11 thoughts on “Fermento Natural – Pasta Madre

  1. Olá! Tudo bem com você? Eu segui os passos explicados em seu vídeo para fazer a pasta madre, porém me surgiu uma dúvida, você fala em colocar 100g de farinha e 100g de água, totalizando 200g. Mas como que eu faço para ter 400g do fermento sendo que comecei com 200g? Outra coisa, qual a proporção da pasta madre para substituir nas receitas de pães que pedem fermento biológico? Por exemplo: para 15g de fermento biológico quanto que é preciso de pasta madre? Obrigada. E parabéns pelo site.

    1. Oi Ana,

      Para aumentar a pasta madre faz assim: ao invés de descartar metade para alimentar simplesmente coloque a mesma quantia de farinha e água do total da massa que já possui, assim terá dobrado o seu fermento. Sinceramente não sei a proporção de pasta madre em relação ao fermento biológico. Sempre uso 25% do peso total da massa de pasta madre. Ex: para uma massa de 800gr vou usar 600gr de farinha e 200gr de pasta madre.

      Um Abraço!
      Luis Felipe

      1. Obrigada Luis Felipe. Mas, depois de três dias descartando e alimentando minha pasta madre apareceu um bolor no vidro, sendo que eu desinfectei. Vou ter que descartar tudo e começar do zero. Assim, eu já começo com o dobro. Tenha uma ótima semana. Obrigada.

  2. Já assisti o vídeo várias vezes e fiz conforme esta sendo ensinado mas tentei fazer o pão com o fermento e ficou ardido e não cresceu. Vc diz no vídeo que o fermento dobra de volume mas o meu não dobrou. Será que estou fazendo algo errado? Já é a terceira vez que tento fazer, inclusive com uma outra receita que assisti. me ajude por favor.

  3. Luiz Felipe tudo bem? Gostaria de saber depois dos 10 dias que tiro à noite o fermento que vou usar se não for fazer o pão de noite o fermento que vou usar é pra ficar fora da geladeira? Pois só vou fazer o pão no dia seguinte. Então esse que vou usar fica fora da geladeira? Abços

  4. Ola! Fiz meu primeiro fermento e o estou alimentando há 5 dias. Porém, tenho deixado uma parte do dia na geladeira, principalmente à noite. Como moro no RJ, com esse calor insuportável, tenho medo de que o fermento deteriore e acabem por proliferarem bactérias nocivas ao invés das leveduras. O que achas? Estou procedendo corretamente ou devo deixar fora da geladeira até completarem os 10 dias?

    1. Olá Margareth,

      Se o fermento estiver saudável a população de levedura será grande o suficiente para evitar que outros microorganismos se proliferem. Então não se preocupe endeixar na geladeira. Deixe apenas se estiver usando pouco seu fermento e não queira ter que alimentá-lo todos os dias.

  5. Oi estou fazendo o meu fermento conforme o seu video, minha dúvida é: durante os dez dias fica fora da geladeira e só no décimo ponho na geladeira?

Deixe uma resposta

Theme: Overlay by Kaira Extra Text
Cape Town, South Africa
%d blogueiros gostam disto: