Receita de Hidromel Medieval V

      Olá a todos!!! Hoje o blog Pompeia Hidromeis dá sequência as receitas de hidromeis muito antigos para vocês! Achei mais uma receita interessante dentro do livro do Mr  Kenelme Digby! Essa leva limão e ervas aromáticas na receita o que pode abrir horizontes para os mais aventureiros!!
     Ingredientes:

  • 37,85 litros de água de boa qualidade
  • 5,68 litros de mel
  • Pele de limão
  • Uma mão cheia de Alecrim
  • Uma mão cheia de Louro (folhas)

     Preparo:

     Misture a água de boa qualidade com o mel e leve para ferver por meia hora, e remova toda a espuma que se formar; então coloque uma mão cheia de alecrim e de folhas de louro; também um pequeno pedaço de pele de limão. Ferva mais meia hora depois disso, tire do fogo e coloque em um recipientes limpo e quando estiver frio feche juntamente com o fermento exatamente como faria com a cerveja*. Assim que começar a fermentar coloque no fermentador e feche bem, em três dias você pode engarrafá-lo e em 10 dias estará pronto para beber.

      * Cerveja era comum como referência, visto que era a bebida mais produzida na Europa para o consumo geral.

      Original em inglês: The Closet of the Eminently Learned Sir Kenelme Digby Kt. Opened. Little Britain. London, 1669

10 thoughts on “Receita de Hidromel Medieval V

  1. Boa noite Luis,

    Por favor, voce pode-me informar algun fornecedor de airlok na região de Vitoria-ES.

    Muito obrigado.

    1. Olá Gustavo,

      Infelizmente não conheço nada por esses lados! Eu já comprei várias vezes pela Internet com sucesso, não seria uma alternativa para você também?

      Abraço
      Luis Felipe de Moraes – Meadmaker
      Pompeia Hidromeis

  2. Airlock caseiro:
    Pegue uma rolha e fure ela, coloque um tubo no furo (como aqueles de aquário), que seja um tubo muito bem limpo. coloque a outra ponta em um copo com água salgada. Pronto, vai sair o gás carbônico e não entrará oxigênio.
    Espero ter ajudado.

  3. oi luis, essa receita é alcoólica?
    pq só fermenta 3 dias O.O?

    não tem trasfega nem nada?

    1. Tiago,
      É alcoólica sim. É que eu traduzo algumas receitas de um livro de 1669 sobre produção de hidromeis e naquela época eles acabavam omitindo algumas informações. Eu deixo igual para o texto ficar fiel ao original, mas certamente você pode realizar etapas adicionais no seu hidromel e faz bem em fazê-lo.

      Abraço,
      Luis Felipe – Meadmaker
      Pompeia Hidromeis

  4. Luis Felipe… parabéns pelo suporte importantíssimo aos entusiastas do Hidromel. Com simplicidade e objetividade você compartilha toda sua experiencia e técnica, fundamentais aos que se aventuram na produção do Hidromel como eu.

    Muito obrigado por todo suporte…. Mestre!…hehehehehe

    Sds

    Daniel

  5. Puxa, é rápido pra ficar pronto. Qual o fermento e quantidade recomendada? Será que vai fermentar na garrafa e explodir?
    Obrigado

Deixe uma resposta

Theme: Overlay by Kaira Extra Text
Cape Town, South Africa
%d blogueiros gostam disto: