As Rolhas ou Maneiras de lacrar seu hidromel

Olá a todos e bem vindos novamente ao Pompeia Hidromeis.

Normalmente este é um dos últimos pensados e usados por quem produz hidromel, mas sua importância é tão grande que não tem como não aprofundar-se no assunto. Hoje falaremos das Rolhas e outras alternativas para lacrar sua garrafa de hidromel.

Rolhas são a maneira mais tradicional de fechar garrafas e são para esse fim, muito eficientes. Porém hoje em dia existem materiais alternativos que tem se mostrado muito eficientes e que podem substituir as rolhas de cortiça nas bebidas que não exigem grandes períodos de envelhecimentos. São eles: Rolhas Sintéticas, Screw Caps e VinoLok.

Existe ainda quem goste de armazenam seus hidromel em garrafas de cerveja e para isso usam as tampas clássicas destas garrafas. Eu, particularmente, não gosto, pois acho que perde um pouco do “charme” da coisa toda. Mas se você não se importa com isso e já tem todo o material vá em frente. Apenas note que não tenho conhecimentos para dizer a durabilidade da bebida usando esse material.

     Vamos começar com a tradicional Rolha de Cortiça:

      A cortiça, material da rolha, é extraida da casca do Sobreiro e esta árvore tem uma fantástica faculdade de renovar sua casca de tempos em tempos. A cortiça é conhecida desde a antiguidade e existem registros de seu uso em 3000 a.C., em Éfeso foi encontrada a primeira evidência da parceria do vinho e da rolha de cortiça: Uma ânfora datada do séc: I a.C. foi achada fechada com uma rolha de cortiça e por incrível que pareça ainda tinha vinho dentro dela. Também foi citado na obra de Plínio, O Velho: História Natural. Na cidade de Pompeia, engolida por um vulcão no primeiro século da era cristã, foram encontradas mais ânforas fechadas com rolhas de cortiça. Porém depois de plantada o primeiro corte em um sobreiro ocorrerá com mais de 25 anos de idade e após o primeiro corte outros se darão de 9 em 9 anos.

Como visto acima, é mais que natural pensarmos em rolhas de cortiça quando falamos em fechar nossas garrafas. As rolhas de cortiça levam um tempo muito prolongado para apodrecer, são maleáveis, podem e devem ser comprimidas para serem colocadas no gargalo da garrafa, o que praticamente impossibilita a entrada de oxigênio e com isso a oxidação do hidromel e por fim são encontradas com facilidade para compra no formato e tamanho desejado, dando muita flexibilidade na hora de escolher a garrafa para seu hidromel.

A rolha de cortiça natural pode vir: maciça, aglomerada ou ainda a mistura das duas, corpo de aglomerada com um ou dois discos de cortiça maciça colados na ponta da rolha.

O único ponto negativo no uso da rolha de cortiça é o TCA (TriCloroAnisol) um tipo de mofo que pode se desenvolver na rolha e que quando é transmitido para a bebida a deixa com aroma de “rolhada”. Isso é conhecido no mundo do vinho como bouchonnè. Estima-se que cerca de 1 a cada 100 garrafas possa conter o TCA.

Não é necessariamente a mais barata das opções, porém a mais tradicional.

     Rolhas Sintéticas

Vistas com desprezo pelos mais tradicionalistas essas rolhas surgiram da necessidade de fechar mais de 30 BILHÕES de garrafas todos os anos. O que é impraticável usando apenas rolhas de cortiça pelo tempo que o sombreiro leva para reestabelecer sua casca.

As rolhas sintéticas agregam materiais de alta tecnologia e tem aspecto visual muito parecidos com as rolhas naturais. São feitas prativamente de plásticos, algumas inclusive são porosas para permitir uma microoxigenação na bebida. Podem ser coloridas.

     Como é um material ainda novo no mercado, principalmente se comparado com a cortila natural, ainda estudam-se suas limitações, mas tem sido usadas com muito sucesso em bebidas que serão abertas em cerca de 4 anos. Para maiores tempos de guarda os produtores ainda estão usando a tradicional de cortiça. São usadas com maior frequência em países do novo mundo (EUA, Africa do Sul, Austrália, Nova Zelândia, etc).

      Screw Cap

Essa é a famosa gira e abre. Tampa metálica com uma uma saia comprida para lembrar os encapsulamentos usados nas garrafas de vinho. Feita de metal e lacrada no ato da colocação, tem no inteirior da tampa, a parte que fica em contato com a boca da garrafa, uma camada de plástico, borracha, cortiça ou material similar para ajudar a lacrara a garrafa. Como nas rolhas sintéticas funciona bem para bebidas que não terão longa guarda e afasta os românticos.

      VinoLok

      Este é a última novidade em como fechar a sua garrafa. Surgiu da idéia de ter uma material 100% neutro e que de maneira alguma envelhecesse, estragasse ou alterasse a bebida dentro da garrafa. É feita de vidro com uma pequena película de borracha para lacrar por completo. A VinoLok é reciclável, e faz click com inserida na garrafa. Além de que é bem elegante para ser usada. Já imaginou seu hidromel com uma dessas?

Ah, claro, é a mais cara de todas.

Como vocês viram opçoes não faltam, e o que precisa mesmo é que a garrafa tenha uma fechamento perfeito para evitar perdas desnecessárias, não é mesmo? Espero que este artigo ajude vocês! Boa diversão e saúde a todos.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

Artigos relacionados:

– Arrolhadores
– Escolhendo a Rolha Certa



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , , ,

9 respostas

  1. Cara, comprei rolha sintéticas cônicas achando que seria mais fácil de colocar pelo seu formato. Porém chega no finalzinho (mais largo por ser cônico) e ela não entra de jeito nenhum !!! Minha primeiras garrafas terão que ficar com o um pedacinho da rola pra fora mesmo…pelo menos da pra ver que ta bem vedado.

    Curtir

  2. Como achar vinolok para a compra? Entrei no site deles, mas não achei opção… Grato!

    Curtir

Trackbacks

  1. Arrolhadores | Pompeia Hidromeis
  2. Arrolhadores | Pompeia Hidroméis
  3. Como escolher a rolha certa! | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s