11 respostas

  1. Olá! Tudo bem com você? Eu segui os passos explicados em seu vídeo para fazer a pasta madre, porém me surgiu uma dúvida, você fala em colocar 100g de farinha e 100g de água, totalizando 200g. Mas como que eu faço para ter 400g do fermento sendo que comecei com 200g? Outra coisa, qual a proporção da pasta madre para substituir nas receitas de pães que pedem fermento biológico? Por exemplo: para 15g de fermento biológico quanto que é preciso de pasta madre? Obrigada. E parabéns pelo site.

    Curtir

    • Oi Ana,

      Para aumentar a pasta madre faz assim: ao invés de descartar metade para alimentar simplesmente coloque a mesma quantia de farinha e água do total da massa que já possui, assim terá dobrado o seu fermento. Sinceramente não sei a proporção de pasta madre em relação ao fermento biológico. Sempre uso 25% do peso total da massa de pasta madre. Ex: para uma massa de 800gr vou usar 600gr de farinha e 200gr de pasta madre.

      Um Abraço!
      Luis Felipe

      Curtir

      • Obrigada Luis Felipe. Mas, depois de três dias descartando e alimentando minha pasta madre apareceu um bolor no vidro, sendo que eu desinfectei. Vou ter que descartar tudo e começar do zero. Assim, eu já começo com o dobro. Tenha uma ótima semana. Obrigada.

        Curtir

      • Oi Ana!
        Boa sorte com a nova tentativa!!!

        Abraço!

        Curtir

  2. Já assisti o vídeo várias vezes e fiz conforme esta sendo ensinado mas tentei fazer o pão com o fermento e ficou ardido e não cresceu. Vc diz no vídeo que o fermento dobra de volume mas o meu não dobrou. Será que estou fazendo algo errado? Já é a terceira vez que tento fazer, inclusive com uma outra receita que assisti. me ajude por favor.

    Curtir

  3. Luiz Felipe tudo bem? Gostaria de saber depois dos 10 dias que tiro à noite o fermento que vou usar se não for fazer o pão de noite o fermento que vou usar é pra ficar fora da geladeira? Pois só vou fazer o pão no dia seguinte. Então esse que vou usar fica fora da geladeira? Abços

    Curtir

  4. Ola! Fiz meu primeiro fermento e o estou alimentando há 5 dias. Porém, tenho deixado uma parte do dia na geladeira, principalmente à noite. Como moro no RJ, com esse calor insuportável, tenho medo de que o fermento deteriore e acabem por proliferarem bactérias nocivas ao invés das leveduras. O que achas? Estou procedendo corretamente ou devo deixar fora da geladeira até completarem os 10 dias?

    Curtir

    • Olá Margareth,

      Se o fermento estiver saudável a população de levedura será grande o suficiente para evitar que outros microorganismos se proliferem. Então não se preocupe endeixar na geladeira. Deixe apenas se estiver usando pouco seu fermento e não queira ter que alimentá-lo todos os dias.

      Curtir

  5. Oi estou fazendo o meu fermento conforme o seu video, minha dúvida é: durante os dez dias fica fora da geladeira e só no décimo ponho na geladeira?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: