Boas práticas no processo de fermentação.

Fermentação

Fermentação

                Olá pessoal e bem vindos mais um vez ao blog da Pompeia Hidromeis. Em um artigo recente eu falei para vocês sobre o processo de fermentação e no último artigo eu falei sobre a história do hidromel e dentro desta história sobre a evolução das leveduras que são nossos maiores aliados no processo de transformar o mel em hidromel. Certo. Hoje vamos unir as duas coisas e falar um pouco sobre como facilitar as coisas para as leveduras e tentar garantir que a fermentação ocorra da melhor maneira possível.
                Vamos rever rapidamente alguns pontos. Fermentação é o processo de trasnformação dos açucares presentes em um mosto em alcool e dióxido de carbono. Leveduras são os microorganismos que fazem esse trabalhão todo. Nós os colocamos em pequena quantidade no mosto e ele se multiplica e começa a devorar todo o açucar até que este acabe ou que a quantidade de alcool gerado mate a própria levedura. Mosto é o que queremos tranformar em uma bebida alcoolica, em nosso caso, a mistura de Mel, água, frutas, especiarias, ervas aromáticas ou o quer que seja a mais que você deseje colocar é o nosso mosto. No caso de vinho, por exemplo, são as uvas esmagadas, e assim por diante.
                Conceitos revistos vamos a parte que nos interessa para este artigo.
                Quando colocamos o fermento no mosto o fermento vai começar a se reproduzir para que haja uma população grande o suficiente para conduzir a fermentação. Nesta faze o processo é dependente de oxigênio como fonte de energia para nossas amigas leveduras. Em todo o ciclo de vida do hidromel o oxigênio é, de certo modo um inimigo, menos aqui. Logo antes, ou assim que colocadas as leveduras no mosto devemos dar um jeito de oxigenar esse líquido. Como? Você vai chacoalhar, mexer, liquidificar o que quer que seja. Mas TEM que garantir que vai ter o máximo de oxigênio que for possível colocar naquele líquido. E porque desta maneira? Sabe aquelas bolhinhas que saem todo o tempo de dentro do aquário? Pois então, é o ar entrando em contato forçado com o líquido que vai o oxigenar. E quantas vezes vamos fazer este processo? Umas 2 a 4 vezes nos primeiros um ou dois dias se possível. Logo após esta fase as leveduras param que consumir oxigênio para começar a consumir o açucar.
                E aqui tudo muda. Agora precisamos garantir que as leveduras vão ter nutrientes em quantidade suficiente para se alimentar e ter uma vida com vigor. Se assim for você terá uma fermentação feliz. Senão vai sofrer as consequências. Mas como eu monitoro isso? Bem, no começo pode ser um pouco difícil ter parâmetros corretos para comparar o que é uma boa fermentação e o que não é, mas com o tempo vocês vão saber quando o vigor de uma fermentação está fraco e que está na hora de empregar algum tipo de nutriente neste mosto. Nutrientes são vendidos em qualquer loja que venda produtos para produção de vinhos e cervejas. Inclusive on-line. Os fermentos são compostos com sais minerais, vitaminas B12, nitrogênio e outros compostos que são essenciais para que nossas amigas tenham força.
                Outra coisa fundamental é manter o fermentação o mais fechado possível. Ar nessa fase nem pensar. Somento o CO2 que sai pelo AirLocker. Porque? Porque o ar é infestado de bactérias que podem acabar com seu hidromel amigo. Então não facilite. Outra coisa. Evite colocar esse hidromel em contato com qualquer coisa que não esteja extremamente bem sanitizada. Lembre-se Sanitização é um dos principais ingredientes do hidromel.
                Após a fermentação der sinais de que está terminando é hora que começar a trabalhar as trásfegas para evitar que as leveduras sobreviventes entrem em autólise e comecem a liberar aromas e saboras ruins para o hidromel.
                Se estes passos todos foram seguidos pessoal, teremos uma boa chance de ter um bom processo de fermentação e dependendo da sua receita um bom hidromel. Saúde!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidromeis



Categorias:Hidromel

Tags:, , , , , , , ,

2 respostas

  1. boa noite, eu vi seu vídeo da receita lengaria do J.A.O.M.
    gostaria de saber aonde eu arrumo um airlocker.
    em que tipo de loja ou site.
    você pode me ajudar ?

    Curtir

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: