Clarificação do Mosto

Olá pessoas!
       Existe coisa pior, para um bom bebedor, do que pegar um copo com uma bebida dentro e a mesma estar com aparência de suja? Pois é, nós que gostamos de produzir nosso hidromel ou que provamos hidromeis comerciais temos que prestar atenção nesse aspecto, pois ele pode dizer muito sobre o cuidado com que o produtor tratou seu produto.

       Assim que o mosto termina a fermentação é líquido e certo que teremos um mosto todo opaco, com levedura por todo lado, se você usou frutas elas também terão deixado seu rastro e todos os outro ingredientes possivelmente também terão deixado sua marca. Como, então, fazer para deixar a bebida cristalina, brilhando para que possamos aproveitá-la ao máximo?

      Existem várias técnicas para clarificar o mosto. Vamos a eles.

      Estabilização a frio: Se você tem a sua disposição uma geladeira, ou algum outro aparato que posso derrubar a temperatura do mosto para cerca de 7 a 10°C você pode deixá-lo nessa condição por alguns dias. Essa técnica é muito indicada pois ajuda a evitar autólise, pois a baixa temperatura vai colocar as leveduras em dormência e fará com que flocule (aglomere-se e vá para o fundo do fermentado) rapidamente. Além de não ter que acrescentar nenhum agente clarificante no mosto. Requer paciência e cuidade com autólise.

      Agentes Clarificadores (fining agents):

     Gelatina ou clara de ovos: São agentes carregados positivamente ou seja grudam em moléculas com carga negativa levando-as para o fundo do fermentador. Claras de ovos são usadas desde tempos antigos com essa finalidade, quando eram batidas juntamente e colocadas sobre o mosto. Esses agentes não alteram sabor ou cor do mosto.

       Bentonita: Um tipo de argila muito usada para a clarificação principalmente em vinho. É carregada negativamente, logo, atrai as moléculas carregadas positivamente. Funciona muito bem (esperiência própria) sem alterar cor ou sabor do mosto, mas pode requerer uma trásfega adicional para evitar sedimentos no líquido engarrafado. Requer também alguma preparação antes do uso: Diluição em água de 24 a 48 horas antes do uso e depois pode ser colocada no mosto para que faça seu trabalho.

      Existem ainda algums produtos comerciais para clarificar mostos que não são obtidos tão facilmente no Brasil e que também fazem um bom trabalho.

      Seja a maneira que você decidir clarificar seu hidromel, faça-o com muito carinho, pois é uma etapa muito importante da produção e que mostra todo o seu capricho para quem vai consumir seu hidromel.

Luis Felipe de Moraes

     



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , ,

6 respostas

  1. como devo usar a albumina para clarificar o meu hidromel ?

    Curtir

  2. As 3 últimas levas de hidromel que eu produzi, eu coei em filtros finos de café, após isso deixei 2 semanas em repouso e clarificou muito bem, minha pergunta é: Devo filtrar o hidromel? ou isso pode remover aromas ?

    Curtir

  3. Floculação é quando a parte que se quer separar vai para cima. Quando desce é decantação.

    Curtir

Trackbacks

  1. Receita Melomel Abacaxi e Coco | Pompeia Hidromeis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: