Receita de Hidromel Tradicional

Olá a todos!

Vários leitores tem me perguntado sobre receita de hidromel clássico (apenas mel e água). Eu, particularmente, gosto disso. Pois é uma abordagem mais purista do hidromel e mais próxima do que era feito na antiguidade. O hidromel clássico é uma excelente opção também para aprender a fazer a base para todos os outros estilos de hidromeis, pois a adição de outros ingredientes afeta a percepção da base, além do que são de uma leveza e elegância ímpar.

Segue uma receita:

Hidromel Clássico Seco (Dry Show Mead)

Ingredientes:

  • 6,35 kg
  • 15 litros de água mineral de boa qualidade
  • 3 sachets do fermento Lalvin D-47
  • 5 gramas de nutrientes para leveduras

Preparo:

Limpe maravilhosamente bem todos os utensílios, superfícies de trabalho, fermentadores, airlockers, absolutamente tudo o que terá contato com o mosto em produção.

Com essa quantidade de mel e água você vai ter uma gravidade original a cerca de 1.080 a 1.090 o que vai finalizar com álcool por volume a cerca de 11% a 12,5%.

Coloque a água no fermentador, dissolva o mel por completo. Use o densímetro para tirar a gravidade original e anote isso. Aqueça 150ml de água a cerca de 38 – 40°C e coloque o fermento, aguarde 15 minutos e mexa bem. Coloque o fermento no mosto quando a diferença de temperatura entre eles for menor que 10ºC. Se colocar o fermento com essa diferença de temperatura você certamente vai atrapalhar a qualidade da fermentação pelo choque térmico causado nas leveduras, pois matará boa parte das células viáveis.

Peque uma pequena quantidade do mosto e adicione 2 gramas do nutrientes para leveduras e retorne no fermentador. Oxigene seu mosto, mexendo vigorosamente, chacoalhando o fermentador, enfim, da maneira que conseguir colocar oxigenio dentro do mosto. A oxigenação pode ser repetida no segundo e terceiro dia de fermentação. Nestes próximos dois dias adicione o restante do nutriente para leveduras também garantindo assim um início de fermentação vigoroso e saudável.

Monitore a fermentação cuidadosamente. Assim que a fermentação der sinal de diminuir o ritmo deve-se fazer a primeira trásfega para evitar que a quantidade enorme de leveduras existente entrem em autólise e acabem com nosso maravilhoso hidromel.

Nos próximos dias ou semanas realize trasfegas sempre que houver borra acumulada no fundo do fermentador. E faça as trasfegas usando sifonamento ou usando torneiras no fundo do fermentador. Mas usando apenas a gravidade e sem incorporar oxigenio no hidromel, pois nessa fase ocorrerá certamente oxidação e não queremos isso!!!

Assim que o hidromel estiver completamente clarificado você pode engarrafar seu hidromel. Recomendo que aguarde 6 meses pelo menos, o ideial seria 1 aninho, para depois apreciar seu encantador hidromel clássico.

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Veja também outras receitas (Clique sobre o nome):

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Hidromel, Receitas

Tags:, , , , , , ,

116 respostas

  1. Gostei muito do seu site, eu faço hidromel a mais de ano, uso um fermento holandes, vc vende esses fermentos que estão no seu site ? ou onde posso comprar ?

    Curtir

    • Olá Claudio!

      Estes fermentos são vendidos em vários sites na internet é só buscar pelo nome deles que vai aparecer! Eu ainda não vendo, talvez em breve! Abraços e obrigado pelo comentário! Luis Felipe de Moraes

      Curtir

  2. Gostei Muito do site, apesar de até então desconhecer o Hidromel, mas vi seus videos, e achei muito interessantes e bem didáticos, o que mais me atraiu foi o vídeo sobre fermento natural , inclusive enviei-lhe um e mail para saber mais sobre o uso na fabricação de pães e pizzas, aguardo retorno um abraço, Luis

    Curtir

  3. Boa noite Luiz Felipe, quais tipos de hidromeis vc vende ? qual custo de cada um ? Me passa o seu telefone para eu ligar e comprar os Hidromeis. A sobinha da minha esposa mora ai em Coritiba, ela pode comprar para mim, pois moro aqui em Três Lagoas/MS.

    Sem mais, obirgado

    Curtir

    • Boas Claudio!
      Olha no momento estou sem nada para venda, pois a procura esta grande. Vou ter mais provavelmente em Junho apenas e assim que tiver aviso a todos os interessados, coloco anúncio no blog, enfim faço barulho! Um grande abraço,
      Luis Felipe de Moraes – Meadmaker
      Pompeia Hidromeis

      Curtir

  4. boa tarde luiz felipe , eu gostaria de saber qual proporção uso para o mel digamos , para 1kg de mel eu uso 2 de agua obrigado

    Curtir

  5. Olá, obrigado pelo blog, realmente bom!

    Quero produzir um hidromel tradicional, mas numa quantidade muito pequena, pretendo usar apenas 250 gr, imagino que precise de 750ml ou 1 lt de água, minha dúvida é a quantidade de levedura que devo usar, como posso fazer esse cálculo? pretendo adicionar alguma fruta par dar um pequeno toque, uso pedaços da fruta ou o suco delas?

    Agradeço dês de já!

    Judson

    Curtir

    • Boas Judson!

      Para esta quantidade 2 grames de fermento são mais que suficientes! As frutas podem ser usadas de várias maneiras diferentes. Pense que o hidromel tem que extrair o máximo delas, então pensa na fruta em si e como ela seria melhor aproveitada para cumprir o que se espera.

      Abraço,
      Luis Felipe – Pompeia Hidromeis

      Curtir

  6. Muito interessante. Vou tentar fazer um pouco.
    Usando um litro de mel, quanto deverei usar de água e fermento?

    Curtir

    • Boas Gilberto,

      Primeiro estude bem o que quer fazer. Qual o estilo de hidromel, doçura, cepa de levedura… analisando estes dados você vai naturalmente chegar as quantidades!

      Abraço,
      Luis Felipe – Pompeia Hidromeis

      Curtir

  7. Luis Felipe boa tarde!
    Onde consigo nutrientes para fermento não encontrei em nenhum site de venda. obrigado!

    Curtir

    • Boas Clovis,

      Na Bodebrown em Curitiba, em sites de artigos para cervejeiros (vale do lúpulo(tel e email), lamas brew shop, cia da cerveja…). Dá mais uma pesquisada que tem sim e é acessível 😉

      Luis Felipe – Pompeia Hidromeis

      Curtir

  8. Luis Felipe. Boa noite.
    Estou pensado em iniciar uma pequena produção de hidromel.
    É necessário adicionar nutrientes para fermento.
    pois vou usar fermento LALVIM.
    o densímetro é usado para medir a massa do mosto, se a densidade do mosto for de 1090 à 1092 qual o valor do briques
    quantas gramas de fermento lalvim devo utilizar para 18 litros de água, e quantos quilos de mel é necessário.

    Curtir

  9. Em alguns lugares vejo que as pessoas fazem a mistura de mel com a agua no fogo e vc faz sem. As duas maneiras estão certas? qual é a melhor?

    Curtir

    • Boas Altieres,

      Algumas pessoas usam o aquecimento para esterilizar o mosto. Eu tenho obtido resultados satisfatórios sem esse processo e sinceramente acredito que a fervura do mosto o faça perder algumas características importantes!

      Abraço,
      Luis Felipe – Pompeia Hidromeis

      Curtir

  10. Quero comprar fermento e nutrientes para leveduras para Hidromel, onde consigo?

    Curtir

    • Olá Arestides,

      Tem o pessoal da Vale do Lúpulo que apesar de não ter loja virtual (em breve!) vendem por telefone, entre outras lojas online. Procure por lojas de produtos para vinho e cerveja que sempre tem coisas para hidromel.

      Curtir

  11. Olá! Tenho algumas dúvidas sobre o material usado para produção do Hidromel.
    Vejo no início que você coloca a lista de materiais (mel, agua, fermento e nutriente para levedura).
    Quanto aos três primeiros itens sem nenhum problema, o que me deixou meio de cabelo em pé foi esse tal “nutriente para levedura”. Onde vende e qual o adequado (se tiver mais de um tipo).
    Estou querendo produzir pela primeira vez hidromel mas fica algumas duvidas de onde e quais materiais comprar para fazer um bom hidromel.
    Pretendo fazer um hidromel suave. Se tiver alguma sugestão de qual fermento usar, qual nutriente, e qual o melhor tipo de mel para fabricação agradeço.

    Curtir

  12. Boa tarde Luiz, agradeço pelo compartilhamento de informações, tenho curiosidade de produzir hidromel, desde quando eu assisti o 13º guerreiro, mas na época não sabia nem do que se tratava.
    Moro em Santa Maria-RS, Tenho parentes que moram em Candelária,e possuem caixas de abelhas sem fins comerciais, inclusive da variedade Jataí. As afloradas variam de frutas cítricas até flores de campo.
    Acredito que seja possível fazer um “mix” das duas correto?

    Grande abraço!
    Edmilson Machado

    Curtir

  13. O que pode acontecer se eu colocar muito fermento?
    Como deveria fazer o cálculo para fazer em garrafões de vinho?
    Acho que seria um bom fermentador, o que vc acha?

    Curtir

    • Boas Evandro,

      Tanto muito como pouco fermento vão levar a algum tipo de estresse por parte das leveduras e isso sempre leva a off-flavors (aromas desagradáveis). O ideal é seguir o mais proximamente a indicação do fabricante daquela Levedura caso ela seja desidratada ou se for líquida fazer um bom starter para ela.
      Vidro é um material excelente para usar como fermentador.
      Para obter a quantidade ideal pegue a indicação do fabricante (ex: um sachet de 5g normalmente fermenta até 20 litros) e divida proporcionalmente para obter a quantidade para o seu fermentador.

      Abraços

      Curtir

  14. Ola boa Tarde !
    Gostaria de saber o seguinte coloquei meu hidromel para fermentar dia 11/09/2013 e tudo ocorreu blz na fermentação agora ainda nao completou 30 dias ja posso comerçar a fazer a trasfica, para a limpeza ou tenho de esperar os 30 dias finalizar primeiro ?

    Curtir

  15. Olá.. Gostei do blog, está de parabéns… muito bom o seu trabalho.
    Gostei da receita, vou utilizar.
    Gostaria de uma opinião, tenho uma dorna de carvalho, será que faço a fermentação nela? ou primeiro faço em um galão de plástico e depois trasfego pra ela?

    E a questão do respirador, você utiliza respirador para as suas fermentações?

    Curtir

    • Olá Diego,

      Obrigado pelo elogio.

      Os efeitos são um pouco diferentes, e fermentando nela você acentua a influência do carvalho sobre a bebida. Mas pode usar com certeza! Uso sim respirador, chamamos de Airlock!

      Abração

      Curtir

  16. Olá, estou pensando em fazer uma primeira receita, porém queria usar o fermento Fleischmann, você teria alguma dica ou mesmo receita pra me auxiliar? Obrigado antecipadamente!

    Curtir

  17. Boa noite, tenho procurado o WLN1000 (ou outro nutriente para fermentação) e não tenho encontrado em São Paulo ou alguma loja que entregue pelos correios, ou mesmo que o preço não seja EXORBITANTE. Alguma dica nesta área? Abraço e obrigado pela atenção.

    Curtir

  18. Luiz – gostaria de saber onde em Belo Horizonte eu vou encontrar a Valvula Air Lock para comprar, ha fiz a primeira trasfega do meu hidromel e provei ele ficou alcoolico e também deu um cheiro caracteristico de cerveja bem leve….mas achei que ficou bom …mas agora é esperar por mais 60 dias para ele ficar no ponto ne…Abraços

    Curtir

  19. Ola Luiz.
    Quando não se tem medidores de densidade, já ouvi dizerem que seria 3 partes de água, para 1 de mel, mas em uma pergunta a cima você confirmou com 2×1 de água e mel, qual seria o indicado 2×1 ou 3×1?

    Curtir

  20. Belo site, grande iniciativa e ,me desculpe as palavras, quanto saco!
    Muito legal ver o seu empenho em ajudar todos estes amantes das bebidas, o senhor realmente merece um “tapinha nas costas”!

    Curtir

  21. Olá Boa tarde! Fiz meu hidromel seguindo a sua técnica sugerida no vídeo. Já fazem cinco meses e o hidromel continua fermentando. Existe algo errado? Se sim, o que será que pode ter acontecido? Obrigada!

    Curtir

    • Olá Alinne,

      Olha fermentação muito lenta é sim sinal de que alguma coisa está errada. Provavelmente nível de nutrientes muito baixo, ou gravidade específica muito alta. Nos dois casos eu daria um pouco de nutrientes rico em DAP (fosfato diamônico – fornece nitrogênio) e aguardaria o resultado.

      Abraço e obrigado pelo comentário!

      Curtir

  22. Prezado Luis, boa tarde!

    Graças ao seu blog, comecei a produzir hidromel também! Estou no segundo teste e tenho a seguinte duvida: utilizei Lalvin d47 para tentar produzir um semi seco (coloquei bastante mel). Estou finalizando a clarificação e me surgiu a seguinte dúvida: Qual é a faixa de PH adequada para a bebida?

    Obrigado e parabéns pelo site!

    Curtir

  23. Felipe parabéns pelo blog, está TOP!! Estou com uma dúvida se devo fazer a transfega; hj fazem 12 dias de fermentação e observando o airlock vi que o tempo de fermentação está bem lento, porém o mosto já está claro e existe uma borra no fundo. Devo fazer a transfega ou esperar que a fermentação acabe totalmente?
    obs: medo da autólise.

    Curtir

    • Boas,

      João até que a fermentação comece a parar a atividade não há risco de autólise, pois a mesma se dá quando acaba o açúcar no mosto e as leveduras entram em crise de existência. Não clarifique agora. Remover a borra (lama) do fundo do fermentador pode remover uma parte importante das células ainda ativas de dentro do seu fermentador e prejudicar o final da fermentação.

      Abraço e obrigado pelo elogio!

      Luis Felipe

      Curtir

      • aco q fi iss q aconteceu com o meu.. pois, tive que fazer uma trasfega forçado pq a torneirinha estava vazando.. e removi a bora.. logo a fermentação parou tudo.. não tinha nem 1 mes de fermentação.

        Curtir

  24. Olá sr. Luis gostaria de saber se você já fez
    Algum hidromel que terminou a fermentação em 30 dias , e se focou bom obrigado.

    Curtir

    • Boas Josimar!

      Cara, já sim. Na verdade se a levedura tiver absolutamente tudo o que precisa (nitrogênio, oxigênio, vitaminas, minerais…) a fermentação quase certamente vai terminar em menos de 30 dias. E o resultado será o melhor possível dentro desses parâmetros.

      Abraço

      Curtir

  25. Luis Felipe,
    as frutas influenciam no teor alcoólico do produto final?
    Qual delas tem o maior poder de clarificação?
    De já, grato pela atenção.

    Curtir

    • Boas Jay,

      A fruta vai influenciar no teor alcoólico se tiver uma quantidade sensível de açúcares fermentáveis e for colocada antes das leveduras terminarem o seu trabalho, pois então vai fermentar também os açúcares das frutas adicionadas. Poder de clarificação das frutas eu particularmente desconheço, o que alguma delas pode é complicar a clarificação por ação de enzimas pectinas.

      Abraço!

      Curtir

      • Obrigado, meu caro.

        E quanto à classificação(sec, demi-sec etc.), frutas podem designar algo ou tem mais a ver com a fermentação mesmo?
        Ah, falando em classificação, a duração do hidromel tem a mesma variação dos vinhos; como é que funciona isso?

        Curtir

      • Jay,

        Essa classificação é dada pela quantidade de açúcares naturais que sobraram do processo de fermentação, logo: seco = sem açúcar (ou quantidade insignificativa), demi-sec = nem doce nem seco e doce = doce rs

        Abraço

        Curtir

  26. bom dia. tenho um apequena quantidade de mel, comprei o fermento no mercado livre mais nao tenho o nutriente para levedura,

    o mesmo daria certo sem o nutrientes?

    obrigado

    Curtir

    • É bem provável que vá fermentar. O problema de não complementar os nutrientes é que a fermentação vai demorar mais e não terá tanta qualidade como se tivesse usado os nutrientes. Mas provavelmente dê certo sim.

      Abraço

      Curtir

  27. Boa tarde amigo,
    Essa receita requer algum controle de temperatura ou posso deixar o fermentador em algum lugar seco e fresco?

    Curtir

    • Olá Vinicius,

      Controlar a temperatura de fermentação é sempre um grande aliado para o produtor de bebidas fermentadas. Caso não tenha como fazer o controle adequadamente pode deixar em um canto da casa que a temperatura tenha menor oscilação, fica longe de luz direta e que a temperatura do local esteja dentro dos parâmetros de fermentação da levedura.

      Abraço

      Curtir

  28. Olá! tudo bem? gostaria de tirar uma dúvida, fiz 15L de hidromel nesse fim de semana, porém utilizei a levedura lalvin 71B ( fiz no sábado a noite e obtive uma densidade de 1110) porém a fermentação ainda não começou ( sem bolhas no airlock) oque eu poderia fazer? colocar mais água? desde já agradeço!

    Curtir

  29. Olá, Luis! Tudo bem?

    Luis, eu tenho uma dúvida e gostaria de pedir a sua ajuda. Comprei os equipamentos e ingredientes para a minha primeira produção de hidromel, e, por causa de restrições de espaço, adquiri fermentadores de 5 litros. Sei que esse tamanho não é o ideal, pois o mosto ficará mais suscetível a variações de temperatura, mas será que você pode me ajudar na adequação da quantidade de ingredientes para os meus pequenos fermentadores?

    Muito obrigado e parabéns pelo site! O conteúdo é muito bom e produzido com bastante dedicação!

    Curtir

  30. Bunas !! Baita site Luis !! Tu achas necessário usar bentonita para esse tipo de hidromel?

    Um abraço !!

    Curtir

  31. Luis, quero muito começar a preparar meu hidromel! Mas tenho uma dúvida: Nao queria muito seguir receitas, queria preparar a minha própria, por isso queria saber como eu calculo o quanto de mel usarei e como voce chega à conclusao de que a OG (gravidade inicial) tem que ser, por exemplo, 1.090. Eu sei que as leveduras aguentam no máximo uns 12% de alcool e que isso influencia no quanto de açucar vai sobrar. Mas por mais que eu faça os calculos usando as densidades do etanol, do mel e da água, os calculos nao batem! E outra dúvida: Moro em apartamento, tem problema ao invés de 20L eu preparar uns 5L de hidromel? Fico no aguardo! Abraços!

    Curtir

    • Pedro, vamos por partes.

      Inicialmente eu não recomendo de maneira alguma iniciar com receita própria. Porque? Por que quando estamos começando ainda não temos noção de como são as interações que acontecem no mosto, na fermentação etc. Então faça umas duas receitas prontas e testadas primeiro para que tenha esse primeiro contato, essa experiência. Depois pode, baseado no que aprendeu, criar suas próprias receitas.

      Segundo, a densidade do seu mosto vai ser baseada na quantidade de álcool, doçura, corpo, etc, quer você pretende para seu hidromel. E temos leveduras que conseguem chegar próximás a 18% de álcool.

      O volume do seu mosto não é problema. Pode fermentar uma única garrafa se quiser (ou se não tiver espaço). O que manda é cuidar bem da criança.

      Curtir

  32. Bom dia Luis! Já acompanho seus videos a alguns tempo. Já tive algumas experiencias frustradas com hidromeis passados, mas estou no estudando novamente pra tentar fazer bonito. E estou com algumas dúvidas: 1) vi um pessoal comentando que um sache de fermento não é o suficiente pra 20L; 2) posso reproduzir esse receita tradicional, mas utilizando o fermenteto red star champagne? 3) os nutrientes são realmente necessários ou consigo fazer sem eles?

    Curtir

    • Olá Maikel.

      1 – Um sachet fermenta “até” 20 litros. Mas isso depende da OG do seu mosto. Hoje em dia para essa receita eu usaria 2 sachets.
      2 – Sim, vai ser mais neutro, mas funciona.
      3 – Essenciais. Vai rolar sem, mas nunca vai ser a mesma coisa.

      Curtir

  33. Boa tarde!

    Sou produtor de mel e gostaria muito de iniciar a produção de hidromel, pois sou fascinado por bebidas exóticas.
    Ainda não entendo nada, pois estou começando minhas pesquisas e gostaria de saber se é possível utilizar um recipiente de 100 litros para produção ou o volume interfere no processo.

    Belo trabalho e espero no futuro compartilhar experiencias.

    Obrigado.

    Gilberto

    Curtir

  34. LUIS, INICIALMENTE QUERO PARABENIZÁ-LO PELA AJUDA QUE TENS DADO PARA INICIANTES NA ARTE DO HIDROMEL.

    BOM, EU COMECEI A FAZER UMA RECEITA TRADICIONAL DE HIDROMEL A 1.104 (DENS. INICIAL) COM O FERMENTO RED STARS PASTEUR CHAMPAGNE E NUTRIENTE E TUDO MAIS.

    FIZ DOIS GALOES DE AGUA MINERAL COMO FERMENTADOR (20LTS CADA), FIZ AS TRANSFEGA EM 30, 60, 75 E 90 DIAS, COR ÓTIMA, TEXTURA, UM POUCO ADOCICADO, 8,5% DE ALCOOL. TUDO OCORRENDO BEM, POREM O SABOR E O CHEIRO DO FERMENTO AINDA ESTA NOTÁVEL, NÃO FICANDO COMO EU IMAGINAVA UM HIDROMEL JÁ QUE AINDA NÃO SEI SEU SABOR.

    COMO POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE PROBLEMA, SE ISSO É UM PROBLEMA OU ESTA AINDA AMADURECENDO

    Curtir

  35. Ótimo site, por ser direto e sem frescura não desanima quem o procura. Estou próximo a Goiânia- GO, e tentarei fazer com mel que colho e que tem acentuado odor de flor de jabuticaba, claro, denso e viscoso (p/ mim ele é resistente a ser lavado dos objetos e dissolve com dificuldade em água), além do que você já escreveu tem mais alguma recomendação para essa situação. Obrigado.

    Curtir

  36. Qual a diferença do famoso Fermento Fleischmann para essa Levedura Lalvin ICV D47?

    Existe alguma especificidade entre as duas?

    Curtir

  37. Opa, já fiz minha primeira de 5Lt ficou ótimo ! Agora queria fazer uma leva maior, só tenho recipientes de 15Lt 😦 … Não tenho dencimetro gostaria de saber quanto de mel q devo utilizar. para ficar um hidromel Suave ??
    Vlw

    Curtir

Trackbacks

  1. Como fazer hidromel?
  2. Receita hidromel tradicional meio-seco | Pompeia Hidroméis
  3. Receita Hidromel de Manga com Pimenta Habanero | Pompeia Hidroméis
  4. Receita de Hidromel de Limão com Aniz Estrelado | Pompeia Hidroméis
  5. Capsicumel – Chocolate com Pimenta | Pompeia Hidroméis
  6. Receita Hidromel Bouchet com Amoras! | Pompeia Hidroméis
  7. Receita de Melomel de Frutas Vermelhas | Pompeia Hidroméis
  8. Receita de Hidromel Fácil – JAOM | Pompeia Hidroméis
  9. Receita Hidromel: Russian Cardamom | Pompeia Hidroméis
  10. Receita Hidromel: Metheglyn Chai | Pompeia Hidroméis
  11. Receita – Sack hidromel de frutas vermelhas | Pompeia Hidroméis
  12. Dicas para o primeiro hidromel! | Pompeia Hidroméis
  13. Receita de Hidromel de Abóbora! | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.