Bem vindos ao Pompeia Hidromeis!
Pessoal, recebi recentemente um livro com uma coletânea de receitas antigas, iniciando em 1800 A.C. e com a maioria situando-se na final da idade média. Vou começar a colocar aqui algumas receitas que achei bem interessantes. As receitas estão traduzidas no melhor do meu inglês!
Vamos a primeira:
Hidromel de meu Lord Herbert (MY LORD HERBERT´S MEATH)
- 45,46 litros de água
- 11,37 litros de mel
- 15 punhados de alecrim
- 470 gramas de noz-moscada inteiras
- 470 gramas de canela em pau
- 160 gramas de cravo
- 310 gramas de “mace blades” (é a membrana que cobre a noz-moscada)
- clara e as cascas de 12 ovos
- 1,1 quilos de gengibre
Tempo de preparação: 3 semanas
Preparação:

Pegue o alecrim, “mace”, as noz-moscadas, os cravos, a canela e o gengibre cortado em pedaços e coloque na água e deixe ferver* por meia hora, então tire do fogo e deixe descansar até que você possa ver sua sombra nele (??? – acredito que assim que a fervura baixe você possa ver seu reflexo no mosto) então coloque o mel e volte ao fogo. Então pegue as cascas e as claras e bata bem as duas juntas: quando o mosto estiver quase fervendo novamente coloque as claras com as cascas** e mexa.Tire do fogo e coloque em outro recipiente para esfriar deixe um pouco da espuma que se forma, como você faz com a cerveja. Quando trocar de recipiente deixe os sedimentos no fundo: quando estiver todo branco, coloque em outro fermentador e quando a fermentação tiver terminado o trabalho pare o processo como faria com a cerveja. Com três semanas de idade estará pronto para beber ou engarrafar.
Original em inglês arcaico: The Closet of the Eminently Learned Sir Kenelme Digby Kt. Opened. Little Britain. London, 1669
O texto, apesar de um pouco confuso, é um belo exemplo de hidromel da época. Todos os textos do autor tendem a ser um tanto quanto confusos se pensados como uma receita.
* A fervura do mosto era e ainda é utilizada em alguns casos para a sanitização do mesmo. Porém os mais puristas (eu incluso) não gostam deste processo, por acreditar que o mosto perde algumas características importantes durante a fervura.
** A adição de claras e cascas de ovos era e ainda é usada em alguns casos para clarificar o mosto, neste caso específico como utilizam-se várias ervas e condimentos o mosto tende a turvar e a clara “puxa” a “sujeira” para o fundo do fermentador
Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis