Metheglin!

Boas pessoal! Bem vindos novamento ao Pompeia Hidromeis.

Imagem         A um tempo atrás eu falei para vocês sobre a adição de frutas na produção do hidromel, o que coloca esse produto numa nova categoria: Melomel! Hoje eu gostaria de falar sobre outra categoria de Hidromeis e das mais importantes: Metheglin.

Esta categoria se refere aos hidromeis que tem Especiarias ou Ervas na sua receita. Quem por acaso já leu o livro “The Closet of Sir Kenelm Digby: Opened” sabe do que estou falando. Aliás 95% das receitas de hidromeis deste livre se referem a Metheglin.

Mas antes é importante dizer também a importância das ervas na produção de bebidas durante toda a história. Antigamente as ervas e especiarias eram colocadas em infusões, macerações, emplastros e bebidas com o intuito medicinal, claro que também por questão de paladar, mas a busca por medicamentos de origem orgânica era incessante e uma das maneiras mais utilizada pelos antigos era, com certeza, a produção de bebidas.

Na produção atual de hidromel do final da idade média para hoje, o uso das ervas e especiarias no metheglins passou a ter mais um cunho de imprimir a particularidade de cada produtor.

As especiarias principalmente tem uma importância imensa na história da humanidade, suas rotas de comércia eram disputadas a tapa e seu preço chegou a ser maior que o do ouro em dado período. Existem registros de uso de ervas e especiarias desde e remota antiguidade. Gregos e Romanos tinham grande paladar para ervas, e os Romanos particularmente ajudaram a espalhar o uso das ervas por todo o mundo antigo.

No hidromel seu uso é vasto e as criações são quase ilimitadas. Muitas pessoas na europa cozinham com metheglin, e este tem uma grande reputação de ser excelente para cozinhas massas e frutos do mar. Beber é apenas uma parte da utilidade do metheglin.

Porém quando produzindo um metheglin deve-se tomar cuidado com algumas ervas e especiarias, pois um punhadinho a mais e você vai ter algo que passou do ponto. Alguns pontos devem ser observados: Para grandes metheglins deve-se usar grandes ervas e especiarias, frescas de preferência. Conheça muito bem o que você pretende usar, principalmente suas combinações e quantidades. Eu particularmente gosto de testar as misturas fazendo chá, assim posso clarear mais minha mente sobre o que eu quero e como complementar ou deixar mais equilibrado.

Um Metheglin bem feito pode ser espetacular! E é muito versátil, envelhece muito bem. Se você gosta de cozinha, provavelmente vai adorar trabalhar com os Metheglins.

Segue uma receita antiga:

The Countess of BullingBrook´s White Metheglin – 1669

Ingredientes

  • 8 galões de água
  • mel
  • 1 onça de raiz de gengibre
  • 4 claras de ovo
  • Alecrim
  • Fermento

Preparação:

Pegue 8 galões de água e ferva muito bem e então coloque mel suficiente para fazer flutuar um ovo e mexa tudo muito bem. Coloque novamente no fogo e coloque as 4 claras para clarificar, conforme a espuma for aparecendo remova. Coloque uma boa quantidade de alecrim tão rápido quanto puder e deixe ferver por um quarto de hora. Remova o alecrim e coloque em uma panela de barro para esfriar. Na manhã seguinte coloque em um barril e coloque o fermento dentro, também uma onça de gengibre, cortado e amassado e deixe descansar por um mês ou seis semanas. Então engarrafe e feche; Não deixe entrar em contato com latão.

Original em inglês arcaico: The Closet of the Eminently Learned Sir Kenelme Digby Kt. Opened. Little Britain. London, 1669

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis



Categorias:Receitas

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: