Receita Hidromel Tradicional (Show Mead)

Olá pessoal. Vou passar para vocês uma receita bem legal de Hidromel Tradicional seco. Esse  é um primeiro passo bacana para começar a controlar mais o processo de produção do seu hidromel.

Para este hidromel você vai precisar de:

– 2,270 kilos de mel de qualidade (procure direto com algum apicultor)

– 15,14 litros de água, mineral ou muito bem filtrado

– Leveduras Lalvin D-47 ou similar

– 2 gramas de Nutrientes para Leveduras

Procedimento:

Limpe maravilhosamente bem todos os equipamentos e utensílios que terão contato com tudo relacionado ao seu hidromel. Lembre-se de que sanitizar nunca é demais. Dissolva o mel na água e, se for de sua preferência, dê uma leve fervida no mosto para pasteurização. Eu particularmente não gosto de fazer isso. Mexa vigorosamente no mosto, balançe, faça o possível para oxigenar o máximo possível.

Prepare as leveduras da seguinte maneira: Aqueça um pouquinho de água a cerca de 38-41 graus celsius e apenas coloque as leveduras dentro desta água mas não mexa ainda. Aguarde 15 minutos e depois mexa bem. Este processo ajuda as leveduras a “acordarem” de maneira mais suave. Após, coloque o fermento no mosto. Coloque também 1 grama do nutriente para as leveduras. No segundo dia mexa novamente o mosto para aerá-lo e coloque a outra grama de nutriente.

Tire uma medida com o densímetro. Seguindo esta receita ela deverá estar a cerca de 1.080 de gravidade. Essa medida, dado o tipo de fermento, quer dizer que provavelmente todo esse açucar será convertido em alcool e ao final deveremos ter  uma gravidade de aproximadamente de 0.998. Lembrando que a água pura tem 1.000 de gravidade.

Quando as medições mostrarem que a fermentação está terminada faça uma trásfega e deixe decantar completamente até ficar transparente e brilhante. Então se desejar coloque 30 gramas de lascas de carvalho por sete dias antes do engarrafamento. Engarrafe e se conseguir, deixe envelhecer por pelo menos 6 meses. E pronto! Você terá um hidromel seco de boa qualidade.

É um hidromel simples, mas que requer atenção e não pode haver falhas durante todo o ciclo de produção e que no final rende uma bela bebida. Desejo sucesso a vocês e saúde a todos.

Hidromel Tradicional Seco

Hidromel Tradicional Seco

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Receitas

Tags:, , , , , , , , ,

13 respostas

  1. Esse cara manja… tem otimos video no youtube

    Curtir

  2. Quando vc diz “Leveduras” vc quer dizer mais de um sache ? E se eu por meio sache ? Abraços

    Curtir

    • Olá Jean!

      Quando eu digo leveduras não necessáriamente quero dizer a quantidade. Cada fabricante indica a quantidade a usar por volume. Um sachet de fermento seco normalmente fermentam 20 litros de hidromel.

      Abraço,
      Luis Felipe – Meadmaker
      Pompeia Hidromeis

      Curtir

  3. Para essa receita que tipo de mel vc indica?

    Curtir

  4. oque seria o Nutrientes para Leveduras ???

    Curtir

    • Nutrientes é um preparado especial contendo vitaminas e demais produtos que naturalmente faltam no mel e que são necessários para as leveduras terem o máximo de saúde e felicidade. Entenda que o mel é excelente para os seres humanos para as amigas leveduras faltam algumas coisas.

      Curtir

  5. Olá luis!
    No caso da fermentação anaeróbica do hidromel pode-se deixar um vácuo no recipente, ou temos que preenche-lo até uns dois dedos abaixo do gargalo do garrafão para impedir a existência de oxigênio no seu interior: é diferente do vinho?

    Curtir

  6. Olá Luis eu fiz um bacht de 20 litros do show mead, mas e fermentação com o D47 esta muito lenta no airlock, é normal?

    Curtir

    • Jenesis,

      Muitos fatores podem fazer com que a fermentação ocorra mais rapida ou lentamente. Ex: Temperatura de fermentação, nutrientes, saúde e quantidade de células de leveduras por mililitro de mosto, acidez, etc…

      Então vai monitorando, adiciona mais nutrientes quanto mosto fizer uns 12 dias para dar uma mãozinha para as leveduras!

      Abraço

      Curtir

  7. Boa noite Luis!

    Essa é uma receita antiga sua, ultimo comentário foi em 2013, mas estou começando a entrar no ramo de bebidas alcoólicas e adore sua página, informações e videos. Comprei as leveduras indicadas e encaminhei o equipamento, mas não entendi muito bem qual seria o tempo de fermentação do mosto?
    Pelas informações que eu já pesquisei, ate de outras bebidas, na hora que eu abrir o recipiente do meu mosto fermentando para adicionar outra parte dos nutrientes, entraria oxigênio, isso não afetaria a fermentação negativamente?

    Abraços, Rayan.

    Curtido por 1 pessoa

    • Abrir o fermentador não afeta em nada desde que você não coloque o mosto em contato com nada contaminado. Sobre tempo de fermentação não é algo exato para informar.

      Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: