!
Bom proveito e saúde a todos.
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis
Problemas na fermentação do hidromel? Veja diferentes problemas e as soluções para seu hidromel!
Mais receitas: Hidromel de Chocolate com Pimenta, Hidromel de Limão com Aniz, Hidromel Tradicional Suave, Receita Hidromel Fácil JAOM, Melomel de Goiaba, Hidromel Medieval VII, Sack Hidromel, Cyser com Canela, Receita Rhodomel, Metheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de Chocolate, Hidromel Bouchet com Amora, Melomel de Pera,Vanilla Hidromel, Melomel de Framboesa, Melomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com Pimenta, Melomel de Laranja, Hidromel Tradicional
Confesso que não conhecia hidromel/melomel, achei interessantíssimo! O seu blog é muito explicativo, parabéns! Gostaria de saber onde posso encontrar leveduras para comprar em SP, quem sabe eu não me aventure nesta receita!
Comecei um blog de receitas a pouco tempo, adoraria receber sua visita/opinião http://mariamestrecuca.wordpress.com/
Maria Sônia
Luiz, e ao fim, ele fica doce, semi, seco? qual seria o resultado no paladar, apesar de jovem?
Boas!!
Fica sequinho, floral e aromático!
Abraços,
Luis Felipe
Muito legal teu blog. Faço cerveja em casa e sempre tive curiosidade quanto ao mead (sim, por causa dos filmes…hehehe).
Bom, como nunca provei, tenho uma curiosidade; o melomel de laranja parece ser gaseificado. Todos ficam assim? Mesmo com tantas trasfegas?
Boas Alvaro,
Primeiramente obrigado pelo elogio e parabéns pelas cervas!
Esse eu deixar finalizar a fermentação na garrafa, por isso ele incorporou um pouquinho do CO2. Mas normalmente eles terminam sem gás.
Abraços!
Como primeira produçao. o que achas de seguir a tua receita e na hora de engarrafar colocar um pouco de açucar de primming, como fazemos com cerveja, para deixar com gás? Gostou do teu com gás?
Abraço
Eu adorei! Combinou muito com o hidromel tradicional do jeito que foi feito!!! Acho uma boa idéia, só cuidado com a quantidade de açúcar!
Abraços!
Hola Luis, sé que en el melomel el zumo de frutas suele añadirse tras la fermentación primaria, pero, ¿qué opinas sobre añadir el zumo de naranja al mosto a fermentar, es decir, al principio? ¿Obtendríamos una bebida muy diferente?
Hola Rafa!!
Si seria diferente pero no tanto así! Hay algunas frutas que se quedan mejotr se las pone en el principio de la fermentación, por ejemplo la frutilla. Para ganar en complejidad puedes añadir una parte al mosto a fermentar y otra después de la primaria.
Salu2!
Olá!
Fiquei com uma dúvida…
faço a preparação do mosto sem as laranjas? só água, mel e a levedura?
ai na trasfega da primeira fermentação adiciono o suco de laranja e as cascas?
é isso mesmo?!
Exatamente Julio, claro que você também pode experimentar e alternar a colocação das cascas e do suco e isso vai mudar o perfil da bebida. Aqui coloquei a receita do jeito que tinha feito.
Abraço
Olá. Quantas gramas de Lalvin K1 utilizaria nessa receita? Estou interessado em fazer a mesma…
Olá Eduardo.
Nesse artigo ensino a calcular com precisão a quantidade de leveduras a serem utilizadas: http://pompeiahidromeis.com.br/2014/02/12/como-preparar-um-starter-de-qualidade/
Abraços!
Como adaptar esta receita para 5 litros ?
Proporcionalmente
Luís, me dê uma luz! A laranja que você usou foi qual? Laranja pêra, serra d’agua, bahia? Valeu!!!
Opa, achei umas informações legais sobre laranjas!!
http://www.citricolalucato.com.br/p/laranjas.aspx
Qual a OG e a FG pra essa receita.
Uma Carbonatação com prime fica boa ou e melhor forçar?
Forçada. Ou elabora um hidromel usando o método champenoise com essa receita de base. Ai seria a melhor maneira.
Bom dia. Fiz essa receita, o sabor está bom, parece não ter ocorrido nenhum problema de fermentação, mas ele está muito “opaco”, fiz ele há 4 meses, já coloquei biofine 3 vezes, mas não parece ter feito diferença. É normal ele demorar a clarear?
Felipe,
As vezes o que acontece é que temos clarificantes que trabalham com uma carga elétrica específica. Biofine, se não me engano é de carga elétrica positiva e provavelmente tudo o que está em suspensão no seu mosto também é. Por isso a dificuldade em clarificar, ao invés de aglutinar no que está suspenso ele está repelindo. Sugiro fazer uma aplicação de Bentonita para ver se resolve, já que ela é de carga elétrica negativa.