Sangue Viking (Viking Blod) – Hidromel de personalidade.

Olá a todos!!

Faz tempo que estava fuçando sobre esta receita e agora acredito ter encontrado uma que faz bastante sentido. A receita de “Sangue Viking” é bem tradicional na europa, é mais encorpada, alcoolica que a maioria das receitas e é doce! É um hidromel de personalidade marcante do início ao fim e introduz algumas coisas interessantes no nosso mundo de produtos artesanais de hidromel: Uso de Lúpulo e ervas aromáticas.

Vamos a receita para 20 litros:

  • 8 kgs de mel de boa qualidade
  • 10 gramas de lúpulo Magnum
  • 20 gramas de lúpulo Goldings
  • 200 gramas de flor de Hibiscus
  • fermento Lalvin D-47

Para preparar este hidromel precisaremos mudar um pouco nosso processo de produção, vamos ao método:

Coloque metade do mel em uma panela com uns 10 litros de água (ok, se você não uma panela deste tamanho, use uma para pelo menos uns 5 litros com 2kg de mel) e deixe no fogo até que levante fervura, mexa bem durante este tempo. Assim que der 5 minutos de fervura coloque 10 gramas do lúpulo Goldings, com 15 minutos coloque as outras 10 gramas e quando der 30 minutos coloque as 10 gramas do Magnum. Essa diferença entre os tempo de lupulagem se deve ao fato de que diferentes momentos extraem diferentes caracteristicas do lúpulo.

Após a fervura atingir 45 minutos apague o fogo e coloque as flores de hibiscus, transfira para seu fermentador e adicione o restante do mel e mais água até completar os 20 litros ou o seu fermentador ficar no limite para que a espuma não escape pelo airlocker.

Prepare o fermento de acordo com as instruções do fabricante e adicione ao mosto, lacre e deixe nossos amigos agirem. Aqui, obviamente, você pode ter preferências sobre o método de oxigenar seu mosto, adicionar ou não nutrientes, e deve ficar a vontade para isso!

A OG deste mosto deve ter ficado com algo em torno de 1.120-1.130 e isso é alto, mas normal para este hidromel. Não extranhe se a fermentação não começar muito vigorosa. Uma dica é não começar com todo o mel no mosto, comece com uma parte e assim que a gravidade for baixando adicione mais mel até que tenha se esgotado os 8 kg da receita.

Dadas as características do fermento e da receita, eu acredito que a Gravidade Final deverá ficar em torno de 1.015 – 1.020, ou seja: doce! Mas como usamos lúpulos na receita e estes emprestam amargor, vamos obter um equil[ibrio interessante. A flor de hibiscus vai conferir cor, além de uma leve acidez que também ajuda a balancear o adocicado.

Espero que se divirtam com essa receita e postem os resultados para compartilhar com todos! Saúde!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 

 



Categorias:Receitas

Tags:, , , , , , , , ,

41 respostas

  1. Olá Pompéia Hidromeis! Eu tenho uma dúvida… como eu poderia fazer esse mesmo hidromel, porém com aproximadamente 2 litros de mel? Quanto de água seria usado? Desde já, muito obrigado ^^

    Curtir

  2. Tudo bom, cara?
    Te perguntar, esse Goldings é o Styrian, o E.K. ou o First? Perguntando pois gostaria de ver se posso substituir por um dos que tenho em casa!!

    Abraço

    Curtir

  3. é realmente preciso o uso da flor ?

    Curtir

  4. a flor de Hibiscus pode ser pega do jardim mesmo ou tem que ser comprada especifica ???

    Curtir

  5. Mestre uma dúvida.

    No caso do uso do lúpulo, um para aroma e outro para amargor, não seria necessária uma brassagem para que fossem retirados antes de se acrescentar o hibiscus?, ou se joga o mosto no fermentador junto com os lúpulos e tudo mais?

    Curtir

  6. Olá caro amigo romano! Estou querendo difundir o hidromel aqui na região norte do país. Já vi algumas receitas em teu blog e infelizmente, aqui no norte, por sermos uma região onde o único deus é Apolo… o sol é escaldante e certos ingredientes de hidromel são difíceis de se achar ou em caso extremos, não se acha! Gostaria de saber contigo, onde tu compra os nutrientes para a levedura. Aqui não tem. Até fermentos para hidromel é impossivel achar aqui. Só temos os biológicos para massas. O lado bom, é que mel, temos aos baldes… e a floresta nos fornece uma gama de produtos para misturarmos a esmo.
    Gostaria de saber contigo, os sitios na internet onde tu compras os teus ingredientes, lembrando que, o molho não me pode sair mais caro que a macarronada. rsrsr!

    Se tu puderes me responder por email, melhor ainda!
    Agradeço pela compreensão e sucesso a ti!

    eleandro82@gmail.com

    Curtir

  7. qual seria a proporção para 2 kg de mel ? quanto usar de cada coisa mais ou menos ?

    Curtir

  8. quanto tempo eu tenho que deixar fermentando mais ou menos para fazer a primeira Trásfega ???

    Curtir

  9. Amigo onde você comprou os ingredientes?

    Curtir

  10. Olá! Sou meio iniciante na arte de fabricação caseira de hidromeis ainda.
    Porem, consegui fazer com sucesso duas levas de meia Receita de Hidromel Medieval Tradicional, receita aqui do seu blog!
    Agora eu queria tentar fazer o Sangue Viking, mas fiquei com uma duvida na parte onde você fala sobre não colocar todo o hidromel no mosto logo de início. Isso quer dizer que durante a fervura eu ponho aos poucos, certo?!
    Me desculpe se for uma duvida boba, ainda sou bem leigo no assunto!
    Seu blog esta de parabens! E você esta fazendo um trabalho excelente!
    Sou leitor ja a alguns meses e recomendo seu blog sempre para amigos e interessados!

    Curtir

  11. Após o fervura (45min) eu retiro o lúpulo ? ou seja, para o fermentador no mostro vai estar tudo junto ainda ? mel e os lúpulos ? ou ele fica até o fim da fermentação ? fiquei com duvida nessa parte..

    Curtir

  12. Olá.
    Qual a % de aa dos lúpulos usados? Caso eu não encontre esses, saberei por qual substituir sem muitas alterações na %.

    Curtir

  13. Boa noite Luis, uma pergunta:

    Ao desligar o fogo eu retiro tudo do mosto? Lúpulos e a Flor de Hibiscus? ou a flor fica ?

    e mais uma: Nos primeiros 10 litros eu coloco metade do mel, e vou adicionando os 4 kg restantes e depois da fervura só coloco agua para completar os 20L?

    Curtir

  14. Consegui somente levedura bourgovin RC 212 vale apena fazer com ela? em questão ao lupulo consegui somente 10g hallertau magnum 14,8% amargor, 10g styrian golding 4,3% de aroma e 100 g de flor hibisco !!tem uma sugestão para uso, ou faço receita dividindo 5 g e 5g do goldings?

    Curtir

  15. Sei que para ter ideia de como vai a fermentação, desta receita como de outras de hidromel, precisa acompanhar com o densimetro, mas eu gostaria de saber em média quanto tempo leva, para ele começar a estabilizar , para poder realizar as trasfegas posteriormente…

    Vlw …

    Curtir

    • Daniel, não tem como eu fazer essas previsões sem conhecer a maneira como você conduz sua fermentação. Em linhas gerais levam cerca de três meses para o hidromel ficar pronto. Dependendo da receita a clarificação pode levar vários meses.

      Curtir

  16. Gostaria de saber quais outras leveduras eu poderia usar nessa receita e se elas conseguiriam os mesmos resultados

    Curtir

  17. Bom Dia Luis, estou adorando seu blog, eu gostaria de fazer esta receita para os 20L que materais necessito para o processo? eu sou novissimo nesta area e adorava aprender consigo, teria o maior gosto, já agora na sua opinião devo retirar tudo do mosto lupulo e a flor ou acha que é melhor deixar ficar pois o sabor ainda é melhor? Outra duvida eu não consegui encontrar a sua levedura será que se optar por Leveduras Liquidas WYEAST terá o efeito pretendido?

    Se puder responder para o meu email agradecia xaviermachado23@hotmail.com

    Curtir

  18. Boa tarde amigo Luis, tudo bom?? Luis você diz para ir adicionando o mel em 2 a 3 partes, qual seria a melhor forma de acrescenta-lo depois da primeira transfega? pois quanto menos mexer no mostro melhor, e aí como fazemos?

    Curtir

  19. Boa noite, voltei a pesquisar sobre essa receita mas tenho uma dúvida. Embora parte do mel seja fervida eliminando algumas características, adicionar mel “cru” não vai causar alguns problemas como a oxidação do mosto quando misturar ou ainda a percepção de mel cru no sabor do hidromel?

    Curtir

  20. Luis, boa tarde, faço normalmente o hidromel de estilo Braggot, embora eu tenho começado e já fiz diversas levas de hidromel tradicional.

    Tenho uma dúvida cruel, qual é em média o amargor do viking blood ?
    Tenho visto algumas avaliações de produtos ( importados ) de 50 a 60 IBU
    Peguei essa sua receita e transformei ela para 60litros, sem muita precisão chegamos a 15% abv e 14 IBU

    Não seria pouco amargor ?

    Se puder me ajudar, agradeço.

    Att
    Ricardo Hahn.’.

    Curtir

  21. Boa noite
    Estou me preparando para fazer esta receita, mas acabei ficando com uma dúvida. É necessário adicionar nutrientes no mosto? Li que a D47 não é muito tolerante com baixos níveis de nutriente.

    Curtir

  22. Boa noite, onde consigo comprar nutrientes para levedura?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: