Receita de Hidromel Fácil: JAOM

      Olá pessoal! Hoje vou apresentar para vocês uma receita de Hidromel que todos podem fazer em casa sem ter que recorrer a nenhum produto específico, ou caro, ou difícil de achar. É um hidromel BEM SIMPLES, mas pode ser bem saboroso se for seguida a receita a risca. O resultado é um hidromel de coloração dourada e sabor adocicado, mostrando muito bem os aromas e sabores de todos os ingredientes.

Hidromel JAOM

Hidromel JAOM

Esta receita é uma receita muito tradicional que se encontra em vários lugares na internet e principalmente em sites em inglês. Aliás não sei se vocês sabem, mas fora do Brasil o hidromel é uma bebida relativamente bem conhecida e existe uma grande variedade de receitas que são de domínio público. Esta que trago para vocês é uma das mais indicadas para quem quer começar.

Hidromel JAOM (Joey Ancient Orange Mead) Antigo Hidromel de Laranjas do Joey

Ingredientes: (Receita para 10 litros)
– 3,5 kgs de Mel
– Três laranjas grandes cortadas em 8
– Três pedaços de Canela em rama
– 6 ou 8 cravos – a gosto – não exagere neste ingrediente
– Duas mãos cheias de uvas passas
– 20 gr de fermento para pão

Consiga um galão de 10 litros e o encha com o todo o mel dissolvido em água e coloque junto os outros ingredientes. Após colocar tudo junto, chacoalhe bem a mistura para oxigenar o meio para dar mais força as leveduras no começo das atividades delas. Pegue o fermento e apenas coloque dentro do mosto. Feche com um airlocker e siga atentamente as seguintes orientações:

  • Não mexa.    
  • Não coloque nutrientes.
  • Não oxigene mais.
  • Não toque.
  • Não abra.
  • Ok, pode dar uma olhadinha de vez em quando.

Mas a regra para este hidromel é deixar que a natureza haja e que as leveduras façam o seu trabalho do jeito que elas sabem fazer e ponto.

Você vai deixar este hidromel em descanso por cerca de 3 meses. Após este período provavelmente até as laranjas já terão ir parado no fundo do fermentador e você vai poder trasfegar tranquilamente. Como eu disse no começo do post é um hidromel bem simples mas muito bacana como primeira experiência. Boa sorte a todos e SAÚDE!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia hidromeis

Veja também outras receitas (Clique sobre o nome):

 

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 



Categorias:Receitas

Tags:, , , , , , , ,

282 respostas

  1. Bom dia!
    Vou fazer meu primeiro JAOM no final de semana. eeeeeeeeeeeee

    Eu quero fazer uma receita de 5 litros, posso utilizar essa receita? voce mudaria alguma coisa?

    5 litros
    1,75 kgs mel
    1 1/2 laranja
    1 pedaco canela
    3 cravos
    uma mãos cheia de uvas passas
    10 gr de fermento para pão (Fleischmann)

    eu moro em SC e esta fazendo bastante calor, qual a temperatura ideal para o hidromel?

  2. Coloco mais fermento?

    • Mais leveduras só se a fermentação parar mesmo. Aí tem que tentar dar vida nova pra elas!

      • Boas, no dia 16/02/2014 ainda não havia lido sua resposta e resolvi por conta própria por mIs fermento, ao abrir o recipiente não havia odor de sulfidricos, nem de vinagre, nem havia sinais claros ao menos de outras culturas tentando se instalar ali, coloquei mais fermento, e voltei a fechar como antes, mas não houve nova fermentação, airlocker sem nenhuma bolha, antes da adição de fermento, observei que algumas frutas que antes estavam todas encima do frasco, estavam no fundo, e outras a meio caminho, e desde então aos poucos elas estão descendo, pelo que venho lendo isso é normal certo? Por ser uma quantidade reduzida de mosto, 1,5L, teria já encerrado a fermentação inicial, e está se encaminhando normalmente, ou meu JAOM ta no bico do corvo de Odin?

      • Jack a fermentação acaba quando para a atividade do fermento. Formar a borra no fundo do fermentador é normal.

  3. Boa tarde
    Tentei fazer o JAOM e coloquei cerca de 2,7 kg de mel, as frutas, cravo e canela e completei p 10 litros com água mineral. E fermento de pão. Hoje faz 1 mês e 3 dias de fermentação e tirei cerca de 50 ml por uma torneirinha q instalei no fundo do fermentador. Ele tava com um aroma bom mas diferente d outras bebidas (nem sei explicar pq nunca provei hidromel); agora o gosto tava meio seco, lembrando um pouco vinho seco. Será q no fim dos 3 meses ele vai ficar bom? Abs!

  4. Parabens pelo blog, me achei em varias duvidas aki

    porem ainda tenho uma pequena duvida, Qual a diferenca entre o fermento de pao para o lalvin 71b por exemplo, o que difere essas estirpes?

    • Olá Tatiane,

      As cepas preparadas para produção de bebidas tem muitas características fermentativas que auxiliam os produtores, como por exemplo: produção de compostos aromáticos, valorização de componentes do mosto (ex: frutas), faixas de temperatura de fermentação bem definidas, limite de produção de álcool bem definidos, entre outras características que valorizam o produto como um todo.

      Abraço

  5. Opa, e ae Luiz! Assisti seus vídeos, gostei muito e pretendo fazer meu primeiro hidromel ainda esta semana! Infelizmente, me deparei com alguns problemas. Em um de seus vídeos, você diz que podemos usar um balão/bexiga ao invés do airlocker, como eu iria prender o balão? o que fazer se não fizer furos o bastante e ele estourar? Como esterilizar ele sem zoar a bagaça? Obrigado e parabéns pelo blog e pelos vídeos!!

    • João,

      dá para usar, mas não é indicado e sanitização é um dos porquês não usar. Se ainda assim quiser usar faça um furo muito pequeno com uma agulha de costura mesmo. Ou então dá uma olhada no grupo de hidromel do facebook alguém criou um airlock com cerca de DOIS REAIS de custo! vale a pena!

  6. Boa tarde Luis,

    Preparei meu primeiro JAOM dia 08/02/2014. Ainda percebo a ação das leveduras trabalhando pelas bolas de Co2. Uma dúvida surgiu. Fiz todo processo de Higienização antes de colocar JAOM no fermentador. Depois de quanto tempo devo fazer a higienização do meu fermentador?

    Attn,
    Daniel Sobrinho

  7. Olá, segui a receita do JAOM adaptando para 5 Litros, porém não há nenhum sinal de fermentação (já fazem 2 dias que fiz) devo adicionar mais fermento porém ativado?

    • Gabriel Ferreira: aguarde ainda um pouco mais, não precisa acrescentar fermento. o Único toque que te dou é: verifique muito bem todas as vedações, pois muito provavelmente você está é com vazamento em algum ponto. Olhe bem a tampa, vedação do Airlock que esteja usando etc. Nos dê retorno, ok?!?!

      • estou com o mesmo problema, adaptei para 5 litros e não aconteceu nada ate agora, usei um arlok caseiro (aquele feito com garrafa com agua), devo colocar mais fermento? o tamanho da mangueira influencia na quantidade de bolhar que vai sair? ja verifiquei e esta tudo muito bem vedado

      • O fermento era novo? Verifica de novo as vedações e veja se tem bolhas subindo pelo líquido.

      • o fermento era novo sim… não estava bem vedado por isso nao via as bolhas… outra duvida… quanto tempo fica em media saindo bolhas pelo arlock? e quanto tempo leva para sumir aquela espuma de cima do mosto? parou de sair bolha do meu arlock com aproximadamente 3 dias depois que fiz o mosto… e depois com aproximadamente 10 dias não havia espuma mais nenhuma em cima do mosto… isso esta correto? as laranjas ainda estão boiando no mosto

      • Vagner… em média para hidromel é muuuito relativo. Portanto relaxa e toma duas doses de paciência que é o principal ingrediente para produzir hidromel. Espuma sobre o mosto é sinal de fermentação ativa, se acabou depois de 10 dias é que a atividade fermentativa diminuiu consideravelmente. As laranjas boiam mesmo… mas um dia elas decidem mergulhar, mas isso são elas que vão decidir quando vai ser! Abraço!

  8. Boa Tarde amigo,
    Estou com duvida nesse fermento para pão, ele é seco ou granulado, poderia mandar alguma foto da embalagem ou indicar alguma loja on-line que venda… etc. Só falta este item para iniciar a produção.

    Aguardo.

  9. Boa noite amigos;

    Hoje completou 90 dias de fermentação e estou muito feliz, pois fiz a primeira trasfega e pelo aroma agradável que senti acho que correu tudo bem…hehe. Mas gostaria de saber quanto tempo eu deixo o mosto repousar para que eu possa fazer a trasfega novamente, e também gostaria de saber quantas vezes devo faze-la para que a bebida possa ficar 100% limpa. Em breve novas noticias…Abraço a todos!

  10. Coloquei o meu para fermentar hoje!!
    tenho as mesmas duvidas do amigo acima, e mais algumas, como:
    Qual o teor alcoólico que essa receita atinge?
    Posso usar algum tipo de filtro para ajudar na limpeza durante a trafega?
    Qual o prazo de validade após o engarrafamento?
    Deve ser acondicionado igual vinho? (Deitado com o liquido em contato com a rolha)
    Desculpe a quantidade de pergunta, é que toda hora aparece duvidas, e acho que logo vai ter mais. rsrs

    • Gente, só tenho duas dúvidas:
      1ª- tenho q deixar vedado com o airlock por 3 mesesou depois q parar a fermentação posso abrir?
      2ª- depois dos três meses posso consumir imediatamente ou tenho que limpar o material sólido e deixar descansar em outro vasilhame (por quanto tempo?)

      • Olá Magnoel,

        Normalmente depois de três meses estará tudo decantado, só trasfegue para as garrafas e consuma ou envelheça como desejar. E deixa sempre com o airlock, as vezes existe alguma atividade de fermentação que não notamos e o airlock fica alí como uma segurança extra.

      • Peraê… depois dos três meses eu abro o airlock e trasfego para as garrafas, certo? essas garrafas também tem que ter airloc ou não precisa mais?

  11. Boa noite,
    como descrito acima, ontem coloquei meu primeiro Hidromel para fermentar, prendi o airlock na tampa do fermentador como descrito, coloquei a água até a marca indicada no airlock. Ontem mesmo a fermentação estava muito forte, a ponto de jogar uma parte da água do airlock para fora, posso completar com mais água? Outra coisa, a pressão esta tanta que a água esta mantida somente em um compartimento do airlock, isso é normal?

    Obrigado.

  12. Olá trasfeguei meu JAOM ontem, o sabor é distinto de qualquer coisa q já provei, como disse q o sabor muda muito até o final, vou aguardar para opinar, mas acho q estou fazendo certo, quanto tempo espero de trasfega a trasfega?

  13. bom dia tenho um pacote de fermento Red star montrachet. pode ser usado no lugar do fermento de pão?

    se sim quantas gramas?

    obrigado

    Abraço Felipe

    • Felipe,

      Sempre vai ser melhor usar um fermento especializado, essa receita do jeito que está colocada é para quem quer fazer um primeiro hidromel sem complicações e gastos. A quantidade é só seguir as instruções do fabricante.

      Abraço

  14. Boa Noite Luis,
    Então, sou uma graduanda do curso de Ciências Biológicas e estamos com um projeto numa matéria para produzir bebidas alcoólicas através de fermentação. Meu grupo teve a ideia de produzir o hidromel, assim encontramos várias metodologias para produzi-lo e as adaptamos mas não temos mais que no máximo um mês para produzir uma quantidade de cerca de 1,5L de hidromel. Então aqui segue minha dúvida, será possível produzir essa quantidade de hidromel nesse tempo que temos?

    Att

    Paula.

    • Paula,

      Se a fermentação ocorrer de maneira perfeita e muito bem nutrida, oxigenada no início e coisas do tipo, acontece em menos de um mês sim. O problema seria a falta de tempo para clarificar o hidromel. Você teria a bebida, mas opaca e ainda com aromas de fermento pela falta de clarificação.

      • Ah sim, entendi. A etapa de clarificação é aquela que se faz as trafegas não é? Sabe me dizer se o hidromel só pode ser clarificado dessa forma? Ou tem alguma espécie de filtração que pode ser feita?

        Obg.

        Paula.

      • Paula, tem como filtrar sim. O pessoal em indústrias de bebida usa um filtro elaborada com terra (claro que especiais) para fazer a filtragem. Acredito que caseiramente falando, poderíamos até usar um tecido bem fininho.

  15. Luis felipe….
    estou com todo material para fazer o hidromel….
    porem lendo alguns poste vi vc sitando q com o fermento biologico de pao seco da marca fleischmann nao fica muito bom….. mas vc sita q qualquer fermento de supermercado serve…..
    e aqui na minha cidade so encontrei fermento dessa marca… e agora… pode ser…
    nao quero perder 3,5 kg de mel….ashusauhuhsauhas….. sai tudo muito caro..hehhe,.,,e outra c nao ouver problema irei começar a fazer agora….mas tem um outro porem cheguei do trabalho agora e as laranjas q avia comprado deixae elas na geladeira… tem algum problema colocalas meio geladas???….. desde ja agradeço

  16. Luis tem outra coisa…. sobre o fermento…. vc diz q é pra colocar 20 g de fermento… e em outro poste um colega falou sobre, e no seu video vc coloca 2 colheres de fermento… pra nao ficar nem la nem ca coloquei 3, e sobrou bastante fermneto no pacotinho….tomara q de certo… agora aguarda longos 3 messes… ja fiz a receita e esta muito intenssa a fermentaçao….. vlw obrigao!!

    • Dá certo sim, na verdade 20 gramas é para não ter risco de falha nunca. mas três colheres já é bastante levedura. Boa sorte aí jovem!

      • esperar agora entao ne….hehehe….vlw luiz….breve posto fotos e como anda ele aqui…. ja c preparando para começar a fazer com leveduras proprias e tudo certinho…. vlw abraços

      • O menor pacote de fermento para pao que encontrei tem 125g. Como nao vejo uso para o mesmo antes dele envelhecer, que pode acontecer se eu jogar todo o fermento? A fermentação ira acontecer mais rapido ou ira estragar o hidromel JAOM?

      • Se você fizer isso vai cometer um erro chamado “over pitching” que é colocar uma quantidade de levedura muito maior que a necessária no mosto. Nesse caso haverá uma competição por nutrientes que vai causar muita geração de off-flavors. Mesmo fermento de pão existe em sachets com poucos gramas, dá uma procurada melhor para não ter perdas, nem de fermento, nem do hidromel.

  17. Boa tarde Luiz em primeiro lugar parabens pelo blog,
    em segundo uma duvida: eu faço a trasfega apenas pra retirar o residuos solidos ou tenho que por o airlock no novo recipiente, quanto tempo ei deixo,? Sem mais muito obrigado.

  18. Acha que se fazer esse hidromel e deixar por 6 meses vai dar certo?

  19. Olá, fiz meu primeiro JAOM e já provei ele, fiz 5 L adaptando a receita, porém ele acabou ficando muito seco. Isso pode ter ocorrido por eu ter colocado muito mel (não tenho balança acabei indo no olhômetro)?

  20. Boa tarde Luiz,
    Qual a densidade aproximada para a recita JAOM?

    • Rafael,

      Sinceramente nunca calculei. Mas acredito que fica próxima a 1.120. Mas é chute, ok?

      Abraço

      • Só para título de curiosidade, o meu deu leitura de 27° Brix, que dá uma OG de 1,1148. O resultado final foi MUITO satisfatório, tendo dado 14,7% ABV de graduação alcoólica. Agora já estão na garrafa e vou deixar no mínimo uma delas esquecida para envelhecer e aprimorar sabores, etc.

        Particularmente, vou tentar usar esta referência caso venha a repetir a receita.

        Espero ter ajudado. Abração pro cês aí!

  21. Boa tarde Luiz,
    Então vim para informar que adaptamos a produção do hidromel no laboratório e deu tudo certo nós usamos pelo menos 7,5g de levedura em 750ml de água com mel e em duas semanas a produção já estava concluída o hidromel ficou com pelo menos 15% de álcool em 750ml!
    Um resultado mais do que satisfatório!
    Então, obrigada pela atenção e por responder as duvidas!

    Att

    Paula

  22. Por favor me sane uma dúvida, tem uma semana que eu coloquei o JAOM fermentando, de inicio o cheiro das bolhas do airlock era como o cheiro de massa de pão (imaginei que era devido ao fermento), mas hoje eu senti cheiro de laranja estragada. Como o meu fermentador não é transparente eu não vi como esta lá dentro mas esse cheiro me deixou inquieto. É normal isso? Perdi o que estava fazendo ou eu só saberei quando terminar o tempo de fermentação?

    • Só quando acabar! Segura a curiosidade aí! rsrs é muito difícil estragar as frutas que estão no mosto, pois há ausência de oxigênio lá dentro… aguenta firme!

      • Muito obrigado por saciar minha inquietação. E também agradeço pelo tanto que o seu trabalho aqui me inspirou e motivou.

      • Só estou aqui, alguns meses depois para agradecer novamente, o hidromel deu super certo! E já foi aprovado por amigos. Muito obrigado pelo suporte! Pretendo continuar seguindo as publicações e fazer outras receitas =)

  23. olá venho parabenizar e deixar minha duvida eu irei fazer o JAOM com meia receita a quantidade d tempo de fermentação? se sim a fermentação pode ser acelerada e se á algum risco em acelerar ela

    • João, cortar a receita pela metade não altera em nada o tempo de fermentação. O que altera isso é a quantidade de nutrientes, temperatura de fermentação entre outros fatores. Mas no JAOM isso não é uma preocupação por ser uma receita muito simples. Em outros hidroméis alterar os parâmetros – temperatura, nutrientes, oxigênio, nitrogênio, ph – deve ser feito com muito cuidado pois pode melhorar muito o hidromel ou ainda criar aromas e sabores ruins.

  24. Fiz essa receita de Hidromel já faz quinze dias com muita fermentação no airlok, contudo estou percebendo que a atividade de fermentação diminui muito..e antes dos três meses acho que vai parar. o que devo fazer? interromper o processo os deixar completar os 3 meses da receita?

    • É normal e desejável que a fermentação pare muito antes de completar os 3 meses! O tempo restante é necessário para a sedimentação da levedura, deixando o hidromel limpo e pronto para o consumo!

      • Valeu! Deixarei os Três meses então. Estou querendo fazer outro, tem alguma receita que não demore menos tempo? onde posso comprar leveduras?
        Abração

      • Caro Rafael,

        Imagino que houve uma confusão aí e quando você pergunta sobre “receita que não demore menos tempo”, você quis dizer “uma receita que demore menos tempo” (que fique pronta mais rápido), correto?!?

        Bom… Um dos grande pontos para fabricação de bebidas artesanais de uma forma geral (Hidromel, Cerveja, Vinho entre outros) que precisa MUITO ser trabalhado é a Paciência. Acredito que algumas receitas tradicionais, usando leveduras próprias (e não levedura para massas, como no caso do JAOM), conforme as combinações feitas, é possível já se trasfegar com um mês, um e pouco. Maaaaasss… quando se faz estas trásfegas, ou mesmo quando a fermentação já está encerrada, vem uma parte importantíssima do processo: a MATURAÇÃO. Já ouviu a expressão: “vinho – quanto mais velho, melhor!”?!? Então… é nessa fase que os sabores se assentam, que aquela presença de leveduras irá reduzir, o gosto forte de álcool irá harmonizar com a bebida e você poderá aproveitar todo o potencial deste Néctar dos deuses.

        Uma prova aqui e outra ali sempre ocorre, mas você tem que ter em mente que este período de 3 a 4 meses da produção são primordiais para a consolidação dos sabores, aromas e demais características da bebida, fora a limpeza dela propriamente dita. Se observar a receita original do “Joe” Mattioli (que desenvolveu o JAOM), ele ainda recomenda, após engarrafar, descansar por mais 6 meses. Mas ele mesmo indica: se você aguentar, hehe… ou seja: descanso para estas bebidas é TUDO. E Paciência para se fazer bebidas é fundamental. Vai pelas dicas da turma aqui: o resultado final compensa MUITO esta espera.

        Um Abraço e sucesso aí!

  25. olá… umas duvidas que me surgiram…

    se eu quiser adaptar receita para colocar outra fruta no lugar das laranjas (morangos por exemplo), o resultado e o restante da receita permanece o mesmo? quantos gramas de fruta eu coloco?

    e se eu quiser mudar o fermento, para o fermento correto para hidromel… qual fermento eu devo utilizar para essa receita e qual a quantidade do mesmo? o tempo para produção do hidromel permanece o mesmo (3 meses)? devo alterar a quantidade de algum outro produto?

    agradeço desde já pelas respostas…
    muito obrigado

  26. Ví uma vez o vídeo do JAOM no youtube. Não acho mais, tirou do ar?
    Muito bom seus vídeos. Ótimo trabalho!!!

  27. Meu JAOM ficou pronto!!! Ficou muito bom!! só dar uma maturada agora!!! XD

  28. Ola, primeiramente parabens pelo site,
    Eu tentei reduzir a receita para uma garrafa de 2 litros, para caso desse errado eu n perder mto hehe e infelizmente eu acho que minha sorte nao foi grande, ja faz uns 2 dias que fiz a mistura e ate agora nada de bolhas, sera que eu coloquei pouco fermento? já chequei a vedação e esta correta
    Obrigado

    • Daniel, veja se a garrafa não está em um lugar muito frio.

      • O quao seria muito frio? hehe
        Eu mora na Irlanda, agora no verao dentro de casa deve estar uns 20 graus.
        Será que pode ser o fermento?
        Usei o fermento da Royal, Levedura quimica em pó

        Obrigado

      • Daniel,

        Infelizmente não é este tipo de fermento. Na verdade, este Royal nem levedura é – fermento químico é um composto à base de bicarbonato de sódio, e leveduras são seres vivos, basicamente fungos. Por isso chamamos fermento biológico. Para fazer o JAOM, você deve procurar por fermento biologico desidratado/seco. Sei que nos USA, o Fleishmann é bem conhecido, já que a receita original do Joe Mattioli cita inclusive o nome desta marca (sem querer fazer propagandas, ok). No texto original dele ele diz: “1 teaspoon of Fleishmann’s bread yeast ” (quantitativo para 1 galão, ou 3,8L).

        Já que você está na irlanda, longe de mim parecer querer ensinar, (ok?!), mas essa leveduraou fermento biológico (mesmo para pães e massas) você vai achar aí com nome somente de YEAST. O pó Royal, mesmo podendo também ser chamado de “Chemical Yeast”, também vai ser chamado de “BAKING POWDER”.

        Abraço e sucesso aí na fabricação!

  29. Olá.

    Fiz essa receita hoje, em garrafões de vidro. Como não tinha o Airlock, fiz como vi um dia em algum site: coloquei uma bexiga na boca do garrafão. Vedando bem a entrada de ar. Imagino que quando o gás do processo de fermentação for sendo liberado, a bexiga vá inflar. Pelo menos espero que funcione corretamente.
    Por quanto tempo deixo fermentando? Antes de poder tirar a bexiga e lacrar o garrafão?

    Abraços

  30. Essa mistura de água e mel vai deixá-lo seco ou suave, se deixar seco, posso colocar mais mel, ou ele não combina como mais mel

    Obrigado desde já

  31. boa tarde!
    fiz a minha primeira trasfega apos a Fg nao alterar mais,. porem todas as especiarias ficaram no primeiro fermentador.
    Tem que adicionar mais algum “temepro” ou so deixar maturar???

    Obrigado, e parabéns pelo excelente trabalho

  32. O meu ficou meio seco, mais ficou adocicado.

  33. Olá amigo, boa tarde.

    Bem, realizei ontem minha primeira experiência com fermentação, segui todos passos a risca (hidromel tradicional, não o JOAM), utilizando fermento para pães tipo seco instantâneo. Algumas horas após o inicio da fermentação, as leveduras estavam a mil, estavam em cima formando uma espuma e liberando muito gás. Hoje de manhã, estavam todas no fundo do recipiente e sem nenhuma atividade no airlock, deu a sensação de que estão mortas, rsrs. Queria saber se é possível a reciclagem do mosto, se retirar do fermentador, coar, e colocar no fogo até uns 60º e colocar os ingredientes do JOAM?

    Lembrando q só tem umas 12 horas desde o inicio, e que o airlock não tem atividade já por algumas horas. Possivelmente eu matei as leveduras de alguma forma… Abraço, Obrigado.

    • Meu caro… Só achei estranho o que você escreveu como “Instantâneo”. Qual a marca? Como que ele é? Perdão se parecer besteira (acredite: muita gente faz), mas quando falamos “Fermento”, não é pó Royal etc. que basicamente é bicarbonato de sódio. É levedura, por isso até dizemos “fermento biológico”. O seco não é instântâneo, e à excessão da receita JAOM seguida à risca, ele precisa ser hidratado, com água à uma determinada temperatura (não pode ser quente demais, nem fria demais), por um determinado tempo e por aí vaí. Explica melhor aí o que você usou, que podemos analisar melhor! Abraço e sucesso aí em suas fermentações!

      • Os fermentos biológicos para pão em sachê, são instantâneos sim

      • Otávio,

        O fermento Biológico seco PODE ser sim instantâneo, mas é de suma importância que não se confunda com Fermento químico.

        Quando você afirma “Os fermentos biológicos para pão em sachê, são instantâneos sim”, não é bem assim, porque na verdade para que isso seja correto, é preciso que venha escrito na embalagem, e nem todos são instantâneos como você diz.

        Para efeito culinário, quando chamamos um fermento biológico seco de instantâneo, é porque este deve ser adicionado à parte seca da receita (farinha, sal, açúcar etc), misturado e depois receber água e demais líquidos para garantir boas massas (pães, pizzas etc). Já o Fermento biológico seco (sem a denominação “Instantâneo”) precisa obrigatoriamente de um start (água morna, um pouco de açúcar e o fermento) para que possa fazer a massa crescer. Fazer o Start com o primeiro não compromete sua atuação, mas deixar de fazer no segundo, provavelmente você não terá bons resultados. Ressaltando novamente: isso para Culinária.

        Para o caso dos nossos hidroméis, com exceção do JAOM (que é bem claro em sua receita que é para se adicionar a levedura seca sem hidratar ou fazer start), é ideal que sempre façamos uma preparação correta da cultura que iremos inocular na bebida, inclusive (entre outros detalhes) observando diferenças de temperaturas entre o starter e o mosto. Nesse caso, no sentido linguístico de “Instantâneo” (Pelo dicionário: Que se produz subitamente; repentino), a levedura seca não o é.

        Um Abraço!

  34. Eu posso fazer essa receita sem a canela e sem a laranja… e a temperatura..OBS.:Eu moro em alagoas e nao faz frio nunca. Obrigado.

  35. Gostaria de saber se posso usar uma outra levedura como a lalvin K1 V1116.
    Pode-se usar a mesma receita somente com agua e mel?
    Obrigado

  36. Olá, gostaria de saber, dentre os fermentos lalvin e redstar, qual seria o mais adequado para esta receita.
    Quando estiver ja trasfegando é bom colocar ele na geladeira para matar as leveduras restantes, ou não é ecessario?
    Obrigado

    • Eu usaria o K1V-1116! Se quiser até rola, mas afetaria a secundária!

      • Usando o K1V-1116 o resultado ainda seria doce? E se não é muito recomendável colocar na geladeira como eu posso ter certeza q já posso engarrafar? Os 3 meses já são o suficiente? (não tenho densímetro)
        Desculpe a quantidade de perguntas,
        obrigado

  37. Olá, vim apenas agradecer pelas instruções. Adaptei a receita para 5 litros, e depois de 3 meses de ansiedade, finalmente estou aqui bebendo e bastante feliz com o resultado. Muito obrigado!

  38. olá… hoje faz 3 meses que fiz o JAOM… adaptei para 5 litros, e surgiu alguns problemas… o principal ela tem cheiro de mel e um leve cheio de laranja pobre, porem o sabor que me preocupa… não sei se ela virou vinagre ou se ficou extremamente seco, O JAOM ficou com sabor do pior vinho niagara seco que já bebi… o que voces acham que pode ser, meu JAOM virou vinagre ou só faltou mel nele e se eu adicionar mais mel agora soluciona o problema? usei 1,3kg de mel pra fazer os 5 litros de mosto e tentei deixar todos os utensilhos o mais sanetizados que pude…. o detalhe é que tomei dois goles dele e fiquei com dor no estomago e enjoo, quando toca na lingua ele tem o gosto de cachaça, porem meio segundo depois fica um azedo sem precedentes, aguardo o retorno de alguem… abraço

    • Contaminação com certeza. Agora, cheiro de mel com absoluta certeza não é problema… qual o principal ingrediente do hidromel??? Qual cheiro uma bebida de mel deveria ter???

      • no caso eu quis dizer que o cheiro estava OK tirando o cheiro da laranja podre… o que pode ter causado a contaminação? fiz tudo o mais rigorosamente possivel, de acordo com os seus videos… eu deveria ter fervido as uvas passas? jogo tudo fora e começo um novo?

      • Não jogue fora. Deixa ele descansar uns meses para ver se ameniza. Frutas secas podem sim ter muita levedura e bactérias presas a elas.

        Outra coisa, pela calor de destilado que sentiu pode ser sinal de produção muito grande de álcool superior e isso normalmente acontece em situação de estresse grande das leveduras, grandes variações de temperatura (pior se quente) e coisas do tipo. Tenta manter ele em uma temperatura mais amena e constante se possível!

  39. Ola
    Eu gostaria de saber se nao tem um video da preparaçao do JAOM lembro q vi mas nao acho mais

  40. É possível utilizar Bentonita ou Albumina para acelerar o processo de clarificação do JAOM?

  41. Hoje provei meu Jaom, após 95 dias.
    Achei o aroma legal, coloração clara e limpida. O primeiro gosto é cítrico /doce mas deixa ao final um gosto de cerveja na boca. Normal?
    quando abri o balde as laranjas e passas não estavam decantantadas..mas ficou muito límpido, pois não deixei agitar.
    o que me preocupa é o gosto de cerveja no final.

  42. Cara segui tudo certo ate a parte do fermento quando por impulso mexi, não vejo atividade no airlock que adaptei, existe salvação pro meu hidromel? Me ajude por favor!

    • Meu caro,

      Explica melhor essa movimentação aí para eu poder te ajudar rs

      • Adpatei a receita para 1 litro, porém misturei o fermento, mexendo junto com os demais ingredientes, hj percebo que a fermentação ocorre bem lenta, dificil é aguentar a curiosidade, porém acredito que tudo está indo bem.

  43. Boa noite, preciso de ajuda urgente, preparei o JAOM porém na hora e adicionar o fermente mexi e ja fazem quase 72 horas e nada de fermentação, o que faço?

  44. Olá amigo!
    Adaptei a receita para 20 litros. Havia feito antes e deu certo. Estou usando agora um daqueles baldes de fermentação. Estou notando que a fermentação está demorando para acontecer (fazem cerca de 6 horas agora e nada). A espuma já ficou bem formada e confesso que eu não oxigenei exageradamente o mosto, mexi com uma escumadeira grande ele apenas, por cerca de 2 minutos. EU acabei abrindo ele de 3 em 3 horas, porque não havia nenhum sinal no airlock. Considera isso ok por enquanto? Não tenho sentido nenhum odor, portanto desconfio que a vedação esteja ok.

    • Olá, acabei de verificar que era um problema de vedação mesmo. O mosto ficou cerca de 12 horas com esse problema. Isso irá prejudicar muito meu hidromel? Agora está fermentando de forma correta e sem entrada de oxigênio.

    • A fermentação pode levar até 72 horas para iniciar. Até lá é oxigenar e nutrir.

  45. Caro Luis,
    Já faço cerveja a um ano, e agora meu sogro começou a cultivar mel como hobby e pensei em tentar fazer um hidromel… Porem lendo sobre o assunto me chamaram a atenção um ponto que difere do processo de cerveja e gostaria de seus comentários se possível.
    Para hidromel énecessário várias trasfegas para clarificar, ou no caso dessa receita nenhuma?
    Na cerveja após o término da fermentação baixamos a temperatura a quase 0 para auxiliar a decantar os resíduos e muitas vezes utilizamos gelatina sem sabor para uma clarificação mais rápida (e pra um aspecto mais cristalino). Depois de fermentado e clarificado vai pra garrafa pra segunda maturação (e carbonatação, que aqui é claro que não tem). Se usar essas técnicas no hidromel posso ter algum problema?

  46. Olá amigo, estou super ansioso para fazer essa receita, mas estou com uma dúvida ! Como sanitizar corretamente as laranjas , uvas passas, cravos , canela? Ou não tem necessidade? E as laranjas são colocadas com ou sem casca? Obrigado pela atenção !

Trackbacks

  1. Receita Hidromel: Russian Cardamom | Pompeia Hidroméis
  2. Receita Hidromel: Metheglyn Chai | Pompeia Hidroméis
  3. Receita – Sack hidromel de frutas vermelhas | Pompeia Hidroméis
  4. Dicas para o primeiro hidromel! | Pompeia Hidroméis

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: