Hidromel e Frutas – Melomel!

        Olá a todos! Bem vindos novamente ao Blog da Pompeia Hidromeis.

Melomel de Cerejas em Fermentação

Melomel de Cerejas em Fermentação

        O que acontece quando colocamos no nosso hidromel, uma boa quantidade de frutas? Temos Melomel. Esse é o termo utilizado pelo mundo afora para hidromel produzido com frutas em geral. E se feitos com esmero podem ficar simplesmente maravilhosos, pois as fruta podem dar toda uma nova dimensão para os hidromeis se usadas corretamente.

        Em geral se utiliza muito frutas vermelhas para a produção do melomel, primeiramente porque a cor pode ficar maravilhosa! Depois algumas frutas vão jogar os aromas e sabores para o céu! Um melomel de Amoras pode ficar simplesmente espetacular depois de 1 ano na garrafa. Um melomel de framboesa é uma bebida que pede um gole atrás do outro pela sensação de “tart” que traz. O melomel de morangos tem uma delicadeza encantadora, tanto na cor como no aroma e faria um par excepcional com mel de laranjeira. Mas existem pessoas que estão inovando e colocando outras fruta mais exóticas nos melomeis:  banana, abacaxi, coco, mirtilos, etc. E ouço falar de melomeis maravilhosos feitos assim. Há ainda os que misturam todas as frutas. Você pode ir até onde sua criatividade permitir.

        Mas qual a diferença na produção?

        Bem, para produzir um melomel temos que ter alguns cuidados a mais. A sanitização das frutas é um ponto a focar. Um lavada caprichada se faz necessária e em alguns casos até mesmo uma “pasteurização” como no caso do mirtilo, este se não fizer isso nem a cor libera com falicidade. Para pasteurizar frutas e livrar-se dos levedos selvagens que estas possuem nas cascas não é necessário fervê-las a 100°C, pode-se perfeitamente levar a temperatura delas a 60°C, manter por 10 minutos e depois resfriá-las. Isso ajuda a liberar mais cor também.

        Outro ponto: Quando colocar as frutas no mosto? Há quem prefira colocar na fermentação primária, outros preferem colocar quando for feita a primeira trásfega. Eu particularmente tenho utilizado a primeira opção. É mais bagunceira, já que as frutas dão uma desmanchada e fica mais difícil para realizar as trásfegas. Mas eu gosto porque tenho a sensação de que extraio mais das frutas assim. Houveram casos também em que coloquei frutas na primeira fementação, quando fiz a trásfega eu descartei as mesmas, e coloquei mais frutas.

        Como escolher as frutas

  Imagem O ideal seria se tivessemos acesso as frutas recém colhidas e portando o mais frescas possíveis. Mas como sei que nem sempre isso é possível, pode-se recorrer ao algum quitanda, ou frutaria que receba os produtos com boa frequência. É muito legal se você conseguir criar uma amizade com o fornecedor que escolher. Assim poderá aprender mais sobre as frutas também.
   
        Outra coisa importante é provar, cheirar o máximo de variedades possível. As frutas mudam muito de uma variedade a outra. Por exemplo todos que comem maças sabem que a maça Gala é muito diferente da Fuji.

        Quando não for possível de maneira alguma encontrar a variedade que você elegeu para seu hidromel, pode-se recorrer a frutas congeladas. Existem empresas que trabalham com frutas congeladas de excelente qualidade, eu mesmo já recorri a framboesas assim. Agora deixem, por favor, os sucos de frutas como última opção, pois os mesmos já possuem todo um processo de industrialização e perdem muito das qualidades da variedade e frescor.

        E por último é muito importante escolher uma levedura que se encaixe bem no conjunto que você imaginou para seu melomel.

        Pessoal, claro que isso tudo é um grande resumo e produzir Melomeis não se resume a apenas isso, mas já é um começo. Espero que se divirtam. Saúde!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis



Categorias:Hidromel

2 respostas

Trackbacks

  1. Receita Hidromel Bouchet com Amoras! | Pompeia Hidromeis
  2. Receita Hidromel Bouchet com Amoras! | Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: