Receita Melomel de Amora (Hidromel com Amora)

Sou um grande fã de melomeis e dentre eles os de Amora e Framboesa são os que mais gosto. O de amora pela elegância que a coisa toda fica e o de framboesa pela adstringência e perfume extremamente marcantes. Mas é inegável que as frutas formam um par e tanto com os hidromeis! A receita original deste posto havia sido encontrada em um site americano, mas passou por adaptações e evoluções através do tempo. Deixo ela como uma receita para iniciantes mas também com as indicações para quem já conhece mais o procedimento correto.

A receita abaixo vai terminar bem seca. E pela quantia de amoras usadas acredito que vá ficar um cor entre o rosa escuro e o vermelho e com um aroma de encher o nariz.

Segue a receita.

Essa receita foi elaborada para quem ainda não tem todo o equipamento para produzir o hidromel, principalmente o densímetro e irá trabalhar os processos de maneira mais intuitiva. Se tiver densímetro a densidade inicial devera ser de 1.080 e o controle do final da fermentação deverá ser feito usando o densímetro para saber quando realmente acabou de fermentar.

Então vamos aos ingredientes para uma leva de 20 litros:

  • 7 kgs de um mel de excelente qualidade e água para completar 20 litros;
  • 4 kgs de amoras (escolha a variedade que mais te agrada e que estejam bem maduras);
  • 4 saches de levedura Lalvin D-47, facilmente encontrada em lojas virtuais;
  • 8 gramas de nutrientes para levedura, facilmente encontrada em lojas virtuais;

Modo de preparo

Em um ambiente bem limpo , mistura a água e o mel em um balde fermentador – se o mel estiver cristalizado, aqueça em banho-maria para que volte ao estado líquido, mas não deixe esquentar muito, até uns 40 graus no máximo – até que tenha diluído por completo, então mexa bem com a colher grande atóxica.

Adicione as amoras no mosto. Estas podem ser adicionadas inteiras. Congele e descongele ela duas vezes para que a parede celular da mesma seja danificada e assim os aromas, sabores e demais compostos sejam mais facilmente transferidos para nosso hidromel.

Agora é hora de adicionar as leveduras, lembre-se de seguir o procedimento correto de reidratação das leveduras (veja aqui).

Adicione 3,2 gramas de nutrientes no mosto. Basta diluir em água sanitizada e adicionar. Guarde o restante do nutriente.

Feche seu fermentador e use um airlock para garantir uma saída do CO2 gerado pela .

Com o mel diluído na água, os nutrientes e leveduras corretamente adicionados, a fermentação iniciará.

No segundo dia, usando uma colher grande e devidamente sanitizada, movimente o mosto com movimentos circulares para remover o CO2, isso deve ser feito duas vezes durante o dia e feito com cuidado, lentamente, pois como temos uma enorme quantidade de CO2 dentro do mosto existe a chance de a efervescência fazer derramar hidromel, principalmente em receitas com frutas como esta. Após, adicione mais 1,6 gramas de nutriente.

Sempre que abrir o fermentador e perceber que as frutas estão todas na superfície do mosto, formando um chapéu, empurre-as para baixo para que haja uma melhor extração de cor, aromas e sabores e para que não ressequem e possam virar fontes de contaminações.

Repita o processo de remoção do CO2 até o quinto dia, duas vezes por dia.

Quando estiver no 6º dia, remova novamente o CO2 e adicione mais 1,6 gramas de nutrientes. Remova o CO2 mais dois dias, até o 8º dia e depois pare.

Remova novamente o CO2 no 12º e depois não mexa mais no mosto, pois isso pode causar problemas  em relação ao contato com o oxigênio que levará a oxidações ou ainda contaminações.

Quando você perceber que não há mais nenhuma atividade fermentativa (sem bolha no airlock, e sem nenhuma efervescência no mosto) por mais de 5 dias, espere mais 3 dias e então faça a primeira trasfega. Quanto fizer isso cuidado com o contato com o oxigênio e deixe o máximo de sedimentos para trás, haverá uma camada de lama no fundo do fermentador e queremos que essa fique para trás para ser descartada.

Se após a primeira trasfega achar que a presença da amora ficou muito fraca, pode adicionar mais um pouco de fruta agora para a maturação. Mas isso é uma opção que o produtor deve tomar pensando sempre no equilíbrio do hidromel e as amoras devem ser removidas na próxima trasfega.

Assim que acumular mais uma camada de levedura no fundo do novo fermentador você fará uma nova trasfega e repetirá isso até que não haja mais nenhuma turbidez no seu hidromel. Isso pode levar meses a fio para ser bem-feito . Com sorte a limpeza acontece em cerca de 3 meses mas é um processo irregular, então cada hidromel terá um tempo de clarificação.

Após a clarificação estar completa é hora de e deixar seu hidromel maturar  pelo tempo que desejar.

E temos mais uma receita de hidromel.

Essa receita irá resultar em um hidromel meio seco, se desejar converter essa receita em um hidromel suave (doce), basta aumentar a quantidade de mel para 9kgs (ou densidade de 1.120) e substituir a levedura sugerida pela Lalvin D-47 que ela deverá terminar a fermentação sem consumir todos os açúcares.

Duas receitas em uma!

Aproveitem! Saúde a todos.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 

5 thoughts on “Receita Melomel de Amora (Hidromel com Amora)

  1. Diferente da receita do bouchet, você utilizou as amoras somente na secundária nesse melomel, por acaso não seria mais interessante dividir as amoras e usar uma parte na primária ou o resultado dessa receita já está agradável?

  2. Quanto de água você colocou na mistura , sei que parece óbvio mas não consegui ver

Deixe uma resposta

Theme: Overlay by Kaira Extra Text
Cape Town, South Africa
%d blogueiros gostam disto: