Hidromel Tradicional (Show Mead) com mel de Flor de Laranjeira

Hidromel Tradicional - Mel de Flor de LaranjeiraPara inaugurar o Blog vou falar um pouco sobre um hidromel que produzi, elaborado com mel de  flor de laranjeira. Usei leveduras Lalvin k1-1116 que é facilmente encontrado pela internet e recebido no conforto de nossas casas!
Mas primeiro o que é Hidromel Tradicional ou Show Mead? É o Hidromel feito sem adição de nenhum ingrediente que não água, mel e leveduras e pode ser muito bom exatamente pela simplicidade. Em um post que estou preparando vou falar sobre os muitos tipos de Hidromel que podemos produzir.
O Mel de flor de laranjeira tem uma cor mais clara e um perfume muito delicado e isso se transmite para o hidromel e se as leveduras mantiverem estas características você corre o risco de ter um excelente hidromel.
Infelizmente a quantidade que fiz deste Hidromel foi pequena, porque o resultado dele é muito bom. A fermentação foi razoavelmente lenta, 40 dias*, após o que fiz a primeira trásfega (Tem um vídeo meu no youtube sobre trásfegas e várias outras coisas) com cerca de 50 dias e a segunda com 90 dias, a decantação dos sólidos também levou um bom tempo, 3,5 meses para ficar bem limpinho e brilhante.

* Isso quando da elaboração deste artigo. Atualmente as técnicas evoluíram bastante e esse tempo de fermentação não é mais aceitável se utilizadas as técnicas corretas.

Hidromel Tradicional - Mel de Flor de LaranjeiraApós o engarrafamento houve uma pequena atividade de fermentação* o que resultou em uma leve carbonatação natural da bebida e amigo: FICOU MUITO BOM. Como vocês vão ver nas fotos ele ganhou ares de espumante, quando abri uma das garrafas não pude acreditar na maravilha que aquele hidromel havia se tornado. Estava de uma cor claríssima (causada pelo mel de cor muito clara), aromas muito delicados, claramente florais e cítrico adocicado e na boca leve porém com excelente presença e persistência. Enfim meu único arrependimento foi ter sido produzido em pequenas quantidades. Vale a tentativa de fazer esse tipo de Hidromel em casa! Qualquer dúvida mandem suas perguntas!

*Também na época de elaboração do artigo isso era tido como ok. Atualmente deixar o hidromel refermentar na garrafa é inaceitável a não ser que você esteja transformando o hidromel em espumante com uso do método champenoise.

Segue agora uma atualização desta receita. Não quis modificar a parte de cima do texto por ser a primeira receita que coloquei no site no comecinho de janeiro de 2013. E foi super interessante revisitar esse post e poder atualizá-lo, pois é possível ver o tamanho da evolução nas técnicas de produção de 2013 para cá. 

Segue a receita como eu faria hoje mas fazendo o mais parecido com a original.

Ingredientes para 20 litros:

  • mel de flor de laranjeira – o mais leve e delicado que encontrar – suficiente para elevar a densidade para 1.070.
  • água suficiente para completar 20 litros.
  • 3 sachets de levedura K1V-1116 da Lalvin
  • 6 gramas de nutrientes para leveduras

Preparo:

Sanitize TODO O SEU EQUIPAMENTO e ÁREA DE TRABALHO!

Hidromel Tradicional - Mel de Flor de LaranjeiraSe o mel estiver cristalizado aqueça em banho maria, mas evite deixar que a temperatura do mesmo ultrapasse os 60°C. Coloque o mel e a água no fermentador (que você sanitizou perfeitamente antes de usar (se não sabe sanitizar leia nosso artigo) até atingir a gravidade de 1.093, e mexa até dissolver completamente o mel. Se quiser sanitizar o seu mel usando a temperatura apenas mantenha o mel a 60°C por 20 minutos, apesar de que não acho necessário.

Mistura o mel e a água até atingir a densidade de 1.070. Mistura, tire uma amostra e meça, se precisar aumentar a densidade coloque mais mel, se precisar baixar, coloque mais água.

Mexa bastante seu mosto para colocar o máximo de oxigênio possível ou use uma bomba de aquário com pedra difusora, ou oxigênio hospitalar puro (o melhor para oxigenar).

Eeidrate as leveduras seguindo o nosso artigo ou siga as instruções do fabricante. Após esse processo coloque a levedura no mosto quando a diferença de temperatura entre eles não for maior que 10ºC.

Adicione 2,4 gramas do nutriente para as leveduras.

Lacre seu fermentados da melhor maneira possível. Não esqueça do airlock para que o CO2 gerado possa escapar.

Siga o procedimento de remover o CO2 segundo o indicado neste artigo. E oxigene o mosto diariamente pelos primeiros 5 dias. Depois faça oxigenações a cada 2 dias até a densidade do seu hidromel ter baixado 75%. Depois não precisa mais oxigenar ou remover o CO2.

Retire provas constantes para controlar seu hidromel: verifique aromas, sabores, densidade… tente identificar possíveis problemas assim que os mesmos aparecerem e procure as soluções o mais rápido possível.

No segundo dia adicione mais 1,2 gr de nutrientes. Quando seu hidromel chegar a 50% da atenuação adicione outros 1,2 gr de nutrientes. Quando chegar a 75% adicione os 1,2 gr restantes.

Após o final da fermentação realize a primeira trasfega tomando cuidado para passar o mínimo possível de sujeira para o outro fermentador, então proceda com as demais trasfegas até que esteja totalmente clarificado e pronto para ir para a garrafa.

Esse hidromel pode levar alguns meses para clarificar completamente. Ele será delicado, elegante, com aroma floral e levemente frutado. Aconselho a tomar entre 6-10ºC.

Um abraço a todos e boas fermentações!

Luis Felipe de Moraes – Pompeia Hidroméis

Problemas na fermentação do hidromel? Clique aqui para ver o que fazer!

Mais receitas: Hidromel de Chocolate com PimentaHidromel de Limão com AnizHidromel Tradicional SuaveReceita Hidromel Fácil JAOMMelomel de GoiabaHidromel Medieval VIISack HidromelCyser com CanelaReceita RhodomelMetheglyn Chocolate com café e baunilha,Hidromel de ChocolateHidromel Bouchet com AmoraMelomel de Pera,Vanilla HidromelMelomel de FramboesaMelomel de Abacaxi e Coco,Capsicumel – Hidromel com PimentaMelomel de LaranjaHidromel Tradicional 

 



Categorias:Receitas

Tags:, , , , , , ,

11 respostas

  1. Olá Luis! Parabéns pelo blog e pelos fantásticos hidromeis que vejo estares a fazer. Só tenho pena de não os poder provar 😉
    Ando a dar os primeiros passos no que trata a fazer hidromel caseiro e fiquei muito curioso com o Hidromel Tradicional (Show Mead) com mel de Flor de Laranjeira.
    Podes dizer-me mais ou menos as quantidades que utilizaste? Está com uma cor excelente… parabéns!

    Abraço,
    Jorge (Portugal)

    Curtir

    • Olá Jorge!

      Obrigado pelo comentário e elogio!

      Claro que posso dizer. Eu fiz baseado na gravidade do mosto (densímetro) e usei para essa receita 1.080 de gravidade original, cerca de 250gr de mel por litro e a levedura usada foi a K1-1116 da Lalvin.

      Grande abraço
      Luis Felipe

      Curtir

      • Viva Luís!

        Muito obrigado pelas tuas dicas. Hoje mesmo irei comprar mel de flor de laranjeira e iniciar a tua experiência em casa. Pergunto, apenas porque normalmente se adiciona alguns nutrientes, se adicionaste o sumo de um limão (por exemplo) ou outro tipo de nutrientes.

        Domingo começo este batch e daqui a uns (eternos) meses, coloco o resultado.

        Uma vez mais obrigado!

        Abraço,
        Jorge

        Curtir

      • Salve!
        Jorge, usei 2 gramas de nutrientes para leveduras e mais nada. E na etapa de clarificação usei bentonita. Apenas isso de diferente. Boa sorte com sua leva e se puder mande informações/fotos sobre a evolução da sua experiência, pois terei prazer em acompanhar!

        Abração
        Luis Felipe

        Curtir

      • 🙂

        Ok, nutrientes tenho, bentonita é que não sei se é fácil de arranjar (não tenho visto isso à venda por cá). Entretanto, consegui arranjar Irish Moss, será que serve? Quando coloco (na segunda transfega?) e que quantidade?

        Vou tirar fotos e colocar aqui, não te preocupes. Tenho todo o gosto em partilhar com o resto do pessoal e especialmente com o mentor desta futura (esperemos) delícia 🙂

        Abraço!
        JE

        Curtir

  2. …e se fosses de perto, vinhas provar! 😉

    Abraço!

    Curtir

  3. Felipe, qual a marca e onde vc adquire o nutriente que voce usa nas suas receitas?

    Curtir

  4. Boas Luis!

    Como posso colocar aqui fotos da receita que sugeriste?

    Abraço,
    JE

    Curtir

Trackbacks

  1. Posts Revisados II – Pompeia Hidroméis

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: